Fórum No dbExpress, Manipular o TSQLDataSet ou o TClientDataSet? #245036

30/07/2004

0

Pessoal, seguinte, pra ligar o firebird no delphi 7 pelo dbexpress eu preciso colocar:

- SQLConnection - Pra ligar no Banco

- SQLDataSet

- DataSetProvider

- ClientDataSet

- DataSource

Bom, minha dúvida é a seguinte, por qual componente eu manipulo os dados? tipo colcoar o Insert, Post, Cancel, Delete, criar os campos LookUp e tal? E por qual eu faço as pesquisas quando forem necessárias?

Faço pelo SQLDataSet ou pelo ClientDataSet??

Allan Elias Ramos :?:

Aersoftware

Aersoftware

Responder

30/07/2004

Fer_nanda

Bom dia Allan

Inserções, alterações e exclusões vc pode fazer usando o clientdataset, mas elas só existirão no seu banco após o applyupdates.
Para consultas eu utilizo o cds, mas certifique-se de que as alterações que vc fez já foram enviadas para o seu banco.

Espero ter ajudado. Até.

Responder

Gostei + 0

30/07/2004

Aersoftware

Oi Fer_nanda, obrigado pela ajuda.. só pra confirmar, eu fiz o seguite programinha pra teste...

Boto um campo Auto-Numeração e outro pra Nome..

Ligo o bd como disse acima..

E boto dois botoes.. Inserir e Salvar..

No Iserir eu boto: ClientDataSet.Insert

E No Salvar eu boto..

ClientDataSet.Post;
ClientDataSet.ApllyUpdates(0);
ClientDataSet.Active := False;
ClientDataSet.Active := True;

Pode ser assim mesmo?? Akilo do Active eu boto pra ele me mostrar depois de inserir o código gerado pelo generator..

Com esse procedimento eu já gravo os dados no bd sem precisar mexer pelo SQLDataSet certo??

Allan Elias Ramos :wink:

Responder

Gostei + 0

30/07/2004

Fer_nanda

Eu trato a inserção de uma maneira um pouco diferente. Eu procuro gerar o código primeiro depois atualizar os campos daquele código. Mas acredito que está correto o que está tentando fazer.
Qualquer coisa estamos aí.
Até.

Responder

Gostei + 0

01/08/2004

G1b4

Caro AerParker,

ClientDataSet.Post;
            ClientDataSet.Active := False; //AKi
            ClientDataSet.Active := True; // Aki

Estas duas ultimas linhas, você esquece. Ao dar o Post, os dados ficam em memória, não precisa ficar atualizando. E o ApplyUpdates, como disse nossa colega, grava ´fisicamente´ os dados no banco.

Responder

Gostei + 0

02/08/2004

Aersoftware

Caro AerParker,
ClientDataSet.Post;
            ClientDataSet.Active := False; //AKi
            ClientDataSet.Active := True; // Aki
Estas duas ultimas linhas, você esquece. Ao dar o Post, os dados ficam em memória, não precisa ficar atualizando. E o ApplyUpdates, como disse nossa colega, grava ´fisicamente´ os dados no banco.

Amigo, realmente já esqueci essas duas linhas.. hehe.. descobri o problema q fazia o Select_Id não funcionar.. é q ele tava pra buscar um valor Integer e meu tipo Auto-Numeração tava como Numeric.. solucionei isso e agora consigo gerar o código antes de gravar.. grato pela ajuda.. abraços..

Allan Elias Ramos :roll:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar