Fórum Ordenar Table #324188

25/06/2006

0

Boa Noite, Amigos.

Pesquisei no fórum, porém de tudo que achei nada pode me ajudar.

Preciso ordenar por ordem crescente uma table, consequentemente ordenando o DBGRID. Estou usando a TABLE um DATASET, somente.

Aproveitando a deixa, gostaria de saber se é possível em uma pesquisa num DBGRID a linha que foi encontrada como resultado da pesquisa ficasse grifada de uma outra cor, voltando a cor normal assim que clicado em qualquer outra linha.

Agradeço a ajuda de vocês.

Um abraço,
Rodrigo.

Ropesca

Ropesca

Responder

25/06/2006

Ropesca

Boa Tarde Amigos.

Resumindo a dúvida:

Como ordenar por ordem alfabética uma table.

Não consegui usar o IndexFieldNames

Obrigado,
Rodrigo.

Responder

Gostei + 0

25/06/2006

Joaoshi

Colega,

Você poderia ligar sua Table a um ClientDataSet e DataSetProvider ai utilizaria os recursos do poderoso MIDAS.

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

25/06/2006

Ropesca

Opa Amigo. obrigado pela ajuda.

mas você poderia me passar um exemplo de como utilizar esses componentes do MIDAS, mais especificamente o ClientDataSet para ordenar minha tabela por ordem alfabética?

obrigado.

Responder

Gostei + 0

26/06/2006

Micheus

Como ordenar por ordem alfabética uma table.
A ordenação de uma tabela por um determinado campo obtida através do uso de índices. Isto é válido principalmente no seu caso, já que está utilizando um TTable para acessar os dados. Se estivesse utilizando um TQuery, bastaria colocar na cláusula ORDER BY o nome do campo desejado.

Não consegui usar o IndexFieldNames
Como a ordenação da tabela por um determinado campo depende da existência de um índice, o componente TTable vai lhe dar nesta propriedade apenas as opções referentes aos índices criados para a tabela - se ele não está lá então não há o índice.

Assim, se vc pretende manter um TTable ligado ao seu DBGrid, sugiro que crie o índice para a tabela ou que utilize um TQuery com a cláusula ORDER BY.

Se vc está utilizando tabelas paradox, por exemplo, acho que esta seria uma opção bastante simples (criar o índice) ao invés de sair alterando todo o processo de acesso as tabelas.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar