Fórum [OFF] Por que os aplicativos MDI ainda sobrevivem? #295008
09/09/2005
0
Rjun
Curtir tópico
+ 1Posts
09/09/2005
Massuda
A maior parte dos usos é um erro de concepção: como nos aplicativos MDI existe o conceito explícito de form pai e form filho, muitos subentendem que se precisam ter mais de um form, o aplicativo tem de ser MDI.
Um exemplo de abuso do conceito de MDI é forçar ter apenas um form filho de cada classe e esse form filho ocupar toda a área cliente do form pai. Isso pode ser facilmente feito com em um aplicativo SDI.
Outra coisa que parece atrair alguns para os aplicativos MDI é o fato dos forms filhos ficarem restritos à área cliente do form pai. Não sei porque isso atrai as pessoas, mas nem o próprio Delphi funciona assim.
Um modelo de aplicativo que acho interessante é o usado pelo Outlook. Não é complicado de fazer e organiza relativamente bem as tarefas para o usuário.
Gostei + 0
09/09/2005
Rjun
Sem dúvida, o modelo do Outlook é muitissimo interessante, tanto que é o modelo que estou utilizando para meus aplicativos.
Gostei + 0
09/09/2005
Massuda
Gostei + 0
09/09/2005
Ipc$
Gostei + 0
09/09/2005
Martins
Concordo com vcs e espero q os comentários aumentem e mantenham um nível técnico sobre o assunto, pq hj podemos ver q nem os aplicativos office utilizam esse tipo de form, o [b:f44e64013b]Rjun[/b:f44e64013b] tem razão quando fala q olhar esses aplicativos é como regredir uns anos, eu particularmente ha um bom tempo não utilizo esses forms e q me lembre utilizei bem poucos.
Gostei + 0
10/09/2005
Eniorm
Não acho que projetos MDI sejam feios ou que lembrem win311 ou sei lá oq, eu acho muito mais interessante, na minha opinião eheheheh.... meu novo projeto usará tudo em MDI e para isso faço uma ou 2 linhas a mais pra controlar e evitar que o mesmo form seja aberto mais de uma vez.....
agora... tecnicamente falando, vcs poderiam me dizer sobre prossiveis desvantagens do uso de MDI ???
Abraço,
Gostei + 0
10/09/2005
Ipc$
1-As MDIChilds ficam restritas à área do Form pai e não à área do Windows.
2-Dá a impressão de uma aplicação limitada; ou seja; o escopo de sua aplicação fica totalmente dentro da janela pai.
3-As Childs não fecham, para poder fechá-las, ou vc dá um Free e perde tudo; ou tem que mudar o FormStyle p/ fsNormal e dar um Hide ocorrendo um flicker indesejado e no Show elas não voltam na posição anterior.
Tecnicamente não posso opinar pq faz tempo que não utilizo MDI, mas a maior desvantagem que vejo está no ítem 2.
Gostei + 0
10/09/2005
Titanius
A um tempo atrás, eu usava muito o MDI, quando eu mexia com Paradox, pois bem, acha um máximo poder abrir umas 4 janelas ao mesmo tempo, e poder mudar de um lado para o outro. Mas depois, comecei a mexer com Firebird e afins, então mesmo que eu altera algum dado em uma tela, na outra tela teria que pegar os novos dados, e trabalhar com mais de 1 tela é muito difícil, levando em consideração que mais da metade dos usuários possuem um monitor de 15´´, então fica impossível trabalhar com mais de duas telas ao mesmo tempo, nem eu com meu de 17´´ não consigo. :D.
Bem, estou pensando em mudar a forma dos meus sistemas, algo parecido com o Protheus da Microsiga, não sei o que eles usam, se é frame e tals... mais não me parece MDI, pelo menos da versão 7.
Então é isso, alguma das vantagens que eu via antes no MDI, não as vejo no momento, mas contra o amigo que falou acima, eu prefiro limpar o form da memoria, não sei se é melhor ou é costume, mas é isso... acho este tópico interessante para discutirmos..
[]s
Gostei + 0
10/09/2005
Bon Jovi
No estilo normal tb é assim, como já citaram o próprio Delphi.
[quote:267f78b32a=´Enio Marconcini´]´Não acho que projetos MDI sejam feios ou que lembrem win311 ou sei lá oq´[/quote:267f78b32a]
Tb não acho, existem muitos aplicativos no mercado atual usando MDI, como o Dreamweaver por exemplo, mas que ao mesmo tempo não usa secamente o MDI, tendo muitas facilidades como uma delas o uso de abas pra simular o CTRL+TAB, tornando mais direto o acesso às janelas abertas.
Acho que tudo depende do caso e as vezes gosto do cliente. Mas sobre preferência geral, gosto muito do estilo normal com uso de DockSite.
Gostei + 0
12/09/2005
Eselvati
Ederson
Gostei + 0
13/09/2005
Yashin
Gostei + 0
07/10/2005
Ildefonso
O australiano que falou sobre a interface MDI deve ser o próximo da lista a ser despedido.
Quando participei do projeto de implantação do SENAC Informática aqui no Paraná, tive um aluno que era gerente financeiro de uma grande empresa de transportes (que atende, inclusive, todos os estados do sul e sudeste) mas cometeu uma dessas gafes de opinião.
Era uma aula conceitual e eu explicava uma nova tecnologia que estava sendo disseminada, àquela época, nos Estados Unidos. Depois de uns cinco minutos, aquele senhor levantou-se e me disse asperamente ´Eu não tenho tempo a perder com conversinhas sem sentido prático. Não vim até esta escola para ouvir falar de video-games ou outra curiosidade qualquer.´
Eu estava, em 1986, falando sobre o Macintosh, mouse, ícones...
Bem... Vieram crises e este ´entendido´ foi um dos primeiros a ser despedido lá na big-one. Parece que o consideraram ´muito atrás no seu tempo´.
Comentários ácidos à parte, a interface MDI não deverá ser abandonada (a não ser, como comentou o Ederson, que decretem uma lei proibindo-A). Por outro lado, como disse o Massuda, a maioria dos programas MDI pecam pela própria concepção da interface com os usuários.
Em um soft MDI, pelo conceito que o define, as janelas devem se integrar e permitir interação entre si.
Por exemplo: um controle de estoque não deveria deixar dois formulários de cadastro de produto ficarem abertos ao mesmo tempo, certo? EEERRRRRAADDDDOOOOOO !!!!
Um administrador precisa ver duas ou mais ´fichas´ ao mesmo tempo. Comparar o registros dos produtos. Ater-se a detalhes que só com a comparação lado-a-lado poderá tomar uma decisão.
Por outro lado, lá para o encarregado do almoxarifado, sua rotina diz respeito a prestar atenção em um único documento de cada vez: ele dá entrada em um pedido, reproduzindo uma cópia. Não vai precisar, então, de vários formulários abertos ao mesmo tempo. Ou seja, existe momentos que um formulário deve ser aberto n-vezes, em outras, apenas uma.
Em meu software para advogados, é possível ver ao mesmo tempo o formulário de clientes, partes contrárias, processos... Tal como em uma mesa, tudo fica disponível o tempo todo. É assim que um advogado trabalha: interagindo entre vários documentos. É isso que reproduzo para ele na tela do computador. Porém, a tela de acréscimo ou de novo registro de processo não pode ser aberta mais de uma vez.
Mais uma coisa importante: o .Net prevê e dá sustentação aos MDIs. Prova disso é a própria interface do VS e do D2005. A Microsoft não é boba...
O que me deixa muito irritado é alguns usando interface MDI, porém exibindo os formulários filhos com .ShowModal ... Isso é um absurdo. ShowModal é para diálogos restritos. Não para formulários comuns. O ruim é que até professores de faculdade dão péssimos exemplos.
Agora, menos técnico, mais pessoal, quero expressar que DETESTO navegar na Internet com o IE. Quando vou pesquisar, quero ver e comparar várias coisas. Num instantinho o desktop fica todo bagunçado. Muitas vezes, para eu achar uma janela em específico, preciso ficar restaurando e minimizando outras tantas, até que o assunto procurado venha para frente. O IE deveria ser apresentado, também, na forma de tabs ou em MDIs.
Na minha opinião, a Microsoft começou a dar enfase em interfaces SDI quando percebeu coisas que eu vi várias vezes em centenas de lugares onde prestei consultoria e treinamento: o usuário ´leigo plus´ minimizava uma janela do Word para consultar uma tabela de preços no Excel. Depois, ao invés de restaurar o documento em que trabalhava, clicava (e já dava trabalho com o clique-duplo) no ícone do aplicativo e abria um novo documento em branco. Além disso, griatava ´Essa m. comeu todo o meu trabalho´. No começo, imagiando que ele havia fechado o doc, eu devolvia o grito pedindo que ele abrisse o documento de novo a partir do menu Arquivo. Então vinha: ´Não falei! Ele comeu quase tudo... Só tem um pedacinho aqui e não posso nem editar porque tá travado... Olha ai, ó! Somente pra leitura.´
Dizia um colega, pior que três [i:da1198a2e2]analfabáiticos[/i:da1198a2e2] é um [u:da1198a2e2]leigo plus[/u:da1198a2e2]. Ele não confessa que não sabe porcaria alguma e fica fazendo você perder tempo com explicações exotéricas de como deveria ser e não é.
Até mais, senhores. Espero que ninguém fique ofendido com a pequena dose de cinismo.
Gostei + 0
08/10/2005
Mysys
ex: meu cliente esta fazendo uma locacao pra um cliente ai esse cliente fala .. ´ja volto vou buscar outra titulo´ meu cliente simplismente inicia uma nova locacao ou 3 ou 4 ou inicia devolucao ou cadastro de cliente consulta qualquer coisa simultaneamente .. isso é uma nessecidade dos meus clientes ...
CADA CASO É UM CASO .. exatamente como tem gente que usa mysql ´ como eu ´ e tem gente que precisa de uma base mais robusta SQL-Server ou oracle ..
Gostei + 0
08/10/2005
Rjun
Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, acho que [url=http://www.ssw.com.au/ssw/]Adam Cogan[/url] não estaria muito preocupado com isso.
Gostei + 0
18/09/2007
Eduardo7
Eu acho q o IBExpert tem uma das melhores interfaces MDI.
É muito facil, agil, rapido, bonito. tudo de bom..
Tenho quase certeza que a AKSoftware usou componentes da DevExpress.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)