Fórum [Off Topic] Contrato de desenvolvimento de software #260935
02/12/2004
0
Gostaria de saber como é feito um contrato, se é cobrado por hora ou pelo projeto inteiro, como é cobrado a manutenção, qual valor de mercado geralmente cobrado, enfim, gostaria de saber dicas de quanto cobrar em um desenvolvimento de um software.
Este é o meu primeiro software para ser vendido. Não gostaria de cobrar o justo.
A princípio o desenvolvimento vai ser em Delphi 7 e Interbase, mas o BD pode ser trocado para SQL Server.
Valeu a força!!!
JR.
Jrjoliv2003
Curtir tópico
+ 0Posts
04/01/2005
Marcosalex
Colega, eu sugiro que voce procure um advogado que possa fornecer um modelo de contrato. Não sai caro e te fornece uma blindagem muito boa contra eventuais problemas. Fizemos isso aqui na empresa e hoje nosso contrato tem 15 páginas e nunca mais fomos lesados de forma alguma com nenhum cliente. E, ao contrário do que pensamos, os clientes também preferiram, já que sentem muito mais segurança.
Mas de qualquer forma, vai umas dicas:
voce pode cobrar tanto por um preço fechado quanto por hora. Mas lembre-se de especificar no contrato que depois do software implantado, como serão os custos.
Deslocamento, suporte por telefone ou direto, alterações que não estavam previstas (isso é fundamental. Depois de entregue o usuário sempre vai pedir alguma coisa a mais.)
Lembre de especificar o que é da responsabilidade de cada um. Por exemplo, instalação e configuração do Windows, treinamento de alguém para usar o software, etc.
Gostei + 0
04/01/2005
Reginaldo174
Existem vários critérios que podem ser considerados na hora de cobrar por um sistema. Mas é muito importante que vc consiga estabelecer um padrão, Porque poderá haver casos em que vc ficaria prejudicado se cobrar o mesmo valor que cobrou de outro cliente na mesma área.
Eu cobro hora técnica. Assim calculo o tempo gasto no desenvolvimento para saber o valor total do projeto. ex : 40 horas (uma semana), hora técnica R$30,00 então
Gostei + 0
04/01/2005
Marcelo_mileris
Marcelo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)