Fórum O Java é uma boa escolha para desenvolver websites? #568676
10/09/2012
Pessoal, o que acham sobre websites desenvolvidos em Java?
Eu, particularmente vejo poucos sites desenvolvidos em Java, a grande maioria é em PHP, .net, mas em java são muito poucos.
Acham que o Java é uma boa escolha no desenvolvimento de sites?
Java é muito verboso, para fazer websites. Ele é mais voltado para grandes sistemas.
abcs
Mas devido ser tão robusto e verboso, não poderíamos criar sites muito mais seguros, otimizados, com funcionalidades melhores com o Java?
[quote="ricoarrigoni"]Mas devido ser tão robusto e verboso, não poderíamos criar sites muito mais seguros, otimizados, com funcionalidades melhores com o Java?
Apenas funcionalidades de um website, algumas linguagens atendem de forma positiva e menos verbosa. Agora acesso a dados.. segurança... funcionalidades.. e por ai vai, já não considero websites.
Com o jsf até cresceu um pouco o número de websites feitos em java pela produtividade, mas infelizmente temos que aceitar que o velho php para websites simples sem muitas regras, poucos dados pode ser bem mais produtivo.
Somando tudo isso os webdesigners optam por outras linguagens por ser mais fácil para eles.
abcs
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="ricoarrigoni"]Pessoal, o que acham sobre websites desenvolvidos em Java?
Eu, particularmente vejo poucos sites desenvolvidos em Java, a grande maioria é em PHP, .net, mas em java são muito poucos.
Depende um pouco do conteúdo que terá o seu site.
Os servidores de hospedagem java são mais caro comparado aos de php que, por exemplo, são de graça.
10/09/2012
Otávio Santana
Hmm entendi, com certeza para coisas muito simples talvez não valha a pena usar Java, mas eu digo websites que aparentemente são simples mas que possuem muito acesso à dados, por exemplo:
Um site onde temos:
- Sistema de notícias
- Sistema de comentários
- Sistema de login
- Sistema de gerenciamento de usuários, com cada usuário tendo benefícios diferentes
Entre outras coisas, isso eu considero como websites e com bastante acesso a dados e problemas de segurança, será que nesses casos o Java não seria uma boa opção?
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="otavio_java"][quote="ricoarrigoni"]Pessoal, o que acham sobre websites desenvolvidos em Java?
Depende um pouco do conteúdo que terá o seu site.
Os servidores de hospedagem java são mais caro comparado aos de php que, por exemplo, são de graça.
Chegou no ponto que eu estava pensando também.
Eu concordo com isso, e também acho que o custo da hospedagem seja o principal problema na aceitação da linguagem para esses fins.
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="ricoarrigoni"]Hmm entendi, com certeza para coisas muito simples talvez não valha a pena usar Java, mas eu digo websites que aparentemente são simples mas que possuem muito acesso à dados, por exemplo:
Um site onde temos:
- Sistema de notícias
- Sistema de comentários
- Sistema de login
- Sistema de gerenciamento de usuários, com cada usuário tendo benefícios diferentes
Entre outras coisas, isso eu considero como websites e com bastante acesso a dados e problemas de segurança, será que nesses casos o Java não seria
uma boa opção?
Para gerenciamento de grande volume de dados existem bancos NOSQL e técnicas de cache que pode te ajudar. Acredito que isso existe independente da linguagem .
10/09/2012
Otávio Santana
Mas os nosql não precisam ainda de uma linguagem pra serem usados?
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="ricoarrigoni"]Mas os nosql não precisam ainda de uma linguagem pra serem usados?
Os bancos NOSQL, possuem api para se comunicar no respectivo banco.
E essas apis de comunicação normalmente são feito em várias linguagens até mesmo o C#.
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="otavio_java"][quote="ricoarrigoni"]Mas os nosql não precisam ainda de uma linguagem pra serem usados?
E essas apis de comunicação normalmente são feito em várias linguagens até mesmo o C#.
Hmm entendi, mas será que não fica meio "gambiarra" ? :arrow:
10/09/2012
Otávio Santana
[quote="ricoarrigoni"][quote="otavio_java"][quote="ricoarrigoni"]Mas os nosql não precisam ainda de uma linguagem pra serem usados?
Hmm entendi, mas será que não fica meio "gambiarra" ? :arrow:
Não.
Seria semelhante ao serviço de webservice.
A apí serve para comunicação com o banco.
10/09/2012
Otávio Santana
Hmm bem interessante então, vou dar uma olhada nisso com certeza!
Mas confesso que fico meio cabreiro com essas coisas rsrs ainda gosto da boa e velha linguagem de programação pra fazer essas coisas rs
Então na opinião de vocês é melhor aprender php do que java web?
11/09/2012
Otávio Santana
[quote="igor.ti"]Então na opinião de vocês é melhor aprender php do que java web?
O interessante é que você conheça as duas linguagens.
Saiba os seus pontos fortes e fracos.
Para saber o momento interessante de usar cada uma dessas linguagens
[quote="igor.ti"]Então na opinião de vocês é melhor aprender php do que java web?
Acredito que não, mas como veio mostrado em toda discussão.
Websites simples são em maior número em php do que em java, devido o servidor ser gratuito, webdesigners que são quem mais produzem esses websites acham mais fácil usar php, e para essa situação java é mais verboso que php.
abcs