Fórum [off] Peço opiniões de quem é funcionario ou dono de empresa #282791

24/05/2005

0

Gostaria muito da ajuda de vocês profissionais que trabalham com o delphi:

-Como anda o mercado de trabalho?

Programo em Delphi desde 2000, mas há dez anos trabalhei em outro ramo (escritório de contabilidade estou de aviso prévio), mas sempre fiz cursos de delphi desde o básico ao avançado, fiz tambem vários trabalhos por fora desenvolvendo sistemas, tenho conhecimetos em SQL Server, Oracle, Firebird, MySql, BDE, DBEXPRESS, Intraweb, Kylix e sempre tive agilidade para trabalhar mas não tenho curso superior.

-Será que uma pessoa como Eu tem chances?

End Else

End Else

Responder

24/05/2005

Lnunes

End Else fica impossivel informar se o mercado é promissor ou não visto que
não sabemos em qual estado você trabalha , neste caso posso responder apenas pelo estado da Bahia.

Aqui na Bahia o mercado não esta maravilhoso, mas oportunidades sempre surgem em diversas áreas (Empresas da área públicas,Planos de Saúde Etc..)

Na minha opinião o curso superior hoje no Brasil não é mais um diferencial é praticamente obrigatório e a falta do diploma não é fundamental para conseguir um emprego nesta área mas ajuda muito quem tem.

A minha dica é que você aproveite o conhecimento que tem de contabilidade
e desenvolva sistemas voltados para esta área.

Responder

Gostei + 0

24/05/2005

Massuda

Na minha opinião o curso superior hoje no Brasil não é mais um diferencial é praticamente obrigatório e a falta do diploma não é fundamental para conseguir um emprego nesta área mas ajuda muito quem tem.
Queria adicionar duas coisas:[list:f762808d76][*:f762808d76]inglês (mesmo que seja suficiente apenas para ler) também já não é um diferencial[*:f762808d76]curso superior (bom) é melhor que certificação e qualquer um dos dois é melhor do que não ter nada[/list:u:f762808d76]

Responder

Gostei + 0

24/05/2005

End Else

[quote:74582b0cae=´LNunes´]Na minha opinião o curso superior hoje no Brasil não é mais um diferencial é praticamente obrigatório e a falta do diploma não é fundamental para conseguir um emprego nesta área mas ajuda muito quem tem.
Queria adicionar duas coisas:[list:74582b0cae][*:74582b0cae]inglês (mesmo que seja suficiente apenas para ler) também já não é um diferencial[*:74582b0cae]curso superior (bom) é melhor que certificação e qualquer um dos dois é melhor do que não ter nada[/list:u:74582b0cae][/quote:74582b0cae]

Muito Obrigado Massuda!!!

Responder

Gostei + 0

24/05/2005

End Else

End Else fica impossivel informar se o mercado é promissor ou não visto que não sabemos em qual estado você trabalha , neste caso posso responder apenas pelo estado da Bahia. Aqui na Bahia o mercado não esta maravilhoso, mas oportunidades sempre surgem em diversas áreas (Empresas da área públicas,Planos de Saúde Etc..) Na minha opinião o curso superior hoje no Brasil não é mais um diferencial é praticamente obrigatório e a falta do diploma não é fundamental para conseguir um emprego nesta área mas ajuda muito quem tem. A minha dica é que você aproveite o conhecimento que tem de contabilidade e desenvolva sistemas voltados para esta área.

LNunes Muito Obrigado

Responder

Gostei + 0

25/05/2005

Thiagopedro

Vc também deve levar alguns tópicos em consideração:

1º: Vc quer ser autônomo?

R. Se a resposta foi sim, vc terá que fazer uma análise de sua capacidade de acordo com o mercado, por exemplo, ´normalmente´ um programador não tem facilidade para venda do seu produto, pois não é vendedor e sim programador, portanto creio q vc deva fazer uma parceria com um bom vendedor e que este tenha conhecimento mínimos em informática, assim sendo vc terá resposta melhores para a vendagem do seu produto.

2º: Diversificação de atividades:

R. Vc deverá tb fazer novos cursos, palestras, para outras áreas, que podem ser também de programação ou outra. O mercado cada vez mais ele exige que você tenha domínio de várias ferramentas, aí então a necessidade de se aventurar por novas tecnologias.
Cabe dizer que é muito importante você está atento tanto aos produtos da microsoft, quanto a do softwares livre. Só para nota, o sistemas de tomas de decisões entre outros, que interagem com sotfware microsft em geral, são os mais bem pagos, procure saber mais, sobre CRM e etc, e como ser um ISV.

3º: Outros:

Uma boa, é vc começar cursar a faculdade e negociar um estágio com algum orgão de sua cidade, aqui por exemplo existe o CIEE, o que seria muito bom pra vc, pois iria te dar mais experiência no mercado antes mesmo de vc fazer uma escoha definitiva de sua carreira.

----- Abraços!!! Espero que tenha ajudado.

Responder

Gostei + 0

25/05/2005

Aroldo Zanela

Colega,

Note que você mesmo já colocou que a ausência do curso superior é uma barreira. E realmente é, principalmente se o recrutador for uma assessoria de RH, pois recebem o perfil definido pela empresa contratante e não possuem poder ou habilidade para aproveitar recursos como você.
Sendo bem franco, se eu tenho duas opções em termos de habilidade técnica e entre as competências necessárias, selecionarei pelas vantagens competitivas, no caso pode ser um curso superior. Obviamente que existem pessoas altamente capacitadas sem a referida formação, mas eventualmente, apenas empresas não dependentes de assessorias conseguem fazer o aproveitamento. Mesmo assim, programas de qualidade total ou outras políticas empresariais acabam reduzindo ainda mais as suas changes.
Empresas prestadoras de serviço para o governo também precisam contratar pessoas de nível superior, pois quase sempre está explicito nas licitações.
Portanto, acho que uma alternativa ´emergencial´ ( não sei sua situação financeira) é fazer uma parceria com alguém para prospectar clientes, como já foi indicado por outro colega e usar suas competências para ´botar dinheiro em caixa´ e paralelamente, fazer uma curso superior, desde que não atrabalhe você em ficar rico.
Boa sorte.

Responder

Gostei + 0

01/06/2005

End Else

[quote:8ff53eacbe=´Aroldo Zanela´]Colega,

Note que você mesmo já colocou que a ausência do curso superior é uma barreira. E realmente é, principalmente se o recrutador for uma assessoria de RH, pois recebem o perfil definido pela empresa contratante e não possuem poder ou habilidade para aproveitar recursos como você.
Sendo bem franco, se eu tenho duas opções em termos de habilidade técnica e entre as competências necessárias, selecionarei pelas vantagens competitivas, no caso pode ser um curso superior. Obviamente que existem pessoas altamente capacitadas sem a referida formação, mas eventualmente, apenas empresas não dependentes de assessorias conseguem fazer o aproveitamento. Mesmo assim, programas de qualidade total ou outras políticas empresariais acabam reduzindo ainda mais as suas changes.
Empresas prestadoras de serviço para o governo também precisam contratar pessoas de nível superior, pois quase sempre está explicito nas licitações.
Portanto, acho que uma alternativa ´emergencial´ ( não sei sua situação financeira) é fazer uma parceria com alguém para prospectar clientes, como já foi indicado por outro colega e usar suas competências para ´botar dinheiro em caixa´ e paralelamente, fazer uma curso superior, desde que não atrabalhe você em ficar rico.
Boa sorte.[/quote:8ff53eacbe]

Muito Obrigado Aroldo Zanela!!!!

Responder

Gostei + 0

01/06/2005

End Else

Vc também deve levar alguns tópicos em consideração: 1º: Vc quer ser autônomo? R. Se a resposta foi sim, vc terá que fazer uma análise de sua capacidade de acordo com o mercado, por exemplo, ´normalmente´ um programador não tem facilidade para venda do seu produto, pois não é vendedor e sim programador, portanto creio q vc deva fazer uma parceria com um bom vendedor e que este tenha conhecimento mínimos em informática, assim sendo vc terá resposta melhores para a vendagem do seu produto. 2º: Diversificação de atividades: R. Vc deverá tb fazer novos cursos, palestras, para outras áreas, que podem ser também de programação ou outra. O mercado cada vez mais ele exige que você tenha domínio de várias ferramentas, aí então a necessidade de se aventurar por novas tecnologias. Cabe dizer que é muito importante você está atento tanto aos produtos da microsoft, quanto a do softwares livre. Só para nota, o sistemas de tomas de decisões entre outros, que interagem com sotfware microsft em geral, são os mais bem pagos, procure saber mais, sobre CRM e etc, e como ser um ISV. 3º: Outros: Uma boa, é vc começar cursar a faculdade e negociar um estágio com algum orgão de sua cidade, aqui por exemplo existe o CIEE, o que seria muito bom pra vc, pois iria te dar mais experiência no mercado antes mesmo de vc fazer uma escoha definitiva de sua carreira. ----- Abraços!!! Espero que tenha ajudado.

Muito Obrigado ThiagoPedro!!!!

Responder

Gostei + 0

02/06/2005

Pauldiano66

Olha amigo primeiramente você acha que tem talento pra essa area, você gosta do que faz,essa area de informatica existem muitos caminhos, programador, analista,DBA,suporte, não é so fazer um curso de delphi ou java ou vb e ir achando que é um programador ou analista, para se ter experiência leva tempo e hoje as empresas querem pessoas qualificadas para contratar, trabalho já faz 15 anos com sistemas, desenvolvimento e ainda não sei tudo, temos que traçar um rumo nas nossas vidas,agora em relação ao delphi o mercado esta baixo,o que esta em elta é java com strutus jsp jboss j2ee, e vb.net com c# e asp.net,
estude bem essas tecnologias, inglês uma faculdade boa e boa sorte.

pense bem essa area se trabalha muito é muito cobrado e granha relativamente pouco.

e o dinheiro e consequencia do seu otimo trabalho, então temos que gostar do que fazemos.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar