Fórum mySQL Firemonkey e Remote Data Module #531776
15/09/2015
0
Estou montando um servidor para multicamadas usando banco mySQL com o Delphi XE7 mas não sei por onde começar. Já fiz com DCOM usando o DBExpress só que dessa vez quero utilizar o FDConnection.
Quais componentes devo utilizar na aplicação servidor e qual na aplicação cliente?
Paulo Andrade
Curtir tópico
+ 0Posts
15/09/2015
Mateus Carvalho
Aba FireDAC:
- FDTransaction
- FDConnection
Aba FireDAC UI:
- FDGUIxWaitCursor
Aba FireDAC Links:
- FDPhysMySQLDriverLink
Explicando:
O Objeto FDTransaction, como o nome já diz, é responsável pelas transações entre a aplicação e o banco de dados. O FDConnection é o que realiza a conexão entre a aplicação e o banco de dados.
O componente FDGUIxWaitCursor é responsável por exibir ao usuário os procedimentos das ações, como por exemplo, ao clicar em conectar, uma ampulheta aparece, e mostra que o processo está sendo executado. Como qualquer outro componente da aba FireDAC UI (onde UI é User Interface, ou seja, Interface do usuário), o FDGUIxWaitCursor é apenas para gestão de interface.
FDPhysMySQLDriverLink é o link (driver/dll) de conexão. Na aba FireDAC Links, é possível visualizar todos os bancos suportados pelo FireDAC. Se você quiser conectar à outro banco de dados, basta selecionar o Driver do banco, por exemplo: FDPhysFBDriverLink (Firebird), FDPhysMSSQLDriverLink (SQL Server).
Conectando:
De um duplo clique no FDConnection, e em Driver ID, selecione MySql (Ou o banco que você deseja conectar)
Preencha os parâmetros abaixo, como Database, user, password, server. Após preencher essas informações, clique em "Test". Se todos os dados forem preenchidos corretamente, deverá aparecer a mensagem "Connection established successfully". OBS: Existe uma propriedade chamada LoginPrompt, eu sempre desabilito. Se você optar por deixar habilitado, toda vez que for conectar ao banco, ele vai pedir autenticação, é um nível de segurança a mais.
O Transaction é o mais simples de utilizar, basta seleciona o Connection na propriedade Connection.
Após isso, basta colocar as Tables e Querys que você deseja e começar a utilizar.
Agora para um servidor multicamada, recomendo o Datasnap. Não tem como resumir, pois é uma ferramenta muito boa! Segue o link de um curso do DevMedia sobre o mesmo.
https://www.devmedia.com.br/curso/curso-de-multicamadas-com-delphi-e-datasnap/379
Também existe os Sockets, mais não é tão robusto como o Datasnap.
Att!
Gostei + 0
16/09/2015
Paulo Andrade
Obrigado por responder, a proposta seria a seguinte:
Quero montar um sistema de agendamento que funcionará no servidor aqui da empresa. Windows Server 2008 e BD mySQL 5.1.
A proposta seria usar o sistema nos computadores e consultas dia celular (Android) e no site. A parte do site está tranquilo, a parte do celular android não é primordial e acho que dou conta, a grande questão seria para que possa montar um bom servidor de acesso a dados para acessar essas informações em Desktop e futuramente no Android.
Acredito que multicamadas seria a melhor opção só que não captei bem como faria a conexão do Remote Data Module com a camada cliente. Vi alguns vídeos só que usam delphi versão anterior ao XE 7.
Gostei + 0
16/09/2015
Mateus Carvalho
Desenvolva apenas com a conexão ao banco no servidor, no seu caso num é necessário a criação tão robusta de uma aplicação cliente-servidor.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)