Fórum no form: referenciar ao DataWare ou o DataSet? #309356

16/01/2006

0

de acordo com as boas práticas da programação, da organização, da praticidade, da protabilidade:
quando vou, no form, referenciar algum campo, por exemplo verificar se um determinado compo foi preenchido, devo verificar pela referência do DataSet (DataModule.QueryNomeCampo.Value) ou devo referenciar pelos próprios controles (datawares) do form (DBEditNomeCampo.Text)?
qual a opinião de vc´s?

Raserafim

Raserafim

Responder

17/01/2006

Bruno Belchior

Particularmente referenciaria o TFields do TDataSet...

Responder

Gostei + 0

18/01/2006

Raserafim

eu tb referenciava TFields, mas se o ideal é separa aplicação de banco, o que está no datamodule não estaria mais para banco?
e tb o correto não seria dentro do datamodule usar o datamodule, e dentro do form usar o form?
ou seja, neste ponto de vista o mais apropriado não seria referenciar ao componente dentro do form? (o dataware)?

Responder

Gostei + 0

18/01/2006

Bruno Belchior

Na verdade onde eu trato minhas regras de negócio nas minhas classes de persistência e retorno uma exceção que é tratada no formulário, mais organizado e menos sujeito à erro... Se você utilizasse o evento OnValidate do TField (que é um bom local de validação) seria ótimo, o contratempo é que se você precisar recriar o TField após mêses de projeto e não se lembrar de linkar o evento, furou sua validação, mas é uma questão de opinião...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar