GARANTIR DESCONTO

Fórum [OT] Aplicar aumento de mensalidade do software #335492

02/01/2007

0

Olá!

Colegas, gostaria de uma dica de quem já tem experiência de como eu poderia está reajustando o valor da mensalidade dos meus sistemas que cobro mensalmente dos meus clientes.

Seria legal reajustar de acordo com o IGP-DI ou usar outro tipo de referência?
:oops:
erivando

Erivando

Erivando

Responder

02/01/2007

Aroldo Zanela

Colegas,

Depois que passamos a reajustar com base no salário mínimo, notamos que nossos Clientes ficaram mais satisfeitos. Creio que isso se prende ao fato deles terem maior clareza com o padrão de mercado. Entretanto, algumas vezes somos obrigados a fazer reajustes acima disso, considerando o próprio crescimento de determinado cliente, onde são adicionados novos equipamentos, e consequentemente, novas licenças e mais trabalho de manutenção.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Erivando

Oi,

e qual seria a base para que eu possa aumentar a mensalidade
por exemplo uma mensalidade de R$ 100,00 ficaria quanto?

mim parece que tem que ser com base na inflação!

???

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Aroldo Zanela

Oi, e qual seria a base para que eu possa aumentar a mensalidade por exemplo uma mensalidade de R$ 100,00 ficaria quanto? mim parece que tem que ser com base na inflação! ???

Colega,

Aplique o mesmo índice que foi usado para atualizar o salário mínimo.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Massuda

O contrato que você fez com seus clientes prevê reajuste? Se não prever, alguns clientes podem alegar (com ´razão´) que você não pode reajustar.

Aqui onde trabalho sempre tem clientes que questionam (1) o nosso direito de fazer o reajuste, (2) a data do reajuste, (3) o índice adotado e (4) o valor do índice. Geralmente o questionamento ´morre´ quando lembramos que isso consta do contrato de prestação de serviços.

Sobre índices... existem diferentes índices de inflação (veja :arrow: [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u102745.shtml]este artigo da Folha de S. Paulo[/url]), pode ser que algum reflita melhor sua situação e a dos seus clientes; tem o risco de optar por um índice fora da realidade dos envolvidos e isso gerar distorção.

Acho que a maioria das empresas está acostumada com a sugestão do Aroldo.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Massuda

Uma coisa que esqueci de mencionar sobre usar o salário mínimo como indexador... desde que o salário mínimo não é mais usado para indexar as pensões e aposentadorias do INSS, ele está tendo resjustes acima da inflação. Por exemplo, o reajuste para 2007 é da ordem de 8,6¬, bem acima da inflação oficial, que deverá ficar ao redor de 3,1¬. Pode ser que para alguns dos seus clientes isso seja inaceitável.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Titanius

Uma coisa que esqueci de mencionar sobre usar o salário mínimo como indexador... desde que o salário mínimo não é mais usado para indexar as pensões e aposentadorias do INSS, ele está tendo resjustes acima da inflação. Por exemplo, o reajuste para 2007 é da ordem de 8,6¬, bem acima da inflação oficial, que deverá ficar ao redor de 3,1¬. Pode ser que para alguns dos seus clientes isso seja inaceitável.

Eu tenho um cliente, que é advogado, e ele me falou que reajustar contrato de acordo com o salário mínimo é [b:42cadc659b]ilegal[/b:42cadc659b]. Alguém confirma isso? Pois todos os meus contratos são com base no salário mínimo, mas pra ele vou ter que pesquisar qual índice usar.

[]s

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Macario

Olá.

Sendo ele advogado e informou que pelo salário minimo é ilegal, questione sobre qual indice se deve usar. E claro depois nos informe. 8)

[]´s

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Titanius

Bem, tenho clientes há mais de 6 anos, com o mesmo contrato, clientes que tem inclusive uma ´equipe´ de advogados dentro da firma, e eles nunca questionaram isso... somente este cara.. por isso acho ser bobeira dele, só mesmo pra criar encrenca... por isso queria ver se mais amigos aqui utilizam o Salário Mínimo como base. :D

[]s

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Massuda

...reajustar contrato de acordo com o salário mínimo é [b:8e471e6a66]ilegal[/b:8e471e6a66]....
Não sabia disso.

Pesquisando via Google (´indexador salario.minimo) você encontra alguns artigos (em ´advoguês´) informando que a Constituição Federal proíbe vincular o valor do salário mínimo a qualquer coisa; no entender da Justiça, não é permitido usar o salário mínimo como índice ou indexador.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Aroldo Zanela

Colegas,

Na constituição:

IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Mesmo assim, ainda não tive problemas.

Responder

Gostei + 0

02/01/2007

Erivando

Nos meus ultimos contratos informo que será corrigido pelo indice IGP-DI

Mas eu vinha fazendo assim:

o valor da mensalidade era baseada confome o salario minimo, desta forma ex.:
1/2 do salario minimo, 1/3 do salario minimo, 1/4 do salario minimo,
1/5 do salario minimo, o meu cliente que pagava mais baixo erá um quinto do salario minimo(1/5).

Assim quando o salario subia sendo o salario R$ 350,00 para quem pagava 1/4 do salario fica a R$ 87,50, com o aumento do salario para R$ 380,00 iria ter um reajuste na mensalidade para R$ 95,00 e assim sucessivamente para os outros demais clientes com(1/2, 1/3, ... 1/5)

Será que desta forma é ilegal, acho que meu aumento supera a inflação vigente?

Acho que irei continuar assim até algum cliente contestar! :roll:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar