Fórum Não consigo excluir registro. #37315
10/07/2003
0
Usei o exemplo Utilizando o IBX de Fernando Souza que está no site Clube Delphi e funcionou beleza. :)
Só que eu tenho um outro banco de dados que não consigo excluir, nem editar os registros (só inserir). Usei o mesmo exemplo de Fernando Souza (alterando apenas as configurações necessárias), mas mantendo os comandos dos botões (incluir, gravar, etc).
Porque consigo manipular um banco de dados e outro não, sendo que estou usando o mesmo programa exemplo e os bancos estão registrados no mesmo servidor? Será que é alguma configuração do banco de dados que está causando isto? Alguém sabe o motivo? :? :?:
Botão incluir:
DM.QrCliente.Post;
DM.QrCliente.ApplyUpdates;
DM.TSEXEMPLO.CommitRetaining;
Botão excluir:
DM.QrCliente.Delete;
DM.QrCliente.ApplyUpdates;
DM.TSEXEMPLO.CommitRetaining;
Ivonei
Curtir tópico
+ 0Posts
10/07/2003
Afarias
Se vc está usando IBQuery (IBX) verifique as propriedades DeleteSQL e ModifySQL do IBUpdateSQL ligado a sua query (QrCliente).
outra coisa:
|DM.QrCliente.ApplyUpdates;
Pq vc está usando ApplyUpdates?? Vc está usando CachedUpdates?? se SIM, não é necessário (pelo que vejo no seu código) e nem é bom, se NÃO, então não devia estar usando ApplyUpdates e ainda deveria atualizar seu IBX.
Abraço
Gostei + 0
10/07/2003
Ivonei
O banco de dados que não consigo deletar ou alterar eu importei com o datapump e notei que o metadata no IBConsole os nomes aparecem com aspas duplas. Isto não acontece nos outros banco de dados. Há algum problema nisto? Ex.:
CREATE TABLE ´TESTE´
( ´CODEPA´ SMALLINT NOT NULL,
´DIGEPA´ SMALLINT,
´QTDEPA´ DOUBLE PRECISION, );
<Se vc está usando IBQuery (IBX)>
Desculpe não informar antes. Uso o IBDataset. :oops:
<Pq vc está usando ApplyUpdates?? Vc está usando CachedUpdates?? >
Não uso CachedUpdates.
O interessante é que uso estes mesmos comandos em outros bancos e funfa beleza. Por isto achei que seria alguma configuração deste banco de dados. Tá complicado :cry:
Gostei + 0
10/07/2003
Afarias
|datapump e notei que o metadata no IBConsole os nomes aparecem
|com aspas duplas. Isto não acontece nos outros banco de dados. Há
|algum problema nisto?
Pode ter. Prefiro usar os nomes *sem* ASPAS assim funciona de qualquer forma. Se vc criar com ASPAS tem q seguir maiúsculas e minúsculas. Más o IBConsole cria tudo Maiúsculo, e ´se vc não usar´ ASPAS nos comandos, o IB automaticamente coloca como maiúsculo e funciona OK.
|Desculpe não informar antes. Uso o IBDataset.
sendo assim verifique as propriedades DeleteSQL, InsertSQL e ModifySQL do IBDataset.
|Não uso CachedUpdates.
Então, não use ApplyUpdates!
e, atualize seu IBX para uma versão um pouco mais recente. Pelo menos x.04 ou x.05
|O interessante é que uso estes mesmos comandos em outros bancos e
|funfa beleza. Por isto achei que seria alguma configuração deste banco
|de dados. Tá complicado
deve ser algum pequeno detalhe q está lhe escapando. Dê uma olhada com cuidado nas propriedades, verifique se ocorre alguma exceção, e se for o caso, use um SQLMonitor para ver o q está ocorrendo.
Abraço
Gostei + 0
15/07/2003
Ivonei
Olá afarias. Agradeço a atenção recebida, mas já fiz de tudo:
Criei um novo banco de dados e importei novamente as tabelas Dbase com o datapump;
Atualizei o IBX;
Desintalei o Interbase (estava usando o 6.5 que vem com o Delphi 7) e instalei a versao 6 free;
Olhei todo o código e... nada. :evil: :?
Eu pego outros exemplos na net e funciona beleza. Só que se seto o database destes exemplos para o banco de dados que importei com o datapump, eu não consigo mexer nele com o IBX.
Eu criei um banco de dados e importei só uma das tabela e acontece o mesmo. :cry:
Realmente estou desesperado, pois o sistema que tenho que fazer está super atrasado. Depois de mais de uma semana tentando descobrir o problema, não sei mais o que fazer.
Peço encarecidamente a ajuda dos colegas mais experientes no interbase.
Se permitirem posso enviar uma amostra do que estou fazendo para dar uma olhada (tem 250kb).
Quem puder me dar uma mão verificando a amostra, é só responder esta msg ou enviar um email para ivo@labcom.com.br.
Abraços
Gostei + 0
17/07/2003
Ivonei
Abraços
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)