GARANTIR DESCONTO

Fórum Não diferenciar MAIÚSCULA e minúscula #163012

28/05/2003

0

Galera, como eu faço uma pesquisa em qualquer tabela sem que haja diferença entre maiúscula e minúscula, tipo: Na tabela está cadastrado Toshio Bruno. Se digitar toshio bruno ele localize o registro normalmente.

Desde já valeu.

Toshio Bruno

Toshio Bruno

Responder

28/05/2003

Delphox

Realmente é difícil como vc quer,depende como a pessoa digita na hora do cadastro,por exemplo fiz um programa para 5 pessoas onde cada uma cadastravam de forma diferente ,mas vc pode estipular um padrão,ou seja,todos os nomes serão cadastrados em maiuscula,ou fazer o seguinte:
Se o campo NOME de sua tabela for o campo chave então faça isso:
- coloque um edit na sua form.
-um DbGrid,associado e mostrando a sua tabela
-Na propriedade de sua Ttable IndexFieldName=<CAMPO NOME>
- no evento Onchange da edit coloque:
<NomeDaTabela>.findnearest([edit.text])
Agora cada vez que vc digitar ela procurará se tal palavra existe apenas na forma como ela foi digitada(maiuscula ou minuscula),porém,se vc digitar ´t´ e não tiver nenhuma inicial minuscula com essa letra ele não irá achar,mas Tente digitar ´T´,e vc verá que o primeiro nome com ´T´ aparecerá.Espero ter ajudado...

Responder

Gostei + 0

07/06/2003

Aersoftware

Bom, um jeito q eu fazia no Vb e pode dar certo no Delphi (ainda não testei e não sei como usar) é, na hora da pesquisa, vc pegar o conteúdo do TEdit e transformar pra minúscula/maiúscula e na hora q pesquisar o banco de dados, transformar tb pra minúscula/maiúscula... use as funçoes upercase pra maiuscula e lowercase pra minúscula... :wink:

Allan Elias Ramos :wink:

Responder

Gostei + 0

07/06/2003

Vinicius2k

o que o colega Allan sugeriu funciona e eu uso o tempo todo... se vc estiver utlizando o método locate, por exemplo, pode usar :
tabela.locate(uppercase(´campo´),uppercase(edit.text),[LoPartialKey]);

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar