Fórum O que acontece com o meu IBConsole ????? #207773
20/01/2004
0
Arc
Curtir tópico
+ 0Posts
20/01/2004
Vinicius2k
provavelmente seja porque jah exista um Local Server... soh eh permitido registrar um servidor local e no IBConsole ele jah existe por default...
espero ter ajudado...
Gostei + 0
20/01/2004
Arc
Como posso criar um novo usuario, com direito a todas as permissões ???, ...não quero ficar usando o usuario master ....
Gostei + 0
20/01/2004
Vinicius2k
para criar o usuário, vá ao menu ´Server -> User Security -> New´
vc deve distinguir bem duas coisas : usuários do servidor e permissões do banco de dados...
um banco de dados tem atrelado a ele o seu ´owner (dono)´ que eh o usuário que o criou, este usuário poderá realizar todas as operações com o seu banco e inclusive dar permissões a outros usuários sobre ele. Note que as permissões dentro do banco são ainda em nível de objetos, ou seja, cada usuário pode receber permissão para acessar uma determinada tabela, mas outra não... e ainda dentro desta tabela que ele pode acessar são determinadas as acões que ele pode realizar (select/insert/update/delete/references)...
por exemplo, um servidor pode ter, 5 usuários mas para o banco de dados ´clientes.gdb´ apenas 2 tem acesso o criador e um adicional que o criador deu permissão através do comando GRANT para acessar 3 tabelas, mas nas outras 4 não...
acima disso tudo estah o SYSDBA que pode dar permissões, revogar permissões, de qualquer banco de dados e qualquer objeto dele, independentement de quem foi é ´owner´...
para dar e revogar permissões vc utiliza os comandos SQL Grant e Revoke... estude um pouco sobre eles q tudo q eu lhe falei ficará mais claro...
vc estah corretíssimo no raciocínio de não utilizar o SYSDBA o tempo todo... a segurança da sua base depende da arquitetura correta dos usuários e suas permissões...
espero ter ajudado...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)