Onde Gravar um Ini dentro do Windows VISTA

30/07/2008

0

Olá pessoal

Eu tentei gravar um arquivo .INI no Windows Vista, para gravar configurações, primeiramente no diretório da minha aplicação, o que não funciona, depois tentei no Common Applications e que tb não deu e nem no diretório de Aplicações Local também tive problemas. Só que eu não sei se meu problema é relacionado com onde gravar no Vista ou simplesmente, porque eu não consigo ver o nome dos diretórios direito...

Então vamos as questões, onde é recomendado gravar as configurações do sistema, tais como localização dos dados. Ainda é num ini, como era recomendado anteriormente? Ou devo criar um arquivo .txt, .cfg, mesmo que contenha os dados do ini?? OU devo usar as configurações locais do registro, o que não era recomendado pelo MS anteriormente??


Oswaldosaraujo

Oswaldosaraujo

Responder

Posts

30/07/2008

Luiz Henrique

Bom dia Oswaldo.

Veja, nao ha problema em usar .INI com o Vista. Sobre seu uso, se tiver dando problema, verifique se ha compartilhamento, se vc pode gravar e etc....podera ser qualquer coisa, inclusive a forma(comando) que esta tentando gravar pela tua aplicacao.
Sobre a escolha de que tipo de estrutura vai usar, e uma escolha pessoal e em alguns momentos devera ser levado em conta quais as informacoes que serao salvas e que tipo de acesso fará. Mas pode ser .INI/.XML ou ate banco relacional mesmo.

Abraço


Responder

30/07/2008

Rodc

Mas o que é o ´não funciona´? Dá um erro? Qual erro?
No Windows Vista não é aconselhado salvar dados do usuário na pasta Arquivos de Programas. Todos os dados do usuário deveriam ser salvos em suas respectivas pastas. Se for um dado visivel ao usuário salva em Meus Documentos, e se for configuração do sistema salva em Dados de Aplicativos, mas do usuário atual.


Responder

30/07/2008

Mahdak

Mas o que é o ´não funciona´? Dá um erro? Qual erro? No Windows Vista não é aconselhado salvar dados do usuário na pasta Arquivos de Programas. Todos os dados do usuário deveriam ser salvos em suas respectivas pastas. Se for um dado visivel ao usuário salva em Meus Documentos, e se for configuração do sistema salva em Dados de Aplicativos, mas do usuário atual.


e ai rodc essa eu nao sabia ainda. tambem uso ini. tive problemas no inicio tambem, mas depois que desabilitei o ´User Account Control´ to conseguindo gravar os ini atraves da minha aplicação. nao sei se to falando besteira, pois to falando tudo isso empiricamente.

um forte abraço!


Responder

30/07/2008

Oswaldosaraujo

Quando se pede para criar um arquivo ou mudar uma configuração qq, simplesmente não é realizado ou dá um erro de acesso...e eu não quero desligar o UAC...

Mas a questão é teórica. Por exemplo, tenho duas situações:
gravar configurações do localização de dados e registro do sistema...e configurações locais do usuário, como preferências de uso...só que se eu configuro e coloco direto em, por exemplo
C:\Documents and Settings\Usuario\Meu Sistema só fica a configuração para aquele usuário e não para a estação...é isso?

A minha aplicação, não consegue gravar um novo diretório com um ini dentro em tempo de execução em APPData e nem em COMMONAPPData, respectivamente em C:\Documents and Settings\Usuario\Dados de aplicativos e C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos ...
??

Eu quero saber onde eu devo gravar estas informações. Há um tempo atrás tive um problema semelhante com o Windows2000, pois eu usava o Registro e isto era totalmente desaconselhado pela propria MS, havia um concenso de se usar os ini´s dentro do diretório da aplicação. O que eu quero saber é qual a orientação com relação ao VISTA...

Opções:

1) Cada usuário tem q. registrar e reconfigurar a aplicação, ou seja : ter a sua própria configuração, no C:\Documents and Settings\Usuario\Minha Aplicação

2) devo criar um diretório na instalação do programa com todos os direitos e usa-lo, por exemplo C:\Minha Aplicação ?!??!

3) Eu posso gravar um novo diretório com um ini dentro em tempo de execução em APPData C:\Documents and Settings\Usuario\Dados de aplicativos\Minha Aplicação ??

4) Ou em C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos ...
??


Responder

30/07/2008

Rodc

Não existe Document and Settings no Windows Vista, ele foi trocado para Users. Do mesmo geito que não existe mais Arquivos de Programas, está como Program Files. Apesar de no Windows Explorer aparecer traduzido. :D
No tópico http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=57114 tem um código que pega a pasta do usuário.
É recomendado que nunca use direto o caminho para as pastas Arquivos de Programas, Documents and Settings, Windows e System32. Use sempre funções da API do Windows que lhe retornam o caminho correto dependendo o idioma e da versão do Windows.
No tópico http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=94285 é descrito mais algumas particularidades do Vista que podem lhe ser útil.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar