Não Deixe o Kylix morrer, não deixe o kylix.

25/06/2004

0

Não Deixe o Kylix morrer, não deixe o kylix.

elter.teodoro@bol.com.br

Tenho ouvido ultimamente que o Kylix morreu , principalmente pelo lançamento do Delphi 8 NET e ate mesmo pelo projeto mono-net , tem até gente falando que abandonara o Delphi e participará para o Java(duvido).

Respeito a tecnologia Java e Dot-net e mono-net , vejo vantagens na adoção destas tecnologias , só não consigo aceitar que a idéia da CLX seja ruim , pois vejo nela vantagens que não encontro no Java e no Dot-Net . A principal vantagem é o código nativo para cada plataforma, Não gosto da idéia de programas interpretados, o melhor de cada sistema operacional deve ser aproveitado, não vejo com bons olhos idéia de camadas entre o S.O e o aplicativo. A CLX proporciona apenas uma camada para a parte visual e algumas outras coisas, o resto o compilador deve ser encarregar, e deve tirar o Maximo proveito da plataforma.


A melhor coisa do kylix 3 ,é a possibilidade de escrever código C++ , Linguagem que boa parte dos programadores do mundo Linux utilizam , porem com ferramentas rudimentares , o kylix -3 oferece um ferramenta sofisticada para esta tarefa , não vale argumentar que o kylix-3 seja pago , pois, existe uma versão Open-source , que apesar de não oferecer todas ferramentas da versão, comercial oferece uma boa opção para o desenvolvimento na plataforma Linux , creio que superior as outras ferramentas free , alem disto, você poder incrementar o versão open-source com bibliotecas free , tornando tão potente quanto a versão comercial , uma delas e a biblioteca ZeosLib que proporciona o acesso a vários bancos de dados (Interbase,MySQl,Firebird,PostgreSql), coisa fundamental no desenvolvimento de um aplicativo comercial ou não-comercial.



O projeto kylix possui muito erros realmente , porem devemos lembrar que o java deve seu erros , o Dot-Net e mono-NET , também teram , o pior disto será a falta de opção , se estas tecnologias forem a única opção para desenvolvimento muiti-Pataforma , alias não vi muita intenção do Dot-net ser multi-Plataforma , até o momento o Dot-net é multi-windows , mesmo assim deixando o Windows 98 e ME de fora.



Por que não escrever em Pascal :

O Tecnologia Dot-net , apesar do delphi 8 net , obriga a você aprender nova maneira de escrever seu código, ( veja:system.io , borland.vcl.forms ) se distanciado do pascal original , o java obriga você saber a sintaxe java e/ou C++ .Como fica os desenvolvedores experientes na linguagem pascal , será que a única opção e ficar preço a Microsoft através do Frameworks ou parti para java e ter aprender uma nova linguagem ?


O kylix-3 proporciona o desenvolvedor C++ e Delphi(pascal) , continuar escrevendo em seu dialeto . Alem oferecer uma ferramenta muita boa , apesar de seus bugs e ausência de algumas ferramentas. Como ferramenta comercial , o kylix -3 até que deixa a desejar , mas como open-source creio que seja a melhor , principalmente desenvolvedores C++ e pascal .


Nem tudo é culpa da borland .

Apesar do erros no desenvolvimento na divulgação do kylix , a borland fez uma grande esforço para oferecer uma boa ferramenta RAD multi-Plataforma .A comunidade linux fez quase nem esforço para adota-la , seja da forma comercial ou não-comercial . Principlamente a comunidade open-source, que soube não reconhece-lo com uma ótima alterantiva de desenvolvimento. uperior as rudimentares ferramentas free para desenvolvimento C++ e pascal , princalpalmente em se falando em aplicativos com interface gráfica. Não vejo o porque de não se adotar o kylix 3 –Open-source para esta tarefas. Vocês não sabem e chato ter pegar um codigo em c++ e ter ficar compilando aqueles arquivos Makefiles , com serias bom se viessem em projeto bpr .Voces não imaginam como aumentaria a oferta de softwares com interface gráfica muti-plataforma. Um dos principais motivos da pouca adoção do linux , é a pouca oferta de softwares comerciais ( Folha de Pagamento, Contas Pagar e Receber, PDF ,Contabilidade , etc) , a maioria de escritórios precisam mais deste tipo de sistema, do que apache , icq , samba .O kylix e a solução para o desenvolvimento de aplicativos comerciais com interface gráfica !



Para finalizar :

Não sou contra o java , Dot-net , Microsoft .Porém , vejo como que será um grande erro deixar o kylix morrer , principalmente pela a fantástica idéia da CLX , que mais que framework , e para mim a melhor opção de portabilidade , porque parte do problema de portabilidade esta na interface-gráfica e ela resolvi isto , o melhor de tudo respeitado as deferências de cada sistema operacional , alias por isto a Globalização não dará certo , pois querem unificar os costumes , a econômica e principalmente a cultura dos povos , isto causa pobreza de idéias , o melhor e criar objetivos comuns.


Viva a liberdade de programar .


Se você concorda comigo envie um e-mail fazendo este pedido a borland
borland@borland.com.br


Elter.teodoro

Elter.teodoro

Responder

Posts

25/06/2004

Otto

Bloqueado.
:arrow: Duplicidade.
:: http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=47262 ::
:idea: Leia as regras de conduta do fórum.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar