Fórum Orientado a Objeto (Praticas) #399955

28/04/2011

0

Salve galera, como estão?

Seguinte estou querendo aprender POO com Delphi 2006 e peguei um sistema relativamente pequeno que tenho e vou tentar refazê-lo com POO e logo de início já me deparei com uma dúvida sobre qual prática é melhor.

Vamos lá, pelo que sei a programação POO se dá um camadas OK? De modo simples podemos dizer que existêm as seguintes camadas:
- Persistência
- Negócio
- Interface

Porém, não sei bem como entende esta divisão em uma aplicação. Exemplo:

Interface:   A camada de interface ao meu ver é simplismente a TELA que estou montando OK?

Negócios: Para mim, seria a classe em si, isto é, a Unit que usu para montar a classe e seus métodos.

Persistência: Essa camada é que me deixa meu confuso. Vi um exemplo de um cara que cria um DM e coloca lá todos os métodos de GRAVAR, ALTERAR, EXCLUIR de todas as classes. É o certo? Como fazer?

Me desculpe se o post é meio grande mas peço a ajuda e até a recomendação de materias na NET e IMPRESSOS ...

Abs.
Carlos Souza

Carlos Souza

Responder

28/04/2011

André Silveira

Interface:   A camada de interface ao meu ver é simplismente a TELA que estou montando OK?
Correto.

Negócios: Para mim, seria a classe em si, isto é, a Unit que usu para montar a classe e seus métodos.
Correto novamente.

Persistência: Essa camada é que me deixa meu confuso. Vi um exemplo de um cara que cria um DM e coloca lá todos os métodos de GRAVAR, ALTERAR, EXCLUIR de todas as classes. É o certo? Como fazer?

Nessa parte da persistência, tem gente que usa o DM apenas com uma conexão ao banco e a propria classe faz as chamadas dos métodos de Inclusao, alteracao e deleçao. Outros criam uma classe DAO (Data Access Object) em que o Objeto faz a chamada dos métodos, outros usam como você mesmo citou. Outros usam até mesmo Stored Procedures no banco de dados para fazer a gravação.

Na net podemos encontrar no site: www.istudar.com.br, que tem um material muito bom sobre POO com Delphi.
Responder

Gostei + 0

28/04/2011

Carlos Souza

Valeu pela resposta ...

Mais existe uma "melhor prática" em todas estas que foram citadas??

Valeu !!
Responder

Gostei + 0

28/04/2011

André Silveira

A melhor prática seria utilizar uma classe DAO para fazer a persistência dos dados.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar