Fórum O JSF e a construção de formulários #393723

13/01/2011

0

Sei que programar em java e bem diferente de outras linguagens, como Delphi e C#. Eu estou agora começando a usar o JEE com JSF e Hibernate, Struts e etc... Claro, que no inìcio, tudo é complicado mesmo e já estou pronto para isso. me vem uma pergunta. Preciso criar um formulário para cadastrar o meu Envaze. Essa tela tem apenas 8 campos e será persistida em um banco de dados. Como é uma solução WEB, eu preciso fazer o Formulário que conterá os campos. Eu não vi em java(dentro da plataforma) algo como um Web Form, para irmos colocando os componentes lá, como caixa de textos, botões e etc... Sei que em java é diferente. Com swing é possível irmos colocando os caras lá e posicionando eles no form, mas com JSF eu não sei como fazer. Alguém aí, tem algum exemplo disso? Sei que minha pergunta é bem básica, quase idiota(ou é?), mas estou caçando aqui alguma coisa a respeito e não vi nada ainda. Antes eu criava o form no Dream Weaver e depois passava para o java, mas gostaria de usar a própria plataforma para isso.
Pjava

Pjava

Responder

13/01/2011

Davi Costa

A ide netbeans tem essa funcionalidade, e para o eclipse vc vai ter que ter o plugin do Jboss.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

13/01/2011

Pjava

O plugin q c fala é este?
jboss-richfaces-3.1.5.GA-src
Responder

Gostei + 0

13/01/2011

Davi Costa

Na verdade seria esse:
http://olex.openlogic.com/packages/eclipseplugin-jbosside
http://www.guj.com.br/posts/preList/74180/389869.java

Att Davi
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Pjava

Baixei, descompactei e copiei a pasta para as pasta dp eclipse:n plugin e feature. Está certo esse meu procedimento?
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Davi Costa

Paulo para vc testar se funcionou, vc abre uma página do jsf e ve se ficou um pouco diferente o layout do eclipse para essa página. Abrindo uma palheta de opções, para vc arrastar e colar na página.

Essa é uma forma de colocar plugins no eclipse, outra forma é passando a url, mas testa primeiro, antes de eu te dizer como faz isso pela url.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Pjava

Desculpe-me Davi, mas estou boiando. Vc diz para abrir uma página jsf, mas e se eu não tiver. Eu quero é fazer uma usando jsf, mas ir vendo a página enquanto se constrói. Vc disse também para abrir a palheta opções. Cara, acho que preciso fazer um curso de Eclipse, tudo q
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Pjava

Enviei sem querer, eu queria dizer é que tudo que vc fala pra mim, eu fico totalmente perdido. Que palheta é essa?
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Davi Costa

Ok vamos por partes,
página jsf, pode ser xhtml, jsp...
qdo vc abre ela na edição do eclipse como se fosse uma classe java, abre automaticamente esse palheta com os componentes do jsf, isso obviamente se vc estiver c o plugin do Jboss.
é só isso.
Se não apareceu é pq seu plugin não está instalado corretamente.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Pjava

o projeto, que vc Davi, me eviou sobre jsf, há a página index.xhtml, na pasta Pages. Eu dei dois cliques nela, para abri-la no Eclipse, e nada aconteceu, ficou como estava antes. Isso quer dizer, que não foi instalado o plugin. Eu baixei pelo link e copiei tudo para a pasta Plugin e Feature do Eclipse.Isso está correto? É assim mesmo que se instala?
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Davi Costa

É uma das maneiras sim,
mas nem sempre funciona. Mas calma aí q talvez esteja instalado e vc n tenha percebido.
Vc vai em menu window, depois open perspective e depois other e vão se abrir algumas opções vc procura e seleciona  do jboss se não tiver realmente.
Realmente seuplugin n está instalado.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

17/01/2011

Pjava

Esses são os plugins instalados em meu Eclpse Helios. Não vejo o JBoss aí. Logo, não está instalado o plugin, certo?

Responder

Gostei + 0

17/01/2011

Pjava

Outra coisa, eu coloquei essa pasta dentro da pasta Plugin do eclipse. É isso mesmo?
eclipseplugin-jbosside-1.5.M2
Ou eu teria que abrir essa pasta e copiar todo o conteúdo da pasta Plugin(que está dentro dessa pasta) e colar na pasta Plugin do eclipse?
Responder

Gostei + 0

19/01/2011

Davi Costa

Desculpa a demora,
estava ausente esses dias.
Bom Paulo, será melhor então vc pesquisar como baixar esse plugin através da URL,
de modo diferente de colar essa pasta e colar em plugin e features.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

19/01/2011

Pjava

Instalei pelo Windows >> Install New Software e então apontei para o link do JBOSS. Ai minha perpectiva ficou assim:

Como agora eu faço para colocar elementos(componentes) em meu web form?
Responder

Gostei + 0

19/01/2011

Davi Costa

Pronto cara beleza,
é essa perspectiva Web Development que tem o ícone vermelhinho.
Dai qdo vc criar uma página ou editar vai abrir uma aba com opções do JSF.

Att Davi
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar