Fórum Organizar produtos - Qual a melhor maneira? #238669
19/06/2004
0
Digamos que sera cadastrado no programa um produto do tipo:
Produto: Sapato Kildare Password
Este produto esta separado por duas cores: Preto e marron. E por tamanhos sendo por exemplo: 36, 38, 40, 42.
Existem n produtos com varias cores e tamanhos. Como é que eu faço pra orgranizar isso em tabelas?
Alguem ja criou algo igual? Poderia me dar uma dica?
Obrigado
Ronaldo Araujo.
Maxadens
Curtir tópico
+ 0Posts
19/06/2004
Aroldo Zanela
Fiz um sistema assim uma vez, onde eu tinha atributos de tamanho e cores em separado da descrição para facilitar outras rotinas, como: reposição automática com base no histórico de vendas e outras estatísticas, mas a operacionalização ficou tão complicada que resolvemos utilizar o detalhamento na própria descrição do produto e abrir mão de alguns requisitos.
Gostei + 0
19/06/2004
Maxadens
Gostei + 0
20/06/2004
Vinicius2k
O Aroldo já o fez, mas creio que também devo lhe aconselhar... acho que vc não deve implementar o que pretende...
Desenvolvo aplicações de automação industrial, principalmente no ramo de confecções, que é bastante semelhante ao seu caso... tenho variações de tamanhos, tipo, gramatura e cor de tecidos, cor e gramatura de fio utilizado na confeção da peça e outros mais... é impossível operacionalizar isso...
Vai sempre aparecer uma variação a qual vc não previu durante o desenvolvimento e o resultado vai ser manutenção constante e alteração de estrura das bases, que vc já pode imaginar o quanto será trabalhoso...
Na minha opinião cada variação de, dito, mesmo produto, para a aplicação devem ser produtos diferentes... eu trabalho apenas com uma ID adicional indepedente da ID do produto nas variações (´filhos´) que indicam o produto ´pai´, para fim de agrupamento em consultas e relatórios de inventário, estoques, vendas, reposição, etc...
Através de uma relação 1:n entre duas tabelas : ProdutosBase -> Produtos... podem existir quantas variações forem necessárias de um mesmo produto sendo que a diferenciação entre eles estará na ID e Descrição dos ´filhos´, assim como o Aroldo trabalha... porém agrupados pela ID do ´pai´...
Espero ter ajudado...
T+
Gostei + 0
20/06/2004
Bon Jovi
Atualmente não tenho pego projetos desse tipo, mas queria expor um caso passado que já tive em relacao a produtos:
Estrutura:
CATEGORIA (Id_Categoria[PK], Nome) PRODUTO (Id_Produto[PK], Id_Categoria[FK], Id_Fabricante[FK], Codigo_Barras, Qtd_Minima, Qtd_Maxima, Obs, Etc) CARACTERISTICA_PRODUTO (Id_Caracteristica[PK], Id_Produto[PK], Valor) CARACTERISTICA (Id_Caracteristica[PK], Nome, Descricao, Id_Tipo_Caracteristica[FK]) TIPO_CARACTERISTICA (Id_Tipo_Caracteristica[PK], Nome)
Exemplo:
--------------------------- TABELA CATEGORIA --------------------------- Id_Categoria[PK] Nome --------------------------- 1 ´Sapato´ 2 ´Sandália´ ---------------------------------------- TABELA PRODUTO ---------------------------------------- Id_Produto[PK] Id_Categoria[FK] Etc... ---------------------------------------- 1 1 2 2 ----------------------------------------------------------------- TABELA CARACTERISTICA_PRODUTO ----------------------------------------------------------------- Id_Caracteristica[PK] Id_Produto[PK] Valor ----------------------------------------------------------------- 1 1 ´43´ 2 1 ´Preto´ 3 1 ´Couro´ 4 2 ´Gisele Bundchen Bordada´ ------------------------------------------------------------------------------------------------ TABELA CARACTERISTICA ------------------------------------------------------------------------------------------------ Id_Caracteristica[PK] Nome Descricao Id_Tipo_Caracteristica[FK] ------------------------------------------------------------------------------------------------ 1 ´Tamanho´ ´Numero de um calçado´ 2 2 ´Cor´ ´Cor predominante´ 3 3 ´Material´ ´Nome do material predominante´ 1 4 ´Modelo´ ´Nome específico do modelo´ 1 ----------------------------------------------------------- TABELA TIPO_CARACTERISTICA Tabela de tratamento do sistema, não alimentada via usuário ----------------------------------------------------------- Id_Tipo_Caracteristica[PK] Nome --------------------------------------------- 1 ´Genérico´ 2 ´Numero´ 3 ´Cor´
(pra visualizar melhor, jogar no bloco de notas sem permitir quebra de linha)
.
Gostei + 0
29/06/2004
Cebadios
Toda vez que você for criar uma relação de um para muitos, se torna mais fácil e higiênico criar uma nova tabela. Então é isso, criar relações de 01 para muitos acaba virando dor de cabeça no futuro.
Gostei + 0
30/06/2004
Bacalhau
Gostaria de acrescentar mais uma coisa. Não sei se é igual no Brasil, mas por aqui os fornecedores de roupa têm o péssimo hábito de ´aproveitar´ os mesmos códigos para produtos diferentes. Num ano o código ´123´ representa uma calça. No ano a seguir utilizam o mesmo código para umas meias.
Se for igual por aí, é um pormenor a ter muita atenção.
Gostei + 0
30/06/2004
Marciosystem
abraco a todos.
Marcio
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)