.net Com servidor Windows e estãoção Linux é possivel ?

30/05/2005

0

Olá pessoal,

Ainda nao mexo com .NET, mas minha dúvida é.

Posso ter minha aplicação Windows Forms ou Páginas aspx rodando num servidor Windows e acessar através de um cliente Linux?

Isso fica 100¬ perfeito ou ocorre algum problema?

Outra coisa, alguem sabe como é a questão da licença nesse caso, compro apenas uma licença, ou pago pelo numero de computadores que conecta na máquina?

Obrigado.


Yallebr

Yallebr

Responder

Posts

31/05/2005

Sanses

Olá

No ASP.NET voce só precisa de ter o sistema rodando no servidor, portanto, pode sim, como o sistema fica no servidor e é acessado via browser, o linux deve funcionar perfeitamente, como estação. E também como servidor. Existe um projeto chamado mono que é uma .NET para linux, onde será possível rodas páginas ASP.NET no linux. Até onde eu sei, o projeto está bem avançado, inclusive funcional. Já existem servidores linux rodando o mono.

Pesquise no google sobre o mono e voce vai se surpreender!!

Sanses


Responder

31/05/2005

Moonlight

No meu ponto de vista, o mono ainda está meio atrás em alguns aspectos. Apesar disso, me disseram que pra asp .net ele tá bala.

Quanto à pergunta: o programa asp .net vai rodar no servidor, e os clientes podem acessar ele de qualquer sistema operacional que tenha um browser. Quanto à licença, vc se preocupa só com a do servidor. Essa é uma das vantagens de sistemas web, vc pode economizar bastante em licenças, se usar clientes Linux apenas com aplicativos free.


Responder

31/05/2005

Massuda

Posso ter minha aplicação Windows Forms ou Páginas aspx rodando num servidor Windows e acessar através de um cliente Linux?
Dois comentários...[list:a86746856e][*:a86746856e]Quando falar em Windows Forms pense em aplicativos desktop (como os programas que você gera no Delphi para Win32) e quando falar em ASP.Net, pense em algo que irá rodar num servidor que suporta .Net e ser visualizado no navegador de clientes que não tem .Net instalado.[*:a86746856e]O Mono não suporta Windows Forms. Logo você não pode ter um aplicativo Windows Forms em Linux; mesmo VCL.Net não roda no Mono. Mono é usado em servidores Linux para permitir a hospedagem de sites ASP.Net ou em clientes Linux para permitir o uso de aplicativos console .Net (ou seja, aplicativos que não tem GUI).[/list:u:a86746856e]


Responder

31/05/2005

Moonlight

Só mais um detalhe: de acordo com o roadmap do mono, haverá suporte para Windows.Forms a partir do Mono 1.2, a ser lançado ainda este ano.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar