GARANTIR DESCONTO

Fórum OPenSSL - Ciframento/Deciframento AES #473485

20/03/2014

0

Olá,

Estou com uma dúvida em um exercício da faculdade só preciso de um "norte", pois não entendo mto o OpenSSL, abaixo tem um dos exercícios.

Crie um arquivo texto contendo o seu nome completo e liste o tamanho dele em bytes em uma janela de terminal. (O que eu entendi que eu tenho que criar um arquivo texto com o meu nome completo, criei nesse caminho: c:\M1OpenSLL\arquivo_entrada.txt).

Em seguida, o roteiro pede que execute o seguinte comando para cifrar com AES:
Ciframaneto

openssl aes-128-ecb -in <arquivo de entrada>
-out <arquivo de saída> -K <chave em hexadecimal> -iv 0

Deciframento:
openssl aes-128-ecb -d -in <arquvido cifrado>[img:descricao=Comando executados]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/332507-20140320-203116.jpg[/img]
-out <arquivo decifrado> -K <chave hexadecimal> -iv 0

eu não entendi o que eu insiro nesses campos <arquivo de entrada> , <arquivo de saída> e <chave em hexadecimal>.

encontra - se em anexo o que eu tentei fazer.
Diego Silva

Diego Silva

Responder

20/03/2014

Mariana Carvalho

eu não entendi muito bem, ele criar arquivos apartir do prompt?
Responder

Gostei + 0

20/03/2014

Fernanda Acacia

Diego, desculpa, tb não entendi.
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Diego Silva

Não sei se eu instalei o OpenSSL errado, acessei esse link: http://slproweb.com/products/Win32OpenSSL.html e instalei o "Win32 OpenSSL v1.0.1f".

Depois tem uma parte do roteiro que eu tenho que seguir:

2 Cifras simétricas
2.1 AES
O AES é uma cifra simétrica de blocos que processa blocos em claro de 128 bits gerando blocos cifrados de 128 bits. A chave pode ter tamanhos 128,192 ou 256 bits.
2.2.1 Geração de chaves
Para gerar uma chave de 128 bits, execute o seguinte comando:
openssl rand -hex 16
A saída terá a seguinte estrutura:
3de475ba93f7ac0c86031a845923bdbd
2.2.2 Ciframento
Crie um arquivo de texto contendo o seu nome completo e liste o tamanho dele em bytes em uma janela de terminal.
Em Seguida, o cifre com AES utilizando o seguinte comando:
openssl aes-128-ecb -in <arquivo de entrada> -out <arquivo de saída> -K <chave em hexadecimal> -iv 0

2.2.3 Deciframento
O seguinte comando é utilizado para deciframento:
openssl aes-128-ecb -d -in <arquivo cifrado> -out <arquivo decifrado> -K <chave em hexadecimal> -iv 0

Decifre o arquivo obtido no item anterior e verifique que o resultado é igual ao arquivo original.

Bom essa parte é o inicio do roteiro que eu tenho que fazer, mais não estou entendendo como faço para executar esses comandos....
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Mariana Carvalho

Diego, desculpa, mas não nada sobre esse assunto, pra falar a verdade não sei de qual area especifica.
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Diego Silva

opa sem problemas... eu conseguir fazer aqui, mesmo assim obrigado pela atenção!
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Fernanda Acacia

eu tb Diego, me diz uma coisa, para que serve esse exercicio? e qual curso vc faz?
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Mariana Carvalho

opa sem problemas... eu conseguir fazer aqui, mesmo assim obrigado pela atenção!

tudo bem, desculpa qualquer coisa.
Responder

Gostei + 0

21/03/2014

Diego Silva

Eu estou cursando Analise e Desenvolvimento de Sistema e essa matéria é Segurança e Auditoria da Informação onde estudamos AES, RSA, Funçoes de hash criptograficas; assinaturas digitais; certificado digital e agora tenho que colocar em prática com esses exercícios.
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Fernanda Acacia

poxa, achei bem especifico esse conteudo, para analise e desenvolvimento de sistemas.
Responder

Gostei + 0

03/04/2014

Mariana Carvalho

eu tb nunca tinha ouvido falar.
Responder

Gostei + 0

05/04/2014

Roniere Almeida

Diego, tem alguma apostila sobre o tema? pode disponibilizar?
Responder

Gostei + 0

05/04/2014

Diego Silva

Infelizmente eu não tenho, apenas os slide das aulas...
Responder

Gostei + 0

05/04/2014

Roniere Almeida

pode mandar por email?
Responder

Gostei + 0

07/04/2014

Roniere Almeida

pode mandar?
Responder

Gostei + 0

09/04/2014

Mariana Carvalho

Diego????
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar