Fórum operações matemáticas #183696

23/09/2003

0

sou iniciante de delphi e gostaria de saber como se faz para somar, dividir, etc. valores que estão em um dbedit.

Luc2403

Luc2403

Responder

23/09/2003

Machado

Eu utilizo desta maneira:

tb_produtosquant.value+tb_entradaquantidade.value (soma)
tb_produtosquant.value*tb_entradaquantidade.value (multiplicação)
tb_produtosquant.value/tb_entradaquantidade.value (divisão)

no seu caso você deve colocar em um evento (o que for mais adequado a sua aplicação) o que deseja calcular ex.:

dbedit1.text*dbedit2.text;
dbedit1.text+dbedit2.text;
dbedit1.text/dbedit2.text;

não tenho certeza mas talvez seje preciso converter os dados para interger ou real. Vai tentando ai ok.

Responder

Gostei + 0

23/09/2003

Mmtoor

Prezado amigo:
como é iniciante vou te dar um exemplo bem matigado, apesar de a dica anterior funionar muito bem, tá.
Coloque tres Tedits num form e um button.

No evento onclick do button faça o seguinte:

var
v1: real;
v2: real;
begin
v1:= strtofloat(edit1.text);
v2:= strtofloat(edit2.text);
edit3.text:= floattostr(v1+v2);

depois disso, execute o exemplo, insira um valor qualquer nos edits 1 e 2 e depois clique no button e observe o que acontece no edit 3.

MMTOOR2003

Responder

Gostei + 0

24/09/2003

Zoom

No link abaixo tem as funções matemáticas do delphi. Na verdade tem uma pá de artigos. Vá rolando o menu no lado e no fim vc vai encontrar um sobre funções matemáticas. São mais avançadas do que vc pediu, mas acho que vale a pena dar uma olhada.

http://www.clubedelphi.com.br/principart.html

Responder

Gostei + 0

24/09/2003

Wbb

Acesse também este site para iniciantes, que tem muita coisa boa bem exeplicada:

http://www.geocities.com/WallStreet/Exchange/1726/computing/delphi/delphi_1.htm

wbb

Responder

Gostei + 0

27/05/2016

Sandré Cardoso

gostaria de fazer esses calculos num form integrado com sql,alguém sabe como fazer!!!!!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar