O que é scrum?

11/10/2016

0

Pessoal, ouvi a pouco falar sobre esse termo, mas mais uma vez, achei as explicações que me deram meio "vazias". Ouvi falar que é um framework. Alguém pode me explicar o que o Scrum exatamente é?
Larissa Aguiar

Larissa Aguiar

Responder

Post mais votado

11/10/2016

Larissa, apesar de muita gente chamar o SCRUM de metodologia (eu incluso), ele é um Framework.
Isso tem a ver com a definição de framework e metodologia.

Vou emprestar a definição do João Otavio no seu artigo sobre SCRUM aqui do DevMedia
"A diferença entre metodologia e framework é que uma metodologia fornece praticamente tudo que é necessário para condução de um projeto. Ela é mais completa que um framework, já que diz o que fazer e como fazer. Já o framework apenas indica qual a trajetória, mas não indica exatamente como fazer, existindo a possibilidade de ser empregado juntamente com outros processos e técnicas. Funciona praticamente como um "esqueleto", que fornece uma estrutura básica como suporte."

O artigo está nesse link
https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-scrum/33724

Acho que vai te ajudar bastante.

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

14/10/2016

Larissa Aguiar

Obrigada pela resposta Luiz!
Responder

22/02/2017

Joel Rodrigues

Olá, Larissa. Creio que nosso guia de referência sobre Scrum pode lhe ajudar: [url:descricao=Guia de referência Scrum]https://www.devmedia.com.br/guias/scrum/51[/url].
Responder

22/02/2017

Juliano

Olá Larissa tudo bem?

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Exemplo:

Demanda 1     (programação) (teste desenv) (teste analista) (teste testador) (teste PO do projeto)
Demanda 2     (programação) (teste desenv) (teste analista) (teste testador) (teste PO do projeto)
Demanda 3     (programação) (teste desenv) (teste analista) (teste testador) (teste PO do projeto)


Se cria um quadro (Kanban) e cola-se postitis, a cada tarefa concluida se remove a tarefa.... É uma maneira dinâmica de se conduzir todas as fases do ciclo de desenvolvimento de cada demanda...

Qualquer dúvida fico a disposição. Forte Abraço e bons estudos.
Responder

23/02/2017

Larissa Aguiar

Joel e Juliano, muito obrigada pelo complemento com outras respostas. Achei o scrum muito bom!

Estou tentando usar no meu dia-a-dia.

Existe algum tipo de certificação para isso?
Responder

05/01/2021

Isabele

Tem esse artigo muito bom que é bem objetivo falando das diferenças entre XP e Scrum e conceitos chave do Scrum. Além disso ele fala de case de insucesso usando SCRUM tb.
https://www.hotmart.com/product/scrum-2/Y44985532O
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar