GARANTIR DESCONTO

Fórum [OT] Como deixar as aplicações com design mais atraentes? #341156

02/05/2007

0

Olá pessoal!

Há tempos utilizo o forum pra me informar a respeito das novidades do Delphi e tirar antigas dúvidas. Já me foi de extrema utilidade em diversas ocasiões.

Desenvolvo com Delphi desde a versão 4 e atualmente utilizo a versão 7 e 2006. Ultimamente tenho um ´problema´ que talvez muita gente aqui dá deve ter tido algum vez :

[b:bd626ef363] Como tornar o design das aplicações em Delphi mais atraentes e profissionais? [/b:bd626ef363]

Presto serviço pra algumas empresas, meus programas rodam corretamente (ao menos na maior parte do tempo...) , mas gostaria de saber que técnicas ou macetes posso usar pra deixar meu programa mais bonito do ponto de vista estético.

Recentemente adquiri alguns exemplares que me faltavam da ´Clube Delphi´ e encontrei uma matéria muito interessante a respeito desse assunto. A matéria é ´Sua aplicação com visual arrojado´ , na edição número 60 , escrita pelo Luciano Pimenta.

Nessa matéria é apresentada uma opção muito interessante que torna o visual do programa muito bonito : o uso do componente CategoryButtons. Com certeza muitos já conheciam esse componente, que possibilita a criação de varras no estilo ´Tool Palette´.

É justamente inovações como essa que pretendo implementar em meus programas. Existe algum livro,tutorial ou até mesmo outras edições da ClubeDelphi que abordam esse assunto? Estou cansado da velho esquema ´cria formulário cinza padrão -botão que chama formulário´ que meus programas vem utilizando há anos e anos...

Agradeço a atenção de todos,

Abraço!

Flavio

_flavio_

_flavio_

Responder

02/05/2007

Titanius

Cara, isto depende de cada um, eu particarlemente [b:9f6d1201b7]odeio[/b:9f6d1201b7] ´papagaiadas´ no sistema, acho que o sistema tem que ser o mais direto possível... e claro.. sem ter cores berrantes e tals..

Procure por [b:9f6d1201b7]Interface Humano Computador[/b:9f6d1201b7] é uma disciplina que trata sobre isso... e inclusive participei aki no forum sobre isso a muito tempo atras.. dá uma pesquisada aí :wink:

[]s

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Adriano Santos

Certamente o visual da aplicação atrai bastante na venda do produto. Se não tiver nada berrante é de bom tamanho, pois você cria um diferencial no produto pra se afastar da concorrência. Do ponto de vista comercial acho que tem total concordância. Aqui na empresa passamos a usar recentemente o XPManifest que já da uma diferença razoável nas aplicações sem deixar nada berrante. Cor também procuramos mudar, mas um cinza bem mais claro apenas pra diferenciar um pouco.

Agora se quiser realmente radicalizar pode procurar por componentes de skin. Um bom componente, porém com bugs, é o VclSkin. É pago tb.

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Nightshade

http://www.alphaskins.com/

este componente eh bem estável, ja utilizei outros que causava exeptions no sistema..
mas em projetos grandes eu nao uso skin..
axo mais profissional a aplicaçao quando ela tem muitas funcionalidades e um visual limpo.

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Titanius

Concordo em partes com o Adriano...

O XPManifest, dá o ar de XP no sistema, o que por sua vez torna mais profissional, a Microsoft tem multidões de profissionais trabalhando para ela para este quesito (interface), e com certeza, de início pode parecer frescura e tals, mas é tendência... não foi assim com o XP com o azul berrante (famoso azulão)? está sendo assim com o Vista... então acho ideal copiar o formato de IHC da microsoft.

Agora... Skin? aí não... adriano, sei que foi uma dica sua e não uma resposta :wink: , mas desaconselho o uso de skin, por vários motivos, o principal é performance... de que adianta um sistema bonito, que demora meia hora pra me dar o que eu quero, sendo um outro sistema sem frescura, me dá o mesmo resultado em 1 minuto?

Entendem onde quero chegar? Acho interface uma área ótima, e que devemos nos preocupar, não somente cores, como posição de componentes, tab order e etc... mas sem carregar demais... um dia desses vi um sistema de contabilidade usado por muita gente.. um carnaval... num cadastro tinha campos de todas as cores.. nao consegui ficar 5 minutos usando ele... imaginem quem trabalha o dia inteiro na frente do sistema?

[]s

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Adriano Santos

Concordo em partes com o Adriano... Agora... Skin? aí não... adriano, sei que foi uma dica sua e não uma resposta :wink: , mas desaconselho o uso de skin, por vários motivos, o principal é performance... de que adianta um sistema bonito, que demora meia hora pra me dar o que eu quero, sendo um outro sistema sem frescura, me dá o mesmo resultado em 1 minuto? Entendem onde quero chegar? Acho interface uma área ótima, e que devemos nos preocupar, não somente cores, como posição de componentes, tab order e etc... mas sem carregar demais... um dia desses vi um sistema de contabilidade usado por muita gente.. um carnaval... num cadastro tinha campos de todas as cores.. nao consegui ficar 5 minutos usando ele... imaginem quem trabalha o dia inteiro na frente do sistema? []s

Por isso que falei em radicalizar. Tb não uso, acho frescura demais. Só isso skin em programetes pra uso próprio, nada no comercial. Eu prefiro usar o XPManifest e mudar levemente a cor dos formulários pra diferenciar um pouco da concorrência.

Mais vale um sistema funcionando e ´feio´ do que um lindo sistema com exceptions direto. ;)

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Titanius

[quote:84ba1a2232=´Adriano Santos´]
Mais vale um sistema funcionando e ´feio´ do que um lindo sistema com exceptions direto. ;)[/quote:84ba1a2232]

Concordo em gênero, número e grau!

[]s

Responder

Gostei + 0

03/05/2007

Carlosfim

Pessoal,

A Microsoft disponibiliza um guia com as melhores práticas de desenvolvimento de interfaces de sistemas para windows, onde fala quando usar cada componente, como eles devem ser posicionados no formulário, regras para escrever os textos da interface e tals...

Para desenvolvimento windows, o caminho é seguir as diretrizes dos sistemas que já estão implementados. Assim o sistema fica muito mais intuitivo para o usuário.

Responder

Gostei + 0

03/05/2007

Paullsoftware

Kra é incrivel a diferença de desempenho depois de algumas horas com o sistema aberto direto quando se usa cores fortes, imagens de fundo, skins e tals...
eu procuro sempre usar o [b:af16e63d69]XPManifest[/b:af16e63d69] como o ´Adriando´ Falou. assim a aparencia do sistema fica por conta do usuário, se ele usar os efeitos visuais do XP o sistema fica com a kra do XP senão fica com kra de 2000, se ele usar algum tema de terceiro é por conta dele, não vai poder reclamar... ´Ae, o teu sistema ta travando muito, demorando pra fazer isso ou aquilo, etc...´ :wink:

Responder

Gostei + 0

03/05/2007

Luciano Paranhos

Concordo com o uso do XPManifest.

Ele dar um ar ´novo´ nos aplicativos. Agora, uso de imagens cores fortes acaba ´estragando´ a aplicação.

Responder

Gostei + 0

03/05/2007

Fabiano Góes

Pessoal, A Microsoft disponibiliza um guia com as melhores práticas de desenvolvimento de interfaces de sistemas para windows, onde fala quando usar cada componente, como eles devem ser posicionados no formulário, regras para escrever os textos da interface e tals... Para desenvolvimento windows, o caminho é seguir as diretrizes dos sistemas que já estão implementados. Assim o sistema fica muito mais intuitivo para o usuário.

CarlosFim, estou procurando por esse guia e não consegui encontrar, se você tiver ele em arquivo pode me passar ?
ou o link onde se encontra o mesmo.

meu e-mail case tenha em arquivo: fabianogoes@ig.com.br

Responder

Gostei + 0

03/05/2007

Adriano Santos

Kra é incrivel a diferença de desempenho depois de algumas horas com o sistema aberto direto quando se usa cores fortes, imagens de fundo, skins e tals... eu procuro sempre usar o [b:60daab270f]XPManifest[/b:60daab270f] como o ´Adriando´ Falou. assim a aparencia do sistema fica por conta do usuário, se ele usar os efeitos visuais do XP o sistema fica com a kra do XP senão fica com kra de 2000, se ele usar algum tema de terceiro é por conta dele, não vai poder reclamar... ´Ae, o teu sistema ta travando muito, demorando pra fazer isso ou aquilo, etc...´ :wink:

O mais legal de tudo é que é nativo do Delphi. Sou contra componentes de terceiro. Sou Borland como diz o colega Bruno Lichot (peguei isso dele, rsrs). Sempre fui a favor de usar o mínimo possível de componentes que me deixassem travados no Delphi. O XpManifest é uma ótima solução e no Delphi 2007 está ainda melhor pq se adapta com o Windows que o cara tiver incluindo o Vista. Show de bola.

Responder

Gostei + 0

10/05/2007

José Henrique

Dê uma olhada neste site
Interface Hall of Shame
[url]http://homepage.mac.com/bradster/iarchitect/shame.htm[/url]

Responder

Gostei + 0

24/07/2007

Leox

O guia da Microsoft esta em [url]http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/aa511440.aspx[/url]
A melhor forma é se adequar a interface do windows e construir suas aplicações no padrão do sistema, isso poupa tempo e garante maior satisfação do usuário.

Responder

Gostei + 0

26/07/2007

Microbios

Eu concordo com o pessoal também sobre o uso de skins. Skin é legal quando o programa tem 1 ou 2 telas no máximo. Tipo uma agenda telefônica, que você vai lá olha o que precisa e tchau. Num sistema grande, fica cansativo demais. Eu sou ao mesmo tempo, um pouco programador e muito digitador. Trabalho com programas ainda em COBOL, pra DOS que em matéria de interface não tem nada.

Os meus eu faço um visual diferenciado, um pouco mais arrojado. Que misturam cores mais vivas mas não BERRANTES a ponto de se usar óculos escuro ao trabalhar com o programa 8) :lol: Utilizo o XpManifest e nenhum outro componente mais. Faço tudo com a criatividade mesmo.

Não sei se o visual que eu uso agradaria a todos. Mas não houveram reclamações. Então eu tomei como NEUTRO.

Se alguém quiser entrar em contato, para posterior envio de umas telas de exemplo, fiquem à vontade. microbios@sjnetonline.com.br

Ah, como digitador, não há nada pior do que um programa BASICÂO, mesmo que funcionando PERFEITAMENTE! É que enjôa mesmo. Claro, eu sei que é mais importante funcionar BEM do que ser VISUALMENTE LINDO. Mas um pouquinho de inovação não faz mal a ninguém. E o que se vê na grande maioria, são softwares sem a menor criatividade. É como o amigo [b:861b2e41f1]ADRIANO SANTOS[/b:861b2e41f1] onde ele diz:
Certamente o visual da aplicação atrai bastante na venda do produto.

E a grande maioria não se preocupa muito com a parte estética nem visual do sistema. Daí o usuário final também reclama ao seu modo.

Responder

Gostei + 0

27/07/2007

Djjunior

olá, só como comentário, declararando-se a unit xpman no uses do formulário principal tem-se o mesmo resultado que utitilizar o xpManifest

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar