Normalização de Banco de Dados

01/02/2018

1

Estou criando um banco onde possuo um cadastro de clientes, nessa tabela, preciso colocar dados pessoais, dados de endereço, de documentação, de filiação e de contato. minha duvida é: Colocar tudo em uma unica tabela, ou colocar em tabelas separadas e fazer os relacionamentos. qual a melhor maneira de organizar?
Responder

Se a informação puder ser compartilhada com outro registro, ela pode ir pra uma tabela separada; caso contrário, não.

Para o caso de clientes e contatos, muitas vezes é melhor colocar uma tabela contatos separada, porque você pode ter vários contatos no cliente (por departamento, cada um com um telefone/ramal e outros dados distintos). ou ainda porque um contato pode atender mais de um cliente, no caso desse contato ser um consultor, ou um contador, por exemplo.

Responder
Sei de sistemas onde o cadastro de fornecedores e clientes é formado por 4 tabelas: cadastro base (nome, endereço, cnpj, IE, IM, site, telefone, etc), cadastro de clientes (conta contábil, data de ultima compra, valor da última compra, condição de pagamento padrão, e demais dados do cadastro quando cliente), cadastro de fornecedores (conta contábil, condição de pagamento padrão, saldo em duplicatas, e demais dados quando fornecedor) e cadastro de contatos (nome, departamento, telefone, email, etc), todas relacionadas entre si.
Responder