NoSQL - utilizações reais.

17/06/2013

0

alguem utiliza bancos NoSQL em sistemas comerciais, se é que realmente da pra utilizar para essas situações.
alguma explicação, obrigado.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

18/06/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, acho que dificilmente alguma aplicação comercial "comum" precise utilizar um banco noSQL. O Facebook, por exemplo, utiliza, mas nem dá pra comparar, né?
Responder

18/06/2013

Roniere Almeida

é sim, os relacionamentos são outros, se é que podemos chamar de relacionamento.
nesse caso do facebook, com certeza o banco deve ser extremamente rapido.

sabe qual o banco NoSQL utilizado?
Responder

18/06/2013

Joel Rodrigues

Se não estou enganado, o Facebook usa o Cassandra. E ainda se não estou enganado, esse banco foi criado para o Facebook e depois mantido pela Apache.
Alguém me corrija se eu estiver errado, por favor.
Responder

18/06/2013

Roniere Almeida

só conheço por nome(nem me lembrava), muito interessante a ideia ter sido criado para a rede social.
Responder

18/06/2013

Joel Rodrigues

Eis o link oficial: [url]http://cassandra.apache.org/[/url], se quiser dar uma olhada depois.
Responder

18/06/2013

Roniere Almeida

Eis o link oficial: [url]http://cassandra.apache.org/[/url], se quiser dar uma olhada depois.


opa Joel, obrigado.
Responder

18/06/2013

Thiago Porto

Em uma conferência sobre NoSql que assisti o palestrante mostrou um caso de uso que é o facebook, e o mesmo usa o MySql como banco relacional e o cassandra como NoSql, então o facebook usa o mysql para cadastrar os usuários e o cassandra para gravar os comentários, curtidas entre outros, os serviços que precisam ser mostrados de forma rápida. Sobre a automação comercial o palestrante não indicou até o momento, você pode fazer uma conciliação e usar as duas estruturas como o facebook faz.
Responder

18/06/2013

Roniere Almeida

Em uma conferência sobre NoSql que assisti o palestrante mostrou um caso de uso que é o facebook, e o mesmo usa o MySql como banco relacional e o cassandra como NoSql, então o facebook usa o mysql para cadastrar os usuários e o cassandra para gravar os comentários, curtidas entre outros, os serviços que precisam ser mostrados de forma rápida. Sobre a automação comercial o palestrante não indicou até o momento, você pode fazer uma conciliação e usar as duas estruturas como o facebook faz.


ouvi dizer que um dos defeitos desses bancos NoSQL é a falta da famosa A.C.I.D, isso procede?
Responder

18/06/2013

Thiago Porto

Verdade! O NoSql usa javascript como linguagem e json como estrutura. Você não vai ver SQL
Responder

18/06/2013

Thiago Porto

Em uma conferência sobre NoSql que assisti o palestrante mostrou um caso de uso que é o facebook, e o mesmo usa o MySql como banco relacional e o cassandra como NoSql, então o facebook usa o mysql para cadastrar os usuários e o cassandra para gravar os comentários, curtidas entre outros, os serviços que precisam ser mostrados de forma rápida. Sobre a automação comercial o palestrante não indicou até o momento, você pode fazer uma conciliação e usar as duas estruturas como o facebook faz.


ouvi dizer que um dos defeitos desses bancos NoSQL é a falta da famosa A.C.I.D, isso procede?


isso não é defeito e sim outra estrutura
Responder

18/06/2013

Joel Rodrigues

Thiago, grande, todos os bd noSQL utilizam JavaScript e JSON? Ou só o Cassandra?
Responder

18/06/2013

Henrique Weissmann

É importante primeiro saber o que vêm a ser um "sistema normal". Isto vai variar muito de acordo com o seu contexto: pra alguém que trabalha com comércio, é um controle de estoques, pra transportadoras, um sistema de lojística e pra NASA, um sistema lançador de foguetes. :)

Mas no geral, acho que a pergunta se responde da seguinte forma: você usa bases de dados nosql quando o modelo relacional não te trás um ganho que compense o seu uso. Por exemplo: você implementaria um sistema de lojística usando um sistema relacional ou orientado a grafos?

Com relação ao controle de estoque, normalmente visto como uma aplicação puramente relacional. Há o cadastro de produtos, que podem pertencer a diferentes categorias. Cada categoria tem os seus atributos distintos. Será que o modelo relacional para a modelagem desta parte do sistema é mais interessante OU um banco documental?

Não acredito em uma solução tudo ou nada, isto é: ou só relacional ou só nosql, mas sim numa mista. A propósito, tenho dois posts no meu blog que podem te ajudar.

No primeiro mostro os princípios que uso na adoção da solução de persistência: http://www.itexto.net/devkico/?p=1199

No segundo há uma série de textos clássicos sobre o assunto pra te ajudar: http://www.itexto.net/devkico/?p=1301
Responder

18/06/2013

Joel Rodrigues

Valeu, Henrique. Muito boa a resposta.
Principalmente a parte em que você compara o sistema de logística ao de controle de estoque e citou o uso de grafos para a primeira. Plantou a semente da curiosidade, o que nos faz correr atrás de maiores informações =)
Abraço.
Responder

18/06/2013

Henrique Weissmann

Eu publiquei na edição 114 da SQL Magazine um artigo justamente sobre isto. Nele eu tento responder justamente a esta pergunta.
Responder

18/06/2013

Joel Rodrigues

Muito bom, estarei lendo o artigo já!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar