O que escolher para desenvolver WEB?

10/04/2013

0

Bom dia pessoal, como a grande maioria que está aqui no forum, eu sou programador Delphi, trabalho com o mesmo à 6 anos, sempre me atendeu no que precisei, porem ao longo dos anos sempre tive o desejo de estudar para web, más as facilidades que o Delphi me da nunca encontrei em ferramenta nenhuma.

Hoje esse desejo se transforma em necessidade, tenho de aprender alguma coisa para desenvolver web, más fico na duvida do que seria melhor para mim, esquecendo questões pessoais de preferências, gostaria da opnião de vocês programadores Delphi como eu, que hoje programam web.

O que vocês utilizam para programar web? Por que utilizam? Programação web em Delphi vale apena, ou seja utilizando Intraweb ou mesmo outro framework para gerar ISAPI? O pouco que li sobre essa parte de programação é que tende à ser lenta a execução e quando há muitos acessos as chances de dar "pal" no servidor são grandes.

Estou com um projeto para desenvolver onde nos primeiros 6 meses após a conclusão, estimo que terei mais ou menos 50 clientes com acesso simultâneo ao serviço, por este motivo gostaria de saber se a programação web em Delphi valeria apena para esse cenário, levando em consideração ainda que minha estimativa/espectativa é que em 2 anos esse número chegue à 300 clientes.

Então o que devo utilizar? PHP? Ruby? Java? .Net? Lembrando ainda do fator visual, não é apenas o back-end a dúvida se estende ao front-end tambem.
Eneias Carvalho.

Eneias Carvalho.

Responder

Posts

10/04/2013

Marcelo Pastore

ainda estou nessa duvida...
Responder

10/04/2013

Joel Rodrigues

Bom, respondendo no sentido inverso, o front-end hoje é bem mais simples, pois existem centenas de frameworks, outras centenas de templates prontos, etc, para lhe garantir um visual agradável.
Mas pra começar, já que você vai pra web, eu indico que comece dando uma estudada nas bases (HTML, CSS e JavaScript), pois como você disse, o desenvolvimento web não se resume a back-end.
Já para essaa parte (back-end), como você gosta tando do Delphi, eu diria pra você dar uma pesquisada sobre o Delphi Prism, que lhe permite usar a linguagem Pascal/Delphi para desenvolver sobre o .NET Framework (aí você optaria por ASP.net) e no Delphi For PHP, que integra o poder do IDE Delphi à leveza e facilidade de aprendizado do PHP.
Boa sorte.
Responder

12/04/2013

Marcelo Pastore

muito legal essas infos Joel.
Responder

12/04/2013

Evandro Viana

Eu concordo com o Joel a respeito de tudo o que ele falou.

Seria uma boa ideia utilizar o Delphi Prisma já que você tem familiaridade com o Pascal, mas esse não seria o que eu lhe indicaria mais. Uma boa solução é usar o PHP Builder, o antido Delphi For PHP da Embarcadero, Por ser da Embarcadero, o mesmo possui componentes bastante parecido em questão de propriedades, atributos e até nome, que vai lhe dar uma grande agilidade, você poderia desenvolver sem nenhum problema um servidor DataSnap aonde ficaria toda a sua regra de negócio e a camada web consumisse esse servidor em PHP, e para consumir o mesmo seria bastante simples, praticamente igual ao Desktop e ainda sem contar que a Embarcadero está revolucionando com a ferramenta RAD com o lançamento do Delphi Mobile para Iphone, Ipad e futuramente Android e ainda poderia desenvolver aplicativos para o windows 32, 64 e MAC, ou seja, o seu sistema em múltiplas plataforma. Por esses motivos eu recomento essas ferramentas. O Delphi Prisma é muito bom, mas particulamente eu não gostei muito dessa mistura, estou falando do fato pessoal, o Delphi prisma possui também alguns componentes igual ao que já estamos acostumado, mas foi essa mistura que ao meu ver não é muito boa.

Já quanto ao desenvolvimento Intranet, ele é indicado para sistemas de pequeno porte, pois ele não suporta um grande número de acesso simultâneo, que poderá fazer com que o sistema venha cair, mas já com os Framework que poderá gerar em ISAP ele não lhe indicaria muito, pois poderá causar lentidão. Mas esses dados podem variar de caso para caso. Se optar por essa forma de desenvolvimento é bom fazer testes com o seu cenário para ver se atende ao que você quer. E como você tem expectativa desse número ir para 300 usuários simultâneo eu acredito, que o Intranet e esses Frameworks não seria a melhor escolha, mas como eu já disse: Cada caso é um caso.
Responder

18/04/2013

Marcelo Pastore

muito completa essas informações, vlw
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar