Fórum Opnião dos Mestres #54682

12/01/2006

0

Bom Dia a todos...

Bom, gostaria neste tópico de achar aquele ´porto seguro no mar´ ouvindo as opniões de voces (grandes mestres) sobre tantos componentes de conexão com Banco de Dados, qual o melhor (free), o mais consistente, o que tera mais futuro...

Já li neste magnifico forum, diversas opniões e comentários e confesso que já estou ficando meio ´maluco´ com tantas opniões diferentes.

Concordo com algumas q afirmam a tendência do Zeos por exemplo ao MySql, outras q dizem sobre o distanciamento do IBX em relação ao FireBird, enfim... O que faremos! Como disse outro delphiano aqui no forum ´Perguntar não é admitir que você não sabe´ concordo com ele, mas hoje são inumeras informações e tendências que eu por exemplo confesso estar perdido.

Com esse intuito, não só pra mim mas também pra muitos usuarios deste que sem dúvida é o melhor fórum sobre os assuntos da programação em muitos aspectos, que gostaria de ouvir suas sinceras opniões a qual serão com certeza a ´luz no fim do túnel´ pra muita gente.

Desde já agradeço a todos os que contribuirem.

Um abraço.

Márcio

Mmcamilo

Mmcamilo

Responder

13/01/2006

Thomaz_prg

Amigo, não sou nenhum mestre mas deixo minha opinião....

A tempos atrás, eu também me fiz esta pergunta, e analisando, em conjunto com a equipe da empresa, escolhemos trabalhar com ADO + MIDAS. Na verdade, ele perde em performance, porém, ganha no que diz a flexibilidade. Até agora, consegui conectar praticamente tudo com ele. Mas confesso que, apenas usamos em 2 sistemas. Os demais usam conexões nativas como DBX, IBX, etc.
Mas em termos de flexibilidade é show, pois você pode trocar a conexão com o banco sem precisar recompilar, e, dependendo de como foi elaborado seu sistema, até mesmo trocar de banco sem ter que recompilar nada.

Responder

Gostei + 0

15/01/2006

Raserafim

concordo que um pouco de flexibilidade tb é importante, mas não gosto de sacrificar a performance para ter flexibilidade, muito menos sacrificar a performance durante toda a vida do sistema, paga garantir flexibilidadde em alguym momento na vida do sistema, e sem nem mesmo precisar recompilar.

diante disso, acredito no FireBird, uso ele e um componente de acesso nativo, o q o deixa bem mais rápido. uso o MDO, que além de excelente é brasileiro.

Responder

Gostei + 0

15/01/2006

Thomaz_prg

Concordo com você, em partes. Por exemplo, para um sistema que provavelmente não irá mudar de banco, e que os clientes não fazem muita questão, fica fácil se trabalhar pensando unicamente em desempenho. Mas imagine um sistema que, os clientes, na maioria já utilizam algum banco de dados e fazem preferência por eles. Foi o meu caso. O sistema inicialmente tinha sido desenvolvido em Firebird com IBX. Porém, Um cliente pediu que fizéssemos para Oracle. Então analisando o problema e vendo que poderiam haver outros (como de fato houveram) que iriam querer mudar de banco, trocamos a estrutura para ADO + Midas. O resultado foi um sistema bom, e que, migramos para Oracle, DB2 e SQL-Server sem nem mesmo recompilar. Além é claro dos locais onde instalamos usano o Firebird mesmo. Na verdade não sacrificamos o desempenho em prol da flexibilidade. Apenas combinamos ambos.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar