Fórum [off-topic] Duvida sobre programadores X futuro ... #224534
05/04/2004
0
Bem só gostaria de desabafar um pouco. Sou um rapaz de 25 anos de idade sempre fui ligado a informática e manjo bastante de redes porém a uns 2/3 anos estou fortemente ligado a programação, no caso Delphi foi a que eu mais gostei e estou completamente envolvido com ela e disposto a quebrar barreiras e seguir esta profissão. Bem meu desafabo: Falo com muitas pessoas no dia a dia, na net, leio forums, discussões enfim sabemos que a tecnologia anda rápido quando nos damos por conta as coisas já mudaram e temos que viver a nos adaptar a elas, ou seja ao mundo, bem ouvi por ae de que Delphi iria sumir após algum tempo assim como outras linguagens pois essa nova tecnologia do .NET já foi redirecionada a outros tipo de tratamento das aplicações e não mais por VCL e APIs enfim não quero entrar em detalhes pois como disse sou novato e não saberia explicar ao certo, até pode ser por eu ser tão novato que posso estar entendendo mal e até mesmo meio assustado. Pois como falei é isso que quero pra mim vou seguir como profissão e investir pesado nisso com meu tempo e até mesmos cursos que são caros e várias pessoas dizendo que isso poderá morrer, entendem ? è chato ouvir isso então gostaria de ouvir de vocês programadores experientes que lidam a anos no dia a dia e estão muito mais por dentro, enfim neste forum existe muitas pessoas então poderei ouvir um pouco de cada um que resolver responder pra mim será o suficiente.
Obs.: Sei que as coisas não funcionam do dia para noite quando se diz em acabar mas fico assustado quando ouço esses comentários de o que você deseja se dedicar possa acabar.
Obrigado a todos mesmo :D
Junior
Koringa
Curtir tópico
+ 0Posts
07/04/2004
Skaarj
Sim, muda rápido, saem linguagens novas e tudo mais..
Mas a técnica fica..
O que tu sabe de programação em delphi é o mesmo pra Java, por exemplo, só muda os comandos..
E outras, as empresas não são esfomeadas por tecnologia ao ponto de migrar seus sistemas tão logo saia uma linguagem [i:01c7a4b0d0]top[/i:01c7a4b0d0].
Vamos pegar de exemplo o HSBC, migrou seu sistema de contas corrente de cobol pra outra linguagem [Java, .NET o q for?] não.. Pelo simples fato que sai caro.. Muito caro nesse caso..
Agora, pense em clientes pequenos.. Eles tão pouco se lixando para a linguagem que você usa.. Desde que funcione e tenha as informações quando precisa e consiga usar o sistema de forma agradável e amigável, escreva até em clipper!!
Blz cara?
Boa sorte!
Gostei + 0
08/04/2004
Martins_vicente
Não se preocupe! A linguagem Delphi não vai sumir por causa da tecnologia .Net (muito pelo contrário... a expansão no uso dessa tecnologia vai alavancar as vendas das ferramentas: C# Builder e Delphi 8 da Borland!).
Pode pegar pesado no Delphi que seu conhecimento vai ser aproveitado sim na atual (8) e nas futuras versões do Delphi para .Net
Boa sorte!
Gostei + 0
08/04/2004
Luis Neto
Me chamo Luis Neto, sou designer gráfico, trabalho numa agência de publicidade em Teresina-PI, e aos 2 anos tb me enteressei por programação em delphi e dai surgiu o mesmo ´medo´, pois uns caras mais antigos de programação me convidaram para um curso de uma outra linguagem de programação para internet. Então me perguntei: Começei um dia desse delphi, para mudar? não conseguir explorar nem 15¬? Deceidi não vazer o outro curso, pois além de custar R$ 1.500,00 não me enteressei muito. Estou muito inspirado com delphi, com aliberdade que tenho em interagir meu conhecimento com a necessidade de empresas.
Continue firme (falo os que estão começando. como nós)
Abraços Luis Neto
----------------------
Nada sabem os que não tentam.
Gostei + 0
08/04/2004
Maxwell_monteiro
Gostei + 0
08/04/2004
Galdino Vilela
É aquela história, quando surgiu os e-mail diziam por aí que os Correios iam falir... Agora me responda: FALIRAM???
Então bixo... fica frio...
Gostei + 0
08/04/2004
Vinicius2k
Não fique tão preocupado com esta situação. Na verdade acredito que está sendo feito uma espécie de terrorismo em cima do assunto .Net...
Nos estamos no meio de uma mudança significativa, um avanço, para
uma nova plataforma, por isso faz-se um grande ´barulho´ em cima de uma coisa que não é tão grave assim...
Apesar de não ser grande conhecedor do assunto .Net, não creio que hajam motivos para apavorar-se... pra começar não existe data oficial para o lançamento do novo O.S da microsoft baseado em .Net e mesmo quando lançado, ninguém vai sair migrando toda sua estrutura de negócios da noite para o dia... caso seja necessário, vc terá tempo hábil para adaptar-se, só não pode ficar desinformado... fique sempre ligado nas novidades...
Vou citar um exemplo pessoal : eu passei pela transições DOS -> Win16 ->Win32 e não tive nenhuma experiência traumática... ao contrário... mesmo com o O.S trabalhando sobre outra plataforma vc realmente acha que o suporte a plataforma antiga será removido? com certeza somente a longo prazo... tenho 2 grandes sistemas e tbm alguns menores escritos no saudoso Clipper, operando a ´pleno vapor´ até hoje, sobre servidores Windows 2000 e estações NT/9X/Me/2K/XP... estes clientes simplesmente não quiseram que eu fizesse a migração pois estão satisfeitos com os resultados... para a grande maioria das empresas não importa a plataforma do sistema, desque ele funcione em harmonia e dê os resultados esperados.
Não estou dizendo que se deve parar no tempo, mas apenas exemplificando que o processo de adaptação à novas tecnologias é sempre demorado para a maioria das empresas pois requer investimento alto... fique ligado nas tecnologias que aparecem mas trabalhe para a realidade atual do mercado... e convenhamos que .Net ainda está longe de ser uma realidade do mercado, exceto para aplicações Web... [b:6cc5b20dfe]na minha opinião[/b:6cc5b20dfe], [b:6cc5b20dfe]hoje[/b:6cc5b20dfe], compilar um sistema em Delphi 8 e ficar preso no tal do .Net Framework rodando é perder tempo e queimar a ´mufa´ a toa se temos a VCL 100¬ aprovada e os .exe Win32... estudar sim... implementar para vender ainda acho cedo demais...
Estas são opiniões pessoais... espero ter contribuído para a solução da sua dúvida...
T+
Gostei + 0
08/04/2004
Aroldo Zanela
Colegas,
Com todo o respeito aos demais comentários já efetuados, acredito que este tem muito a ver com nossa situação atual. Eu havia feito um comentário antes das mensagens desaparecerem, onde eu dizia que a programação propriamente dita da forma que conhecemos hoje, deverá extinguir-se completamente.
No entanto, a única certeza que podemos ter é que o futuro é incerto como sempre foi, precisamos estar atentos e preparados para agarrar as oportunidades a nossa frente.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)