Fórum O que é replicação? #301514
02/11/2005
0
oq é replicação em banco de dados?
vlw
?:]
Mrmarcelojr
Curtir tópico
+ 0Posts
02/11/2005
Martins
Bem vejamos, mais alguém poderá responder de forma mais precisa essa questão.
A Replicação de um Banco de Dados é quando todos os dados de um servidor podem ser duplicados em outro servidor, fornecendo-lhe mais segurança, pois digamos q um servidor falhe, vc não terá grandes transtornos pois terá uma cópia exata dele.
Espero q ajude!!!
Gostei + 0
02/11/2005
Xisto
Nunca mexi com essa parada, mas ate onde sei é uma forma de vc espelhar um banco de dados, ou seja, vc teria uma copia deste banco em outro lugar pra usar quando o primeiro pifar.
Blz.
[url]http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=142[/url]
Fim da transmissao....
Gostei + 0
02/11/2005
Mrmarcelojr
qual eh a diferença?
Gostei + 0
02/11/2005
Xisto
e tudo roda em um unico servidor, ai ..... derepente ... em um dia comum de vendas (tipo assim 24 de dezembro) o Bin Laden manda um aviao em cima do seu servidor (que barbudinho danado), sem chance de salvar qqer coisa ou voltar um bkp certo?
Mas vc é um cara experto e tem um outro servidor replicado em outra cidade que entra automaticamente, e faz um monte de comerciantes, clientes e investidores felizes.
Snif, fiquei emocionado. Final feliz.
Acredito que a teoria seja mais ou menos essa, sem tanto drama claro.
:lol:
Gostei + 0
02/11/2005
Adriano Santos
[b:2361e7e7c2]mrmarcelojr[/b:2361e7e7c2],
Só pra complementar as explicações do [b:2361e7e7c2]Martins[/b:2361e7e7c2] e do [b:2361e7e7c2]Xisto[/b:2361e7e7c2], que por sinal estão corretíssimas, ainda tem uma outra função para isso.
No meu caso tenho duas filiais, São Paulo e Santos, que hoje tem o banco de dados atualizado por meio de troca de arquivos, o tão conhecido EDI (Eletronic Data Integrated - Integração Eletrônica de Dados).
[b:2361e7e7c2]Como funciona?[/b:2361e7e7c2]
De tempo em tempo uma programinha captura do banco de dados São Paulo os principais dados, como Clientes, NFs, etc e salva em um arquivo texto num formato que determinei. Daí o programa envia por email para Santos, que por sua vez recebe o arquivo e faz a inclusão dos registros no banco de dados de lá.
Agora imagine que eu tivesse um esquema de Replicação de Dados? Não precisaria de nada disso, pois, teoricamente, Santos e São Paulo estariam vendo o mesmo banco de dados.
Edição 67 de ClubeDelphi, edição atual, você encontra um artigo sobre como replicar dados no FireBird, ainda não li, mas sei que é bastante interessante. Estamos com intenção de usar o recurso para esta finalidade.
Gostei + 0
02/11/2005
Xisto
[b:d3a51503a7]Adriano Santos[/b:d3a51503a7] essa transferencia que vc faz entre filiais que vc manda por email, vc ja tentou fazer via socket ?
É muito bacana, e depois que a gente ta fera, é show de bola.
É que eu num to fera ainda, to me preparando pra comecar a engatinhar.
A proposito to precisando de ajuda.
Gostei + 0
02/11/2005
Adriano Santos
Hehehe, na verdade eu sou novo na empresa onde trabalho, não fui eu que desenvolvi, mas tô ligado que via socket realmente é bem melhor. Ainda não fui atrás, preciso aprender isso...rsrs...
Além do mais, nossos clientes também se utilizam deste recurso para ter suas bases de dados atualizadas. Estamos com um problema grave. Onde trabalho os caras que desenvolveram pedem sempre para os clientes criarem um email no IG para usá-lo como canal de transferência, mas agora o IG é autenticado e não conseguimos mais passar e-mails usando ele...que malz, tah a maior polêmica na empresa porque não conseguimos resolver o problema.
Gostei + 0
02/11/2005
Mrmarcelojr
Fazendo periódicamente um backup do banco esalvando em um
outro servidor, ou micro, apenas por segurança.
Gostei + 0
02/11/2005
Adriano Santos
Na verdade existem diversas formas. Acredito que a solução mais rápita e prática de desenvolver seria mesmo usando Sockets.
Gostei + 0
03/11/2005
Weber
São 6 filiais, cada uma delas tem um banco de dados local (Firebird), tudo o que é feito no banco de dados é registrado em um log, quando o usuário acha necessário ele pede replicação, ai o sistema fecha o pacote (um arquivo texto) envia por ftp (usando indy), ao mesmo tempo o sistema verifique se exite arquivos no ftp que ainda não foram replicados e se existir faz o download e carrega para o banco de dados o conteudo de cada arquivo.
Funciona perfeitamente, até melhor do que eu imaginava antes de implantar. :shock:
Gostei + 0
03/11/2005
Bruno Belchior
Gostei + 0
03/11/2005
Adriano Santos
Como havia mencionado existem diversas formas. Hoje pra mim não seria viável trabalhar com WebServices, uma porque o desenvolvimento é um pouco demorado, outra porque não conheço nada e nem os possíveis erros que ocasionariam. O mais interessante, acredito eu, seria Sockets mesmo.
Gostei + 0
03/11/2005
Martins
Gostei + 0
03/11/2005
Adriano Santos
Consegui nada. O [b:dd1ee0cb2f]Massuda[/b:dd1ee0cb2f] tentou me dar uma força, mas tudo que ele disse eu fiz e não funcionou. Sei lá o que vou fazer. Tô achando que o IG colocou algum tipo de bloqueio no servidor deles. Tentei usar o OutLook para enviar emails usando o IG, mas não funciona também. Acho que o problema não é só programação, tem algo lá mesmo para impedir o uso.
Gostei + 0
04/11/2005
Xisto
Isto é caso ele seja grande.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)