Fórum Não Cadastrar no banco de dados 2 vezes o mesmo nome #232740
17/05/2004
Como eu faço via codigo para não deixar q cadastrem o mesmo nome no banco de dado, ou seja não deixar cadastrar a mesma pessoa 2 vezes, estou usando DBexpress..
Obrigado
Restringir nomes iguais fica mais facil pelo banco de dados, definindo o campo como chave primaria.
Espero ter ajudado.
tipo assim fera, tem varias formas de se fazer isso, usando um locate, ou mesmo uma consulta com uma query auxiliar.No db express tem como vc definir o campo chave , mas ai vc vai te de fazer uma rotina de tratamento de erro.
Não quero me intrometer na seu sistema mas, vc acha que esse negócio de não deixar entrar c/ mesmo nome dá certo? Pq existem pessoas que têm o mesmo nome. Eu faço a comparação por cpf.
Não quero me intrometer na seu sistema mas, vc acha que esse negócio de não deixar entrar c/ mesmo nome dá certo? Pq existem pessoas que têm o mesmo nome. Eu faço a comparação por nome e cpf.
Não quero me intrometer na seu sistema mas, vc acha que esse negócio de não deixar entrar c/ mesmo nome dá certo? Pq existem pessoas que têm o mesmo nome. Eu faço a comparação por nome e cpf.
Eu sei, mas eu tbm vou filtrar por e-mail da pessoa tbm
Ola progrmador, boa tarde.
Veja bem se for o caso dos emails vc pode ficar tranquilo. Pois os proprios provedores nao permitem o cadastramento de email iguais.
Como eu faço via codigo para não deixar q cadastrem o mesmo nome no banco de dado, ou seja não deixar cadastrar a mesma pessoa 2 vezes, estou usando DBexpress..
Obrigado
Obrigado pela dica, como eu faço para utilizar com o locate? como seria o codigo, eu sou novo no delphi, tem como vc me da um exemplo?
Valew
se voce estiver usando um SGDB, creio que nao seria recomendado o uso de locate, e sim um Select .
Ex:
[color=darkred:22109b7aab]
Select nome_do_campo from nome_da_tabela
where nome_do_campo = :texto_pesquisa
[/color:22109b7aab]
Nos diga qual o banco que vc usa.
se voce estiver usando um SGDB, creio que nao seria recomendado o uso de locate, e sim um Select .
Ex:
[color=darkred:bcd579e054][quote:bcd579e054]
Select nome_do_campo from nome_da_tabela
where nome_do_campo = :texto_pesquisa
[/color:bcd579e054]
Nos diga qual o banco que vc usa.[/quote:bcd579e054]
eu estou usando o Interbase 6, se eu for usar o locate é mais complicado??? seu eu for digitar ele direto no codigo???