Novo Mercado JAVA

24/08/2018

0

Existe comentários que o JAVA será pago a partir de 2019. Se isso for verdade, como vai ficar o mercado dos programadores nessa linguagem? Irá cair ou subir a procura? E será que não passa de um boato?
Obrigado.
Josevan Oliveira

Josevan Oliveira

Responder

Post mais votado

27/08/2018

Olá Josivantarci.

Sim, a Oracle vai cobrar pelo Java, ao que parece, a partir de 2019. Essa cobrança será para desenvolvedores, ou seja, sobre o JDK. Mas não se preocupe, apenas uma determinada versão do Java será cobrada. Existem dois JDKs o JDK com a versão comercial e o OpenJDK que é versão open source.

O que acontece é que até o lançamento do Java 8, os releases demoravam alguns anos para serem lançados. E ainda depois que um novo release era lançado a Oracle continuava por algum tempo, as vezes até anos, liberando atualizações para as versões anteriores. Então, ao lançar o Java 8 a Oracle ainda libertou atualizações para o Java 6 e Java 7, que eram aquelas sub-versões 1.6.450, 1.6.468... | 1.7.128, 1.7.132 ... Só que isso tinha um custo alto para a Oracle, então a partir do Java 9 ouve mudanças drásticas.

A oracle determinou que os lançamentos de novas versões ocorreriam duas vezes ao ano, sempre em Março e Setembro, e entre esses meses apenas duas sub-versões seriam lançadas. E quando uma nova versão fosse lançada a anterior seria descontinuada, ou seja, não haveria mais suporte. Então, se você for hoje no site da Oracle não vai encontrar o java 9 para download, porque em Março/2018 foi lançado o Java 10. Agora, em Setembro/2018 será lançado o Java 11 e o Java 10 não estará mais disponível para download.

Só que isso causa um sério problema para as empresas, que não podem se dar ao luxo de atualizar o Java a cada 6 meses, porque essas atualizações podem gerar um grande impacto negativo nas aplicações. Então a Oracle vai cobrar das empresas que quiserem manter atualizações sobre essas versões que são descontinuadas para o publico em geral. Por exemplo, o Java 11 foi lançado, mas minha empresa acabou de atualizar as aplicações para o Java 10 e a Oracle cancelou as atualizações dessa versão com o lançamento do Java 11. Então eu pago a Oracle e ela vai ainda manter ativa, privadamente, a versão 10 por até 3 anos para minha empresa e todas aqueles que pagarem por isso.

Quem não pagar, vai ter que a cada 6 meses tentar se manter atualizado a todo custo. Ou então migrar para o OpenJDK.

Marcio Souza

Marcio Souza
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar