.net seria um novo nome para a API do Windows?

21/09/2003

0

Embora tenha desenvolvido muitos programas em Delphi, sempre tive dificuldades para o acesso às rotinas da chamada API do Windows, as quais aparentemente apresentam soluções para muitos problemas complexos como, por exemplo, comunicação com impressoras ou outros dispositivos ligados à saída serial do computador. Pelo pouco (ou nada) que consegui ler sobre o .NET, parece que a sigla se refere a um conjunto de rotinas ou procedimentos disponíveis para desenvolvimento. Se estou errado, agradeço antecipadamente a que possa prestar algum esclarecimento ou indicar-me fontes de consulta sobre o assunto.


Roberto Padilha

Roberto Padilha

Responder

Posts

12/11/2003

Ibraim

Olha, sinceramente eu acho que a intenção do .NET não é criar uma ´nova API do Windows´.
Pelo que sei a estratégia da Microsoft é fazer algo muito parecido com o que temos no JAVA hoje em dia: um ambiente de Runtime (.NET Framework) que roda as aplicações pré-compiladas(IL) dependendo do seu hardware, o que garante a compatibilidade entre os S.O.´s, contanto que o sistema em que o programa deverá rodar contenha o Framework instalado.
Sabendo disso, eu acho que é correto dizer que o .NET não é uma ´nova API´ mas sim uma plataforma de desenvolvimento nova, mas que ao contrário do Java, possibilita que você use outras linguagens (VB .NET, C#, J, Delphi...) adaptadas. Tanto que, o que você fizer usando o .NET, não acessa os recursos de aplicações ´convencionais´ e vice-versa. Não é possível desenvolver um aplicativo ´meio-a-meio´, misturando as duas tecnologias. (Apesar de que você pode usar num mesmo aplicativo, linguagens diferentes, contanto que todas estejam usando o .NET, claro...)

Bom é isso aí, espero que eu tenha ajudado a entender !!!
Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato, blz ?


Responder

12/11/2003

Beppe

Enquanto que existem apenas umas 20 linguagens que compilam para o .NET, tem centenas que compilam para a JVM, inclusive versões do Object Pascal.


Responder

12/11/2003

Ibraim

Sério ? Essa eu realmente não sabia, cara.
Como vc deve ter percebido, não sou muito entendido de JAVA :)
Aliás, esse é um fator muito importante que, graças a Deus, a SUN não negligenciou. Na verdade, eu mesmo, só corri atrás de aprender a usar o .NET porque minhas experiências anteriores com Java haviam sido muito traumáticas (Simplesmete não consegui me acostumar com os detalhes da linguagem...).
Bom, mas é isso aí, valeu mesmo pela correção !!!
Só uma coisa: Vc poderia me passar o link de onde posso encontrar esses compiladores para outras linguagens ???


Responder

12/11/2003

Beppe

[url]http://grunge.cs.tu-berlin.de/~tolk/vmlanguages.html[/url]


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar