Fórum O que usar em Delphi: DBExpress ou FireDAC? #582358

13/06/2017

0

Olá pessoal, tudo bem?

Estou usando a versão de testes do Delphi 10.1 e vi que temos como acessar banco de dados usando FireDAC.

A dúvida é, eu preciso aprender FireDAC ou posso continuar trabalhando com DBExpress normalmente? Meu medo é q o DBExpress tenha se tornado obsoleto, assim como o BDE e iniciar um projeto dessa forma não é legal, não é mesmo?

Obrigada
:)
Carla Batista

Carla Batista

Responder

Post mais votado

13/06/2017

Olá Carlinha!

Outra questão é que o FireDAC possui alguns recursos interessantes para o desenvolvimento de sistemas multicamadas com DataSnap, sendo hoje o padrão no Delphi para esse tipo de conexão. Vale a pena avaliar se o seu software terá suporte a essa tecnologia também!

Jones

Jones Granatyr

Jones Granatyr
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

13/06/2017

Rodolpho Silva

O DBExpress continua sendo mantido no Delphi, mas somente por questões de compatibilidade. Porém, isto não significa que ele está obsoleto, pois existe uma empresa que comercializa o driver DBX (www.devart.com) e que tem constantes releases, onde eu recomendaria o uso do driver DBX desta empresa, caso seja esta a escolha. No caso do FireDAC, a Embarcadero adotou esta tecnologia como "recomendada" para as conexões de BD onde segundo relatos, tem sido bem aceita pela comunidade.

Acho que você deveria avaliar os prós e contra, só para assim fundamentar uma boa opinião.
Responder

Gostei + 0

14/06/2017

Wesley Yamazack

Fala galera, curti a dúvida tbm... bem legal! Então a ideia é realmente migrar para o FireDAC mesmo.. assim como o FireMonkey x VCL.

Carlinha, como a galera falou.. vc terá o DBExpress, mas apenas por compatibilidade mesmo.

[]'
Responder

Gostei + 1

16/06/2017

Carla Batista

Oi pessoal, muito obrgada pelas dicas e explicações :)

Vou estudar o FireDAC, sem duvidas. rs

obrigada
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar