Novidades no Java

06/02/2019

0

Bom dia de Trabalho galera!

O que vocês tão sabendo sobre o Java e as mudanças?

Fiquei sabendo que irão mudar a dinâmica de atualização e o Java EE vai, por motivos comerciais e econômicos, passar a chamar-se Jakarta EE. Acham que a linguagem vai ganhar um novo impulso?

Abraço!!!
Renan Nascimento

Renan Nascimento

Responder

Post mais votado

06/02/2019

Oi Renan, tudo bom?

Na verdade essa mudança já aconteceu e o Jakarta EE está com a Eclipse Foundation,

https://jakarta.ee/

Eu tenho uma grande expectativa nessa mudança e no avanço da plataforma, mas até o momento as mudanças mais significativas vieram da Oracle, que adicionou a linguagem inferência de tipos, string literals (vai vir em breve, quem sabe no Java 12), e muitas outras ferramentas há muito tempo pedidas pela comunidade de programadores.

O futuro dirá o que vem por aí, mas o Java está em boas mãos. ;)

Um grande abraço.

Estevão Dias

Estevão Dias
Responder

Mais Posts

06/02/2019

Marcio Souza

Olá Renan! Com certeza a dinâmica das atualizações vão sofrer algum impacto com essa mudança, como sofreram quando o Java passou da Sun para a Oracle. As atualizações nesse caso ficaram até mais rápidas.

Como a Oracle detêm os direitos de marca para o nome Java EE, a Fundação Eclipse que ficará responsável pelo Java EE resolveu escolher o nome Jakarta EE. Porque? Porque Jakarta era um projeto guarda-chuva da Fundação Apache que lançou vários recursos uteis para o Java como as bibliotecas Commons, JMeter, Tomcat, Struts, Velocity, Lucene, ... A Apache tinha descontinuado o Jakarta entre 2011 e 2012, mantém alguns desses projetos em atividade.
A Fundação Eclipse então, pediu a Apache os direitos de uso do nome o que foi concedido e o Java EE passará a ser chamado de Jakarta EE. Por exemplo, a expectativa é que ao invés de você importar a classe javax.servlet.Http, você vai passar a importar jakarta.servlet.Http. Só que essa mudança poderá levar tempo, porque mudar o nome de pacotes influencia diretamente no não funcionamento de todas as aplicações no momento. Então, é algo que deverá ser feito lentamente, talvez a cada atualização alguns pacotes/classes serão marcados como @Deprecated e aos poucos substituídos.

Mas o importante é entender que a plataforma Java não é o JRE e não o JEE. Tudo roda no JRE, porque o JEE é uma série de especificações para recursos web. Onde estes recursos são encontrados? Nos servidores de aplicações (Glassfish, JBoss, Wildfly, Tomcat, Geronimo, Jonas, Jetty, entre outros). Atualmente as especificações do JEE são avaliadas pelo JCP, um grupo formado por mais de 800 empresas e usuários que avaliam, discutem e decidem o que deve ser lançado, removido ou atualizado no JEE. Esse processo vai continuar, porém não mais sob a tutela do JCP, mas de um novo grupo, ao que parece, será chamado de EE.next Working Group. Mas eles também terá grande participação de empresas e usuários nas decisões.

Se você acessar a página oficial do Jakarta EE, vai ver que tem grandes marcas que participam desse projeto - https://jakarta.ee/ - como IBM, Pivotal, RedHat, Oracle, Fujitsu e até a Microsoft. Então, talvez nos primeiros anos, por se tratar de uma transição, algumas coisas sejam mais demoradas, mas a tendencia é que sem a Oracle como proprietária a evolução seja maior e mais rápida com o passar do tempo.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar