Netbeans é melhor que Eclipse

11/06/2013

0

Netbeans é melhor que o Eclipse, quero aqui gerar uma discussão saudavel, mas é claro, isso é bem pessoal, mas quero que aqui seja exposto os pontos positivos e negativos de cada IDE.

obrigado.
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Responder

Posts

11/06/2013

Roniere Almeida

posso falar como "leigo" acredito que o Netbeans seja mais completo, ja o Eclipse, vc pode mouda-lo de acordo com suas necessidades.
Responder

11/06/2013

Thiago Porto

Também acho o netbeans mais completo, principalmente para desenvolvimento SE, uma qualidade do eclipse é a levesa.
Responder

11/06/2013

Thiago Porto

O eclipse ele vem mais limpo, o usuário tem que instalar os pacotes necessários que deseja trabalhar, e não precisa de instalação.
Responder

11/06/2013

Roniere Almeida

O eclipse ele vem mais limpo, o usuário tem que instalar os pacotes necessários que deseja trabalhar, e não precisa de instalação.


o eclipse tem essa vantagem tb, de não ser instalado.
Responder

14/06/2013

Eduardo Pessoa

posso falar como "leigo" acredito que o Netbeans seja mais completo, ja o Eclipse, vc pode mouda-lo de acordo com suas necessidades.


tb não tenho muito conhecimento. obrigado
Responder

14/06/2013

Eduardo Pessoa

O eclipse ele vem mais limpo, o usuário tem que instalar os pacotes necessários que deseja trabalhar, e não precisa de instalação.


o eclipse é mais leve, estou aqui com os dois, testando aos poucos.
Responder

05/07/2013

Raul Gonzales

Bom, gostaria de ressaltar algumas diferenças que eu encontro entre as duas IDEs:

O Eclipse adota um modelo voltado a perspectiva, no qual você pode organizar da maneira que você quiser para cada perspectiva, neste caso, podemos mudar totalmente a disponibilidade dos elementos de acordo com o que está sendo usado (como debug, java ee, repositórios e etc...).

Já no netbeans os elementos são disponibilizados por blocos, ou seja, se eu quiser utilizar o modo debug ou sincronizar com meu servidor (git,svn ou cvs), eu preciso abrir na mesma janela estes elementos, e logo após eu utilizar tenho que fechar elas e isto toda vez que eu precisar utilizar os recursos devem ser repetidos.

Para mim este é um diferencial que faça com que eu prefira o eclipse já que, meus recursos que mais utilizo estarão organizados da forma que eu prefiro.

Outra vantagem do eclipse sobre o netbeans é que pela forma em que ele foi desenvolvida, você pode utilizar o "core" dele para outras aplicações, que é o caso do Aptana Studio, Jboss Studio, Spring Tools Suite, IBM Lotus, Oracle OEPE e etc...

Com este modelo de desenvolvimento é possível com uma única IDE, adicionar diversos tipos de recursos, como é o caso dos plugins disponibilizados do jBoss, Spring, e até mesmo recursos na nuvem integrados ao eclipse como é o caso da AWS (ElasticBeanStalk) , Cloudbees, Red Hat OpenShift.

Bom para encerrar meu argumento de porque o Eclipse é superior o Netbeans, vou utilizar este critério de adição de diversos recursos que podem facilitar e muito a vida de um desenvolvedor/arquiteto/testador.

NOTE: Vejo o Netbeans como uma excelente ferramenta para desenvolvimento desktop, visando que em comparação com o Eclipse ganha disparado na questão de desenvolver o look-and-feel da aplicação. Outro ponto é que ele vem "pre-configurado" para a maioria das situações, porém quando você já é um desenvolvedor mais sênior e/ou um arquiteto provavelmente será necessário uma ferramenta mais dinâmica e que te disponibilize mais recursos.
Responder

05/07/2013

David Almeida.

Poxa, o Netbeans é mais completo, os atalhos são melhores e tem mais funções para melhorar a produção nele. Acho o Eclipse bom, trabalho com Eclipse mexendo com Android, mas gostaria de estar fazendo isso no Netbeans.
Responder

05/07/2013

Flavio Machado.

Também acho o netbeans mais completo, principalmente para desenvolvimento SE, uma qualidade do eclipse é a levesa.

Foi se o tempo que o Eclipse era mais leve que o NetBeans! Esse tempo se foi quando saiu o NetBeans 7.2 com a principal promessa de leveza, e esta promessa foi cumprida! Leve e rápido!

O Eclipse adota um modelo voltado a perspectiva...

Nisto eu concordo que é uma vantagem do Eclipse sobre o NetBeans.

Outra vantagem do eclipse sobre o netbeans é que pela forma em que ele foi desenvolvida, você pode utilizar o "core" dele para outras aplicações

Não é vantagem nenhuma uma vez que o NetBeans tem o mesmo conceito, como é o caso do IReport!


Tenho muitas horas de trabalhos e estudos com as duas IDE's, tenho a preferência pelo NetBeans, mas trabalho com qualquer uma das duas sem nenhum problema! As duas são boas ferramentas (mas o NetBeans é melhor ^^ ).
Essa é uma discussão muito extensa e que não leva a lugar nenhum, a única forma é usar a duas e descobrir qual é melhor para você!

Obs.: Mas se um dia você for trabalhar com Maven vai perceber a enorme diferença entre as duas IDE's!!!
Responder

05/07/2013

Eduardo Pessoa

não achei tão leve assim, mas melhorou mesmo!!!
Responder

07/07/2013

Marcelo Senaga

Em casa eu uso o Eclipse e no trampo o Netbeans. Cara, gosto 2 dois. Ainda bem que temos essas IDE´s para nos auxiliar na programação.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar