GARANTIR DESCONTO

Fórum [off topic] Criar ou não DataModule somente p/ pesquisa ? #354116

20/02/2008

0

Olá amigos,

Uso Delphi7 e Firebird 1.5.

Sempre usei em meus projetos 1 DataModule somente, usando SQLConnection e o trio de componentes SQLDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet para acesso a cada tabela ...

Vi recentemente dica para usar dois DMs, um DM para pesquisa, e outro para inserir, alterar, excluir do banco ...

Gostaria da opinião dos amigos ...

Obrigado.
Francisco.

Francisco.riva1

Francisco.riva1

Responder

20/02/2008

Pestana_

o dataModule é somente um repositório de componentes não visuais!

Agora se você quer usar um dataModule ou mais, isso depende da quantidade de componetes que seu sistema possui, caso seu sistema possui muitos componentes e quiser criar mais um dataModule para organizar melhor, isso é valido.

flw.

Responder

Gostei + 0

20/02/2008

Francisco.riva1

Olá Pestana_,

E quanto ao fato de usar componentes apenas para pesquisa (separado daqueles para inclusão, alteração, exclusão no banco) .... acha que isto tb é válido ?

Abraços,
Francisco.

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Pestana_

Francisco eu coloco tudo em um dataModule, mas se você quer criar mais um dataModule para colocar componentes de pesquisa, fica a critério seu!

flw.

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paullsoftware

Eu creio que o ideal é realmente você ter um DataModule para cada Módulo (Parte) do seu sistema. Em todos os meus sistemas eu uso no mínimo dois DataModules, um para a parte de Cadastro e outro para Consultas, filtros e Relatórios. Agora tô distribuindo ainda mais para facilitar na manutenção do sistema eu crio um DataModule para Determinada área do sistema, tipo: Financeiro, Pesquisa, Cadastro, Relatorio e Um Geral onde coloco o componente de conexão e algumas funções... mais o interessante seria você somente criar o DataModule no momento em que for usá-lo como um form ,e, em seguida destruílo para liberar espaço da memória, é só uma opinião de como trabalho, espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paullsoftware

Eu creio que o ideal é realmente você ter um DataModule para cada Módulo (Parte) do seu sistema. Em todos os meus sistemas eu uso no mínimo dois DataModules, um para a parte de Cadastro e outro para Consultas, filtros e Relatórios. Agora tô distribuindo ainda mais para facilitar na manutenção do sistema eu crio um DataModule para Determinada área do sistema, tipo: Financeiro, Pesquisa, Cadastro, Relatorio e Um Geral onde coloco o componente de conexão e algumas funções... mais o interessante seria você somente criar o DataModule no momento em que for usá-lo como um form ,e, em seguida destruílo para liberar espaço da memória, é só uma opinião de como trabalho, espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paullsoftware

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paullsoftware

Desculpa pessoal, estava apresentando um erro, por isso re-enviei os posts...

[color=red:737ff8f5f1]Será que algum moderador pode dar uma forcinha e deletar o excesso de respostas???[/color:737ff8f5f1] :wink:

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paulo

Eu trabalho em tres camadas, por isso, uso vários DataModulos, um Principal e outros internos, mas a idéia para um Client?Server é a mesma. Para cada parte do programa, eu uso um datamodulo, ex:
Financeiro, Cadastro, Fiscal, PDV, Relatorios, Gerenciais, Estoque e etc...

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Francisco.riva1

Olá amigos,

Na verdade, a dúvida maior seria: Criar ou não componentes de pesquisa separados de componentes de atualização do banco ?

Quanto a separar em vários DMs, concordo com vcs ... separar por partes fica bom !

Criar em tempo de execução, também acho boa prática pois além de economizar memória, o tempo de carregamento do sistema também fica menor (mais distribuido) !

Agora para isso tem que ter um bom planejamento :)

Abraços,
Obrigado a todos.
Francisco.

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Paullsoftware

Olá amigos, Na verdade, a dúvida maior seria: Criar ou não componentes de pesquisa separados de componentes de atualização do banco ?
Com certeza devemos criar componentes auxiliares para executar pesquisas e atualização, inserção ou exclusão de dados do banco... para pesquisa e exclusão e pesquisa eu uso apenas um [b:f0db005e21]CdsAux[/b:f0db005e21] pra facilitar!!! :wink:
Agora para isso tem que ter um bom planejamento :)
Acho que todo sistema por menor ou mas simples que ele seja tem que se fazer no papel primeiro (um planejamento), pois, clientes sempre querem algo a mas e depois de um certo tempo sem mexer no projeto a gente leva pau pra encontrar determinadas rotinas e implementações :lol:

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Francisco.riva1

Resumindo (o q pude entender) :

Se a aplicação tiver um porte razoável ..

Separar DM por ´afinidade´ Financeiro, Cadastros, etc
Criar DM em tempo de execução.
Criar componentes de acesso para Consulta, Manutenção, etc

Se alguém quiser acrescentar algo ...

Obrigado a todos pela atenção.
Abraços,
Francisco.

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Targinosilveira

Meus caros amigos, eu parto do principio que nesse caso a fome é quem vai dar o maior gosto da comida, :D .

Acredtio que se é uma aplicação com muitos modulos, há sim uma necessidade de se separar varios DM por modulo, isso seria não interessante mas algo eficaz de verdade.

Em simples aplicaçães não vejo essa necessidade.

Um abraço a todos.

Responder

Gostei + 0

21/02/2008

Francisco.riva1

É isso aí TarginoSilveira ...

Aproveitando sua idéia ... só ´comendo´ é que descobrimos o tamanho da fome :)

Ou seja, só com um pouco de prática para podermos determinar melhor as necessidades !

Abraços,
Francisco.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar