Mysql StringGrid

08/01/2006

0

Olá Turma,

Delphi 7 + ZeosLib + Mysql 4.1 - Possuo um StringGrid e estou inserindo nele vários dados (produtos com qtd, desconto e vlr) através de edits. Como faço pra inserir depois todo esse conteúdo do stringgrid para o banco? Estou usando o insert da seguinte maneira, mas não está funcionando:

DM.zqItem.SQL.Text := ´Insert Into movitens (nolocacao, cdproduto, qtproduto, vldesc, flcortesia, vltotal) Values (:znolocacao, :zcdproduto, :zqtproduto, :zvldesc, :zflcortesia, :zvltotal)´;
DM.zqItem.ParamByName(´znolocacao´).AsInteger := StrToInt(edcdlocacao.Text);
For I:= 1 to sgProduto.Rowcount do
DM.zqItem.ParamByName(´zcdproduto´).AsInteger := StrtoInt(sgProduto.Cells[0,I]);
DM.zqItem.ParamByName(´zqtproduto´).AsInteger := StrToInt(sgProduto.Cells[2,I]);
DM.zqItem.ParamByName(´zvldesc´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[4,I]);
DM.zqItem.ParamByName(´zflcortesia´).AsString := sgProduto.Cells[5,I];
DM.zqItem.ParamByName(´zvltotal´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[6,I]);
DM.zqItem.ExecSQL;

Alguém pode me dar uma ajuda??? Será que é melhor trabalhar com o DBgrid??? Se for, alguém pode me ajudar com algum exemplo?


Monteirog12

Monteirog12

Responder

Posts

08/01/2006

Marcio.theis

Não entendi muito bem o seu problema, mas tente assim:

For I:= 1 to sgProduto.Rowcount do
    begin
    DM.zqItem.Close;
    DM.zqItem.SQL.Clar;
    DM.zqItem.SQL.Add(´Insert Into movitens (nolocacao, cdproduto, qtproduto, vldesc, flcortesia, vltotal)´);
    DM.zqItem.SQL.Add(´Values (:znolocacao, :zcdproduto, :zqtproduto, :zvldesc, :zflcortesia, :zvltotal)´);
    DM.zqItem.ParamByName(´znolocacao´).AsInteger := StrToInt(edcdlocacao.Text);
    DM.zqItem.ParamByName(´zcdproduto´).AsInteger := StrtoInt(sgProduto.Cells[0,I]);
    DM.zqItem.ParamByName(´zqtproduto´).AsInteger := StrToInt(sgProduto.Cells[2,I]);
    DM.zqItem.ParamByName(´zvldesc´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[4,I]);
    DM.zqItem.ParamByName(´zflcortesia´).AsString := sgProduto.Cells[5,I];
    DM.zqItem.ParamByName(´zvltotal´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[6,I]);
    DM.zqItem.ExecSQL;
    end;



Responder

08/01/2006

Monteirog12

/]/]@t

Brigadão pela ajuda - Foi a Falta do Begin e o End, Tá gravando direitinho. Agora tô com o seguinte problema, meu stringgrid tem várias linhas porque quando peço para inserir, se já não houver uma linha disponível ele não insere só insere da segunda vez em que eu clicar no inserir. Por isso, quando a rotina grava os dados do stringgrid, ela pega também as linhas em branco, ai dá ( ´´ não é um valor inteiro válido), vc tem alguma idéia de como resolver isso?? Te agradeço desde já!!!


Responder

09/01/2006

Marcio.theis

Coloque um validação antes de efetuar a inserção do registro, como por exemplo:

For I:= 1 to sgProduto.Rowcount do 
    begin 
    if sgProduto.Cells[0,I] <> ´´ then
        begin
        DM.zqItem.Close; 
        DM.zqItem.SQL.Clar; 
        DM.zqItem.SQL.Add(´Insert Into movitens (nolocacao, cdproduto, qtproduto, vldesc, flcortesia, vltotal)´); 
        DM.zqItem.SQL.Add(´Values (:znolocacao, :zcdproduto, :zqtproduto, :zvldesc, :zflcortesia, :zvltotal)´); 
        DM.zqItem.ParamByName(´znolocacao´).AsInteger := StrToInt(edcdlocacao.Text); 
        DM.zqItem.ParamByName(´zcdproduto´).AsInteger := StrtoInt(sgProduto.Cells[0,I]); 
        DM.zqItem.ParamByName(´zqtproduto´).AsInteger := StrToInt(sgProduto.Cells[2,I]); 
        DM.zqItem.ParamByName(´zvldesc´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[4,I]); 
        DM.zqItem.ParamByName(´zflcortesia´).AsString := sgProduto.Cells[5,I]; 
        DM.zqItem.ParamByName(´zvltotal´).AsFloat := StrToFloat(sgProduto.Cells[6,I]); 
        DM.zqItem.ExecSQL; 
        end;
    end;



Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar