Normalização de Banco de Dados

01/02/2018

0

Estou criando um banco onde possuo um cadastro de clientes, nessa tabela, preciso colocar dados pessoais, dados de endereço, de documentação, de filiação e de contato. minha duvida é: Colocar tudo em uma unica tabela, ou colocar em tabelas separadas e fazer os relacionamentos. qual a melhor maneira de organizar?
Franscisco Chaves

Franscisco Chaves

Responder

Posts

01/02/2018

Emerson Nascimento

Se a informação puder ser compartilhada com outro registro, ela pode ir pra uma tabela separada; caso contrário, não.

Para o caso de clientes e contatos, muitas vezes é melhor colocar uma tabela contatos separada, porque você pode ter vários contatos no cliente (por departamento, cada um com um telefone/ramal e outros dados distintos). ou ainda porque um contato pode atender mais de um cliente, no caso desse contato ser um consultor, ou um contador, por exemplo.

Responder

01/02/2018

Emerson Nascimento

Sei de sistemas onde o cadastro de fornecedores e clientes é formado por 4 tabelas: cadastro base (nome, endereço, cnpj, IE, IM, site, telefone, etc), cadastro de clientes (conta contábil, data de ultima compra, valor da última compra, condição de pagamento padrão, e demais dados do cadastro quando cliente), cadastro de fornecedores (conta contábil, condição de pagamento padrão, saldo em duplicatas, e demais dados quando fornecedor) e cadastro de contatos (nome, departamento, telefone, email, etc), todas relacionadas entre si.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar