Fórum Odontograma #289523

26/07/2005

0

ola pessoal...é o seguinte eu estou desenvolvendo um sistema para clinca odontologica e eu to querendo colocar nesse sistema um odontograma, mas eu nunca fiz algo desse tipo...entao se alguem que ja trabalhou com isso, ja desenvolveu um odontograma ou sabe como funciona isso no delphi e puder passar algumas dicas vai ser de grande ajuda.

valeu galera! abraço a todos.

L3gion4rio

L3gion4rio

Responder

26/07/2005

Thiago Vidal

Cara... isso realmente vai ser um desafio pra vc.

Uma sugestão que eu posso te dar, que eu já usei em uma outra coisa parecida, seria vc ´scanear´ o odontograma de um papel, e salvar em BMP.

Em seguida, pintar cada ´célula/dente´ com um tom de branco diferente, decrescente, exemplo: $FFFFFF, $FFFFFE, $FFFFFD, e assim por diante.

Carregando essa imagem num TImage, vc pode escrever o evento OnMouseUp para capturar a informação do dente que foi clicado, dessa forma:
var
Cor: TColor;
  Num: Byte;
begin
  Cor := Image1.Canvas.Pixels[X, Y];
  Num := $FF - (Cor and $FF);
end;

Num vai ser a diferença entre o branco total $FFFFFF e a cor clicada... ex. 0, 1, 2 para $FFFFFF, $FFFFFE, $FFFFFD e assim por diante.

Pode ser que exista alguma solução mais simples, mas pro meu caso, atendeu perfeitamente, espero que possa ajudar no seu.

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

L3gion4rio

valeu pela sua dica thiago...vou ver o que eu vou fazer cara...valeu mesmo pela ajuda! abração pra ti.

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Motta

Um colega aqui fez assim , um .bmp de um esquema do odonto. , colocou um label em cada dente e o deixa invisivel, controla o click (outros eventos) em cima do label, o prototipo ficou legal.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar