Fórum [OFF] Trabalhar com filial... Migrar para outra linguagem? #321224

12/05/2006

0

Sei que esse tópico já foi discutido algumas vezes aqui no fórum inclusive eu já abri um que fala a respeito desse assunto, porém tenho algumas dúvidas sobre opiniões de pessoas (colegas de trabalho) que me deixam confuso, afinal para trabalhar com filiais é preciso desenvolver em outras linguagem que não seja o delphi?
Alguns pontos que fazem parte de perguntas feitas por um de meus clientes...

1 - Se a minha Matriz é aqui por exemplo (Recife) capital de PE e quero abrir uma filial em Caruaru, e quero que o sistema lá pegue todas as informações atualizadas pela base aqui da matriz, como devo fazer.
[b:b8b4271f52] - Opinião de um dos Programadores...[/b:b8b4271f52]
R - [i:b8b4271f52]Você precisa migrar para uma linguagem que trabalhe dentro do navegador, por exemplo ASP que mais seguro do que PHP por ser uma linguagem paga.
[/i:b8b4271f52]
[b:b8b4271f52] - Minha Opinião...[/b:b8b4271f52]
R - [i:b8b4271f52] Não precisa migrar para outra linguagem, se for para acessar o sistema via navegador, podemos ultilizar o proprio delphi para criar um novo sistema que rode dentro do navegador, pelo que sei a partir da versão 2005 ele veio com mais recursos for .net que possibilita esse tipo de desenvolvimento, porém acredito que para se trabalhar com uma filial assim tão distante podemos alugar um link da telemar/embratel para disponibilizar, só tenho uma dúvida se devo comprar um link para cada filial[/i:b8b4271f52]
2 - É, possível usar esse sistema que já temos sendo ultilizado aqui na matriz em uma filial?
[b:b8b4271f52] Não sei qual foi a opinião do outro colega :x [/b:b8b4271f52]
[b:b8b4271f52] Minha Opinião[/b:b8b4271f52]
R - [i:b8b4271f52]Eu disse sim, porém creio que para melhorar o desempenho do sistema na filial deve ser criado algums filtros que elimine informações desnecessárias como: não preciso ter disponível na filial informações de clientes que não são daquela região, porém acredito que o sistema deverá sofrer grandes mudanças para que funcione dessa maneira.[/i:b8b4271f52]

3 - Quanto ao uso de ASP como linguagem secundária no desenvolvimento para web, qual a sua opinião?
[b:b8b4271f52] - Opinião do outro programador[/b:b8b4271f52]
[i:b8b4271f52] R - Sem dúvidas é a melhor opção, o php existe vários bug´s que são incorrigíveis.[/i:b8b4271f52]
[b:b8b4271f52] - Minha Opinião[/b:b8b4271f52]
[i:b8b4271f52] R - Acredito que tanto ASP como o PHP podem ser ultilizado para a nossa necessidade, porém já trabalhei um pouco com os dois e ví que trabalham semelhantes, mais o ASP é uma ferramenta mais cara em termo de hospedagem, mais possue os comandos um pouco mais fáceis do que o PHP, por outro lado o php possue mais informações gratuitas na internet, inclusive sistema prontos que podem ser úteis para ultilização de algumas funções de nossa necessidade, sem falar no custo que o php é bem mais barato do que o ASP.[/i:b8b4271f52]

Bem pessoal, essas são algumas das dúvidas que ainda tenho a respeito, preciso da opinião de vocês mais experiêntes do eu nesse assunto para ter respostas mais concretas na próxima reunião.
Um abraço e grato pela atenção de todos :wink:

Paullsoftware

Paullsoftware

Responder

12/05/2006

Fabiotb

Voce pode instalar um replicador de dados , ou cria uma rede vpn entre matriz e filiais... assim vc pode colocar o teu sistema rodando como se fosse numa rede local, e outro pode interessante é a segurança dos dados, pois a rede vpn cria um canal de criptografia na internet.
Ah não precisa mudar de linguagem hehehe
Abraços

Responder

Gostei + 0

12/05/2006

Emerson Nascimento

[b:cdd7a66552]1 - Se a minha Matriz é aqui por exemplo (Recife) capital de PE e quero abrir uma filial em Caruaru, e quero que o sistema lá pegue todas as informações atualizadas pela base aqui da matriz, como devo fazer?[/b:cdd7a66552]
- Minha Opinião...
Não precisa migrar para outra linguagem. Nem precisa acessar via navegador. Você pode fazer via multicamadas.
Aqui na empresa onde eu trabalho desenvolvemos os sistemas dessa maneira. Claro que a filosofia do sistema muda: nada de grades trazendo todos os clientes, ou pedidos, ou seja lá o que for. Todas as informações devem ser solicitadas pelo usuário. Eu nunca vi um usuário entrar numa tela que abre todos os registros numa grade e ir rolando páginas até encontrar ´algo´. Ele sempre sabe do que precisa, então, nada mais inteligente do que deixar que ele solicite ao sistema. O único requisito é que o servidor tenha um IP fixo e que rode Windows posterior ao 95. Também não é necessário nenhum link dedicado, nem VPN, nem Terminal Services ou qualquer emulador remoto.
Pra você ter idéia, o sistema aqui da empresa roda bem até em conexões discadas.

[b:cdd7a66552]2 - É, possível usar esse sistema que já temos sendo ultilizado aqui na matriz em uma filial?[/b:cdd7a66552]
- Minha Opinião
Com pequenas alterações ele pode ser adaptado para multicamadas (com uma certa facilidade, até, desde que você já utilize datasetproviders/clientdatasets). Primeiro você monta o acesso remoto e o sistema passa a ser funcional. Depois de um tempo você pode torná-lo realmente multicamadas, com as regras de negócio existindo apenas na camada servidora.

[b:cdd7a66552]3 - Quanto ao uso de ASP como linguagem secundária no desenvolvimento para web, qual a sua opinião? [/b:cdd7a66552]
- Minha Opinião
Acredito que tanto ASP como o PHP podem ser ultilizado para a sua necessidade, porém elas são, nesse caso, dispensáveis. Aqui aplica-se a mesma resposta dada à sua primeira pergunta.

Bem, eis a minha humilde opinião.

Responder

Gostei + 0

12/05/2006

Paullsoftware

Fábio Emerson, muito boa a resposta de vc´s...
Vou analisar e fazer alguns testes por aqui, tb vou ver a possibilidade e estudar para adquirir conhecimentos sobre VPN para necessidades futuras, porém as ideias passadas pelo Emerson é muito interessante.
:arrow: Algumas das dúvidas que tenho é...
preciso apenas disponibilizar o IP desse servidor, mais se ele já está conectado com um IP local na rede como faço para deixar esse IP público, tenho que instalar uma nova placa de rede?

Responder

Gostei + 0

12/05/2006

Crash

ola amigo... se vc usa um ip local no seu computador servidor... e usa algum tipo de roteador ou servidor de internet, vc vai ter q fazer o redirecionamento das portas para esse computador servidor. Eu nao me lembro direito quais sao as portas, mais se possivel redirecione todas. No caso de modens ADSL, vc tera de usar NAT/NAPT para fazer esse redirecionamento.

t+

Responder

Gostei + 0

13/05/2006

Paullsoftware

ola amigo... se vc usa um ip local no seu computador servidor... e usa algum tipo de roteador ou servidor de internet, vc vai ter q fazer o redirecionamento das portas para esse computador servidor. Eu nao me lembro direito quais sao as portas, mais se possivel redirecione todas. No caso de modens ADSL, vc tera de usar NAT/NAPT para fazer esse redirecionamento. t+

certo, mais vc sabe como faço isso usando NAT/NAPT qual IP defino em Privado e Publico, sempre que precisei fazer isso eu usava FireWall/DMZ e informava o IP alí, nunca fiz usando NAT... podessue algum exemplo, ou pode me dar algum? ficaria grato :wink:

Responder

Gostei + 0

14/05/2006

Dopi

Pra você ter idéia, o sistema aqui da empresa roda bem até em conexões discadas.

Ola Emerson

Qual Banco de Dados e componentes de acesso vcs estão usando ?

Tentei uma conexão remota com o dbExpress + FireBird, porém ele demora uma eternidade para ´baixar´ os Metadados sempre que a conexão é aberta a primeira vez... Depois disso fica muito rápido, mas ela chega a demorar 1,5 minutos para baixar os Metadados antes da primeira consulta...

Responder

Gostei + 0

15/05/2006

Eselvati

Dopi, estou usando firebird+dbexpress como vc, e nao tem qquer demora para consultas, inserts e updates, usando com+ ou SOAP (este ultimo é mais lento), rodando um servidor de aplicacao (.dll), so nao fiz testes qto ´baixar metadados´ como vc mencionou...

eu fiquei dias tendo problemas deste tipo(lentidao em alguns modulos do programa), mas consegui descobrir gargalos na minha conexao com o servidor de aplicacao e com a internet....

Ederson Selvati

Responder

Gostei + 0

15/05/2006

Dopi

Obrigado pela resposta Ederson,

Tentei usar uma conexão Direta, ou seja, 2 camadas... Digitando o IP do Servidor na linha de conexão da aplicação... Parece que a dbExpress faz muito uso dos Metadados do Banco de dados para conseguir gerar os comandos de atualização... só não entendo porque demora tanto para baixar esses metadados... Depois que essas informações são baixadas o sistema fica bem rápido, mesmo consultas ´pesadas´ que retornam vários registros, são executadas rápidamente, pois nesses casos uso a propriedade [b:f49fdfa114]PacketRecords[/b:f49fdfa114]

Mas além de estar usando dbExpress e FireBird estou usando uma [url=http://www.progdigy.com/modules.php?name=UIB]DLL da UIB para dbExpress[/url]... Ou seja, são muitas variaveis, não acredito que a lentidão não seja no FireBird, mas preciso gastar um tempo e fazer testes com outras combinações de Componentes de acesso a dados e/ou DLLs para FireBird/dbExpress

Responder

Gostei + 0

15/05/2006

Emerson Nascimento

[quote:a49b66c893=´emerson.en´] Pra você ter idéia, o sistema aqui da empresa roda bem até em conexões discadas.

Ola Emerson

Qual Banco de Dados e componentes de acesso vcs estão usando ?

Tentei uma conexão remota com o dbExpress + FireBird, porém ele demora uma eternidade para ´baixar´ os Metadados sempre que a conexão é aberta a primeira vez... Depois disso fica muito rápido, mas ela chega a demorar 1,5 minutos para baixar os Metadados antes da primeira consulta...[/quote:a49b66c893]

Eu utilizo dbExpress com SQL Server 2000 e também com Firebird. Como disse o Ederson, veja se não há algum gargalo na sua conexão, como execução de algum evento desnecessário ou algum dataset que foi compilado ´aberto´. Feche todos os datasets e a conexão antes de compilar seu sistema. Outra coisa: lembre-se que a filosofia de desenvolvimento multicamadas é semelhante ao desenvolvimento client/server: só traga para o cliente o que ele solicitar. não traga informações desnecessariamente, pois isso onera o desempenho do seu sistema. Utilize ao máximo os recursos do banco, principalmente stored procedures. No caso de relatórios é o ideal. Alguns desenvolvedores fazem a seleção dos dados para depois ´tratarem´ do relatório na aplicação cliente. Faça com SPs e torne seu sistema ainda mais rápido.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar