Fórum [off-topic] ´NULL´ em trigger no IB #254910

18/10/2004

0

pessoal...

Uso: Delphi 7, Cds, SqlQry, SqlConnection, Ib 6.0
to fazendo uma trigger e cheguei um prob.

/*PEGA O CODIGO DO CAIXA*/
      select cod_caixa
        from funccaixa
        where cod_emp=NEW.cod_emp and codsen=new.codsen
        INTO :V_CODCAIXA;

aqui eu tento pegar o numero do caixa... se for o funcionario for um caixa... mas se o funcionario non for enton ele retorna vazio... (ateh aqui funca certinho)

/*se non encontrou um caixa enton quem abriu non eh um caixa... enton jogar no caixa financieiro*/
      if (:V_CODCAIXA=´NULL´) then
        select c.vendabert
          from tabcaixa c, funccaixa f, cadsen e
          where c.cod_emp=new.cod_emp and c.datahoraf is null
                and c.vendabert=f.cod_caixa and c.cod_emp=f.cod_emp and f.codsen=e.codsen and e.tipo_sen<>1
          INTO :V_CODCAIXA;

Aqui... se lah em cima vier Null enton eu faco esse select p achar se o caixa Financeiro esta aberto e dae eu jogo nele sem importar qual eh o funcionario

[b:7a34da6c95]Problema[/b:7a34da6c95]: Eh o seguinte [b:7a34da6c95]if (:V_CODCAIXA=´NULL´) then[/b:7a34da6c95] non esta funcando.... eu estou debugando a trigger a variavel eh Null mas ele non vai p o then simplesmente sai... como eu faco essa comparacao de NULL?

Osocram

Osocram

Responder

18/10/2004

Gandalf.nho

Você está passando o NULL como se fosse uma string. Use assim:

if (V_CODCAIXA IS NULL) then

Responder

Gostei + 0

18/10/2004

Vinicius2k

Colega,

Duas coisas :
1. NULL não é uma String.
2. Os [color=red:58762a96a5][b:58762a96a5]:[/b:58762a96a5][/color:58762a96a5] (dois pontos) só são usados dentro de instruções SQL.

if (V_CODCAIXA is null) then
...

T+

Responder

Gostei + 0

18/10/2004

Osocram

Colega, Duas coisas : 1. NULL não é uma String. 2. Os [color=red:07da41ae3a][b:07da41ae3a]:[/b:07da41ae3a][/color:07da41ae3a] (dois pontos) só são usados dentro de instruções SQL.
if (V_CODCAIXA is null) then
...
T+

na verdade isso eh uma trigger enton tenho q colocar (dois pontos) p dizer q eh uma variavel....

tem lugares q se eu non coloco ele dah erro...

eu tinha tentando V_CodCaixa = null, V_codCaixa.isNull
hauhauhah nenhum dava certo....

vou tentar esse ae q vcs passaram, jah digo se deu certo

Responder

Gostei + 0

18/10/2004

Osocram

Galera deu certo
:D
Vlw

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar