Fórum Opiniao sobre tabelas #352788
31/01/2008
0
Abs
Felipeiw
Curtir tópico
+ 0Posts
31/01/2008
Aroldo Zanela
A tabela com cardinalidade n deve possuir uma chave estrangeira para a chave primária da tabela de cardinalidade 1. Neste caso, a tabela de fluxo de caixa deverá ter duas chaves estrangeiras, sendo uma para pagamentos e outra para recebimentos. No entanto, normalmente o fluxo de caixa é um subproduto de outras rotinas (pagar, receber, tesouraria, etc) e não constitui persistência.
Gostei + 0
31/01/2008
Felipeiw
Pensei em criar 2 FK no fluxo de caixa, mas nao vai dar erro quando eu for cadastrar um recebimento ? Pois o campo que refere a tabela recebimento vai estar preenchido, mas o campo que refere a tabela pagamentos vai estar nulo, e entao da erro de FK, ou entao quando forem fazer um lancamento manual por exemplo de alguma taxa bancaria, neste caso nao vou preencher nem o campo FK do recebimento e nem o FK do pagamento.
Segundo:
Nao entendi quando vc que a tabela fluxo de caixa nao tem persistencia.
Obrigado
Gostei + 0
31/01/2008
Aroldo Zanela
1. Campos nulos em chaves estrangeira não geram erros;
2. Quis dizer que o fluxo de caixa é resultado das rotinas. No seu caso especificamente com base no seu exemplo, ao invés de efetuar um lançamento e gravar (persistir) na tabela de fluxo de caixa, deveria ser feito um lançamento na rotina de ´caixa e bancos´. Desta forma, a consolidação de pagar, receber e caixa e bancos iriam resultar no fluxo de caixa.
Gostei + 0
31/01/2008
Felipeiw
Obrigado
Gostei + 0
31/01/2008
Aroldo Zanela
Com Firibird eu sempre uso generators para geração dos IDs, entretanto, ao invés de triggers ou executar comandos SQL para ´disparar´ a geração eu uso a propriedade GeneratorField do componente IBDataSet para acontecer automaticamente (controlada pelo componente).
Gostei + 0
31/01/2008
Felipeiw
Abs
Gostei + 0
31/01/2008
Aroldo Zanela
Creio que não, pois é a forma mais usual.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)