Fórum No evento on Exit #209148

24/01/2004

0

Tenho na minha tabela paradox um paramentro ´Proprietario´ e no form tenho um dbcombobox com opação SIM e NÃO, o que eu queria:

Que na saida do dbcombobox se a opcao NÃO ele chamasse o form de cadastro de proprietario.

Alguma coisa tipo

if = não then
form1.showmodal;

Wagner

Wagner

Responder

24/01/2004

Leanribas

vc pode verificar o que o usuario escolheu no combobox, exemplo

if DbCombobox.Text = ´NÃO´ then
form1.ShowModal;

acho que é se foi o que eu entendi.

Falou.

Leandro

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Wagner

Na logica seria isso, eu esta achando ter resolvido o problema, mais nao deu certo

Estou indo nessa logica:

if tabela.FieldByName(´proprietario´).VALUE=NAO then
form1.showmodal;

Tambem nao esta dando certo o que esta faltando na minha logica ou na sua?

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Henry

Wagner, se eu entendi o negocio certo e mais ou menos assim, quando o cliente escolhe nao em uma combobox, logo que ele escolher tem que puxar um outro form certo? Entaum se for isso, o erro de vcs esta no evento, vc tem que usa o evento onchange do combobox, ai aplica o codigo:

If combobox1.text = ´Nao´ then
formTal.showmodal;

Espero ter ajudado, um abraco, Henry.

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Wagner

Eh exatamente isso que voce entendeu so eu que estou usando um dbcombobox (se faz diferença?). Coloquei no evento que voce indicou.. :cry: mais ainda nao funcionou..nao esta dando nenhum erro simplesmente pula para o outro campo sem chamar o form que eu quero

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Henry

Tem um problema em usar o DBcombobox sim, por que os componentes DB foram feitos para mostra dados, eu nunca gostei de usa eles pra inseri, eu no tei caso te sugiro isso faze o seguinte, substitua o DBcombobox por um combobox e na hora de inseri faca assim:

table1campo.value:= Combobox1.text;

Aonde o campo e o nome do campo que o combobox preenche, e ai, assim deu?

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Wagner

Não tem outra forma? tenho que substituir o componente, sera se seguindo o meu raciocinio de localizar no banco a opcao e chamar o form nao resolve. Eu tenho a logica so não sei como fazer..Mais mesmo assim agradeço a atenção

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Henry

Fiz uma confusao, respondi um outro topico teu que naum tinha nada a ve, credo, to ficando velho, mas aqui o.....

Bom, o que eu posso te dizer e o seguinte, da pra vc puxa o form na hora que vc insere, serve? Clique na sua tabela e no evento afterpost, bote

If table1campo.value = ´nao´ then
c sabe o qeu faze.

Assim deu?

Responder

Gostei + 0

24/01/2004

Fabio.hc

Wagner, se eu entendi o negocio certo e mais ou menos assim, quando o cliente escolhe nao em uma combobox, logo que ele escolher tem que puxar um outro form certo? Entaum se for isso, o erro de vcs esta no evento, vc tem que usa o evento onchange do combobox, ai aplica o codigo: If combobox1.text = ´Nao´ then formTal.showmodal; Espero ter ajudado, um abraco, Henry.

Não tem outra forma? tenho que substituir o componente, sera se seguindo o meu raciocinio de localizar no banco a opcao e chamar o form nao resolve. Eu tenho a logica so não sei como fazer..Mais mesmo assim agradeço a atenção

O DBComboBox - vc cria uma lista de items para gravar na tabela no banco.
O DBLookupComboBox - a lista de itens é criada de uma tabela do banco para gravar em outra tabela do banco.

Se vc quer selecionar no banco a opção, sugiro que vc use o DBLookupComboBox.

procedure TForm1.DBLookupComboBox1CloseUp(Sender: TObject);
begin
   if DBLookupComboBox1.KeyValue=´NAO´ then
      formTal.Show;
end;

Para usar DBComboBox, o DBComboBox.text so é alterado se a tabela estiver em modo de edição ou inclusão.

Responder

Gostei + 0

25/01/2004

Wagner

Eu tenho que criar uma outra tabela :?: so para colocar SIM e NÃO :idea: e mudar dbcombobox para dblookupcombobox :?:
Entender, eu Entendi...Mais desculpe-me mais uma vez, Não tem mesmo outra maneira, mais simples :?:

Responder

Gostei + 0

25/01/2004

Fabio.hc

Para usar DBComboBox, o DBComboBox.text so é alterado se a tabela estiver em modo de edição ou inclusão.

Responder

Gostei + 0

25/01/2004

Wagner

Não sei se eu entendi, mais vamos ver

Eu tenho um botão incluir onde a tabela fica no modo de insert

depois disso digito os campos que eu tenho na tabela codigo, nome, endereço...etc, e chego a ´proprietario´ (dbcombobox1) onde tem SIM e NÃO na opção do dbcombobox1, dai se o lecionado for NÃO que ele me abra o formulario de dados do proprietario, como eu disse eu tenho toda logica so nao sei como fazer ou se possivel fazer,

O que eu acho e que nao saida do componente deve haver uma maneira dele analizar se o campo e SIM ou NÃO if ´nao´ form2.showmodal;

Como diz um nosso amigo ai do Forum ´Parece dificil, mais não eh facil não´

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar