Fórum [OT] Concepção de Software., erros de concepção.. #349320
21/11/2007
0
não sei se aqui é o lugar correto para postar esse assunto, mas caso não for, com certeza será movido ao lugar certo...
Bom, como todo processo de desenvolvimento, a fase de concepção do Software é uma fase bem delicada que não deve ser feita as pressas, teóricamente. é claro que na prática é diferente, geralmente, o cliente não está disposto a pensar nos detalhes do projeto o que faz o processo ser mais rápido do que deveria.
Eu gostaria de saber a opinião dos amigos, relacionado ao fato de haver erros de concepção , ou seja, a pessoa que passa as informações sobre determinado processo não é fiel a como o processo realmente acontece, o que então resulta em um programa que não se adapta corretamente aos usuários, daí vem a necessidade de fazer algumas mudanças....
O que fazer? Mudar a rotina do programa,só por que o cliente nao soube explicar? Cobrar ou não cobrar? como fazer o cliente entender que a concepção é um processo sério e delicado?
acho que essa é uma situação que todos nós passamos seguidamente...
gostaria de saber a opinião dos amigos sobre isso
flw!!!
Daniel Martins
Curtir tópico
+ 0Posts
21/11/2007
Edilcimar
Gostei + 0
21/11/2007
Saint
Dependendo do tamanho do projeto em questão, a analise das necessidades do sistema pode levar meses. Essa é a parte mais importante no desenvolvimento de um sistema. Ja perdi muito dinheiro por nao ter feito contrato e no fim das contas acabar sendo obrigado a adequar o sistema as necessidades do cliente. Até porque quando alguem contrata um sistema, contrata para resolver algum tipo de problema e as vezes durante o desenvolvimento do sistema outros problemas surgem ou entao variam, enfim..e aí o que voce combinou ja nao vai mais atender seu cliente. Por isso é extramamente importante ter um contrato descrevendo tudo o que o sistema faz, com todas as telas, todas as rotinas, enfim..tudo.
Porque no futuro, se o cliente quiser que voce troque o caption de um label, voce podera cobrar por isso.
Gostei + 0
21/11/2007
Vitor Alcantara
Se não for pedir de mais também um modelo de contrato de locação de software.
Agradeço desde já atenciosamente Vitor Araújo Alcântara.
Gostei + 0
21/11/2007
Daniel Martins
nesses caso, será que é melhor ir desenvolvendo aos poukos, do que fazer tudo de uma vez?
Mas se eu colocar tudo no contrato, o contrato vai ficar um livro!..hehe
Gostei + 0
22/11/2007
Saint
mas basicamente é colocar tela por tela..
Eu ja me ferrei muito em coisas assim por exemplo, o cliente chega e diz:
´olha só, quero que pra esse caso aqui tenha um controle de status´...
ai no contrato tava assim:
- Controle de status para tal coisa..
Quando chegava na hora de implementar o controle de status por exemplo, o que pra mim servia como controle, pro cara nao..ai estimavamos fazer em 4 horas por exemplo, passavamos o valor da hora e blza..ai pro cara, isso iria no fim das contas ser o nucleo do sistema inteiro e em vez de 4 seriam 14 horas, pronto..pelo menos 10 horas de prejuizo eu tomava..
Entao quando eu digo especificar, digo pra detalhar MESMO.
tipo..
- Controle de status para tal coisa:
O controle de status tera uma tela com um menu que sera acionado ao clicar com o botao direito do mouse sobre tal recurso visual (ai vc coloca a figura do recurso). Nesse menu serao exibidos os itens
A, B e C..
o Item A fara com que aconteca isso, isso e aquilo...enfim
O jeito mais seguro de se desenvolver um sistema é esse porque imagine um sistema que levara 14 meses para ser desenvolvido..
Se voce comecar a faze-lo hoje, ja sabera o que estara desenvolvendo no 11o. mes por exemplo. Ou seja, nao tera surpresas e fara o sistema inteiramente estruturado pra funcionar redondinho..nao vai ter colcha de retalho de la no penultimo mes ficar sabendo que vai ter algo que influencia pelo menos 30¬ do que ja esta desenvolvido e voce vai precisar adaptar..
Dessa forma, que o contrato vai ficar um livro, realmente vai. Mas tanto voce quanto o seu cliente terao certeza do que estara sendo desenvolvido e ninguem sai perdendo com isso..
Gostei + 0
22/11/2007
Saint
Liberaram hehehe
Gostei + 0
22/11/2007
Aflsilva
antoninofsilva@hotmail.com
Agradeço desde já.
Gostei + 0
22/11/2007
Daniel Martins
Saint, se não for pedir muito, envia uma cópia pra mim tbm..
daniel_datasoft@hotmail.com
obrigado.
Gostei + 0
22/11/2007
Saint
Lembrando que isso não é o contrato, é apenas uma pré-proposta, a partir daí e com reuniões o cliente tem noção de como será o sistema e com base nisso ele já começa a ter as idéias para mudança...
o item 1 contem um texto padrao para todas as nossas propostas, que é um descritivo da empresa..a partir dai temos:
Ref: Proposta de DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA IMPRESSÃO DE NOTA-FISCAL EM IMPRESSORA LASER
2.Objeto da proposta comercial
2.1.Resumo da ferramenta de impressão de nota-fiscal
Ferramenta adicional ao sistema Smartfin que será a responsável pelo cadastro e impressão das notas fiscais. Permitirá ao usuário visualizar a listagem das notas fiscais geradas assim como os dados de cada nota fiscal. Contará também com a facilidade de visualização da nota fiscal antes da impressão, além de controle de status (nota fiscal gerada, impressa ou cancelada).
2.1.1.Escopo de funcionamento simplificado
O sistema permitirá ao usuário digitar todas as informações referentes à descrição dos serviços, valor unitário, quantidade e valor total. Cada descrição poderá conter múltiplas linhas assim como também vários itens por nota fiscal, observando o limite do espaço físico por formulário físico. O sistema irá multiplicar a quantidade pelo valor unitário, mostrando o resultado no campo valor total de cada item. Ao final, serão somados os campos “valor total” de cada item e o resultado será visualizado no campo “Valor total de serviços” a ser impresso na nota fiscal.
Os dados referente ao cliente (razão social, CPF ou CNPJ, RG ou inscrição estadual e endereço completo) serão carregados automaticamente através do cadastro de clientes disponibilizado em íntegra no sistema financeiro (SmartFin). Para isso o usuário deverá apenas selecionar o cliente através de uma combobox.
O sistema irá controlar automaticamente a numeração seqüencial da NF. Entretanto, o usuário poderá acessar a tela de configuração de nota fiscal e alterar o próximo número a ser impresso.
Cada nota fiscal gerada pelo sistema terá um controle de status que serão: gerada, impressa e cancelada.
Para iniciar o cadastro de uma nova nota fiscal, o usuário deverá clicar no botão “Nova nota fiscal”. Com isso será aberta tela onde poderão ser selecionados o cliente, data do serviço, relação dos itens da nota fiscal contendo descrição do serviço, quantidade, valor unitário e valor total, subtotal geral da nota fiscal, valor de descontos juntamente com campo texto para descrição dos mesmos e valor final da nota fiscal. A numeração será gerada automaticamente com base no campo “próximo número” da tela de configuração. A numeração seqüencial será controlada automaticamente.
Para visualizar ou imprimir a nota fiscal, o usuário deverá clicar no botão “Visualizar impressão”. Será aberta tela com visualização da impressão. O status da nota fiscal automaticamente será alterado para “Impressa”.
Haverá também um botão que permitirá o cancelamento da nota fiscal. Para isso basta que o usuário clique no botão “Cancelar nota fiscal”. O status da nota fiscal será alterado para “cancelada” e será gravado o usuário e data que realizou essa operação.
A pesquisa por notas fiscais poderá ser feita através de uma tela específica chamada “Consulta de notas fiscais”. Será possível realizar a busca por notas fiscais utilizando os filtros cliente, período de emissão da nota fiscal, faixa de números da nota fiscal, status da nota fiscal e valor total da nota fiscal. O resultado da pesquisa será visualizado numa tabela (grid) com os campos número da nota fiscal, data de emissão da nota fiscal, cliente, valor total da nota fiscal e status. O usuário então poderá selecionar o registro para visualizá-lo. Será aberta então a tela de cadastro ou edição da nota fiscal.
Não será permitido a exclusão da nota-fiscal, e sim apenas o seu cancelamento.
Os lançamentos de notas fiscais através dessa nova ferramenta não irão alimentar quaisquer outros cadastros como lançamentos de receitas ou despesas do financeiro e não fará vinculo com quaisquer outros sistemas. Os dados cadastrais serão trazidos do cadastro de clientes, que deverá conter as informações corretas referentes a cada um. Uma vez armazenado, não será necessário o recadastramento a cada emissão de nota fiscal, bastando apenas a seleção do cliente.
Para cada nota fiscal a ser cadastrada, o usuário deverá necessariamente digitar as informações referente a: data de emissão da nota fiscal, descrição do serviços, quantidade, valor unitário e valor total (calculado automaticamente). Se houver deduções, o usuário deverá digitar o texto (nome da dedução) e o valor. O sistema automaticamente calculará o valor final da nota fiscal.
As telas de cadastro, visualização, listagem e parametrização do próximo número de notas fiscais serão inseridas no controle de usuário dos sistemas, podendo assim o acesso ser configurado conforme normas da empresa.
A impressão da nota fiscal deverá ser feita necessariamente em impressora laser, em jogos soltos, seguindo demais orientações fiscais. Para a conclusão do sistema, a empresa deverá fornecer no mínimo 20 jogos de nota fiscal modelo para parametrização do espaçamento correto da impressão.
2.1.2.Cadastros, campos, telas e recursos
Tela: Parâmetros da nota fiscal
Campo: Próximo número (numérico)
Botão: Confirmar (Confirma alterações e fecha a tela)
Botão: Fechar (Fecha a tela cancelando alterações)
Tela: Cadastro / edição de nota fiscal
Campo: Número da nota fiscal (número – gerado automaticamente)
Campo: Data de emissão (data)
Campo: Cliente (relacionamento)
Campo: Status (controlado automaticamente sem interação do usuário)
Itens da nota fiscal (N itens observando limite físico do formulário)
Campo: Descrição (texto)
Campo: Quantidade (número)
Campo: Valor unitário (moeda)
Campo: Valor total (moeda – calculado automaticamente)
Campo: Subtotal da nota (moeda – calculado automaticamente)
Campo: Descrição do desconto (texto)
Campo: Valor do desconto (moeda)
Campo: Valor total da nota-fiscal (moeda – calculado automaticamente)
Botão: Visualizar impressão (abre tela de visualização de impressão)
Botão: Confirmar (confirma alterações e fecha a tela de cadastro / edição)
Botão: Fechar (fecha a tela de cadastro / edição cancelando alterações)
Tela: Visualização de impressão
Visualização da página a ser impressa
Botão: Fechar (fecha visualização)
Botão: Configurar impressão (abre seleção e configuração de impressora)
Botão: Imprimir (imprime a nota fiscal conforme visualização)
Tela: Consulta de notas fiscais
Filtro: Cliente (relacionamento)
Filtro: Data de emissão (data – período com data início e fim)
Filtro: Número da nota fiscal (numérico – número início e fim)
Filtro: Status (relacionamento)
Filtro: Valor total da nota fiscal (moeda – valor mínimo e máximo)
Grid: Visualização das notas fiscais (N itens).
Campos: número da nota fiscal, data de emissão, cliente, valor total da nota fiscal e status.
Botão: Busca (realiza a busca conforme filtros)
Botão: Limpar filtros (limpa os filtros)
Botão: Nova nota fiscal (tela de cadastro de nova nota fiscal)
Botão: Editar (abre tela de cadastro / edição com dados da nota fiscal selecionada)
Botão: Cancelar nota fiscal (altera o status da nota fiscal para cancelada)
Botão: Visualizar impressão (abre a tela de visualização e impressão de nota fiscal)
3.Requisitos
A empresa deverá fornecer no mínimo 20 jogos de nota fiscal modelo final antes do início do desenvolvimento.
4. Investimento
ITEM 2.1 (IMPRESSÃO DE NOTA FISCAL)R$ X.XXX,XX
5.Prazo
....
Gostei + 0
22/11/2007
Daniel Martins
Valew SAint!
Gostei + 0
22/11/2007
Vitor Alcantara
Obrigado pela atenção.
Gostei + 0
22/11/2007
Edilcimar
Note que você colocou um Ferramenta adicional ao sistema Smartfin!
O que é Smartfin, não há local algum onde especifique o que isto é, portanto isto não é válido, você deverá especificar ´explicitamente´ o que isto é (desculpe o pleonasmo mas ele se faz necessário). Especificações não podem refererir-se ao sistema, mas sim ao que o sistema faz.
Gostei + 0
22/11/2007
Daniel Martins
------------------
O Modelo que eu procuro seguir com os meus clientes, é uma forma Progressiva de desenvolvimento. aqui na minha regiao tem um problema muito sério de cultura, o povo simplesmente nao tem paciencia pra ficar pensando tão detalhadamente, geralmente Botoes, Telas eu decido como fazer. até ai tudo bem, mas o que me intriga é como que tem gente que consegue dar um orçamento e fechar contrato na primeira reunião?
Tipo o Cliente pede:´ Ah eu quero um website pra mostrar os meus produtos, dai um sistema que eu possa cadastrar meus clientes para acessar os dados pelo smarthphone.´ daí vai lá o carinha e diz assim: ta faço tudo por 3.000. pots! nem sabe como vai ser o cadastro, como o cliente quer mostrar no site, se o sistema vai ficar 100¬ online e assim por diante..
a maneira progressiva que eu disse é asssim, o cara me diz tudo que ele quer, daí eu analiso e digo pra ele que antes de atingir esse objetivo muita coisa deve estar funcionando. daí monto uma estrutura basica pra implantar e começar a usar de uma vez, daí sim consigo diminuir o tempo de desenvolvimento e o valor tbm...
Faço isso por que se não agente se mata fazendo um montão de coisa depois o cara nao usa... tempo perdido..
Gostei + 0
23/11/2007
Saint
No caso o que eu citei na proposta é pertinente porque SmartFin é um sistema financeiro da nossa empresa que esse cliente já utiliza.
O contexto da proposta em questão seria para adicionar um modulo para emissao de notas fiscais nesse sistema. Porque inicialmente o cliente contratou um projeto apenas de controle financeiro, hoje em dia ele vai implementar notas fiscais e por isso pediu um orçamento para o modulo em questão e a proposta é referente a ele, entendeu?
Gostei + 0
23/11/2007
Saint
bom, como falei acima..realmente o SmartFin ja possui suas especificacoes e o cliente ja utiliza..
Em relacao a clientes que pedem coisas pra ontem e nao tem paciencia de esperar definir certos detalhes do software antes de iniciar o que eu posso dizer é o seguinte..
Em primeiro lugar o modo como voce aborda o cliente é o principal, voce tem que convence-lo de que esta fazendo o certo e justamente por isso o seu trabalho é diferenciado de outros prestadores de servico. Com isso voce pode inclusive cobrar mais dele, afinal esta propondo realizar um trabalho mais serio e profissional.
Outro ponto é mostrar ao cliente que isso reduzirá sim o tempo de desenvolvimento e no fim das contas quem sairá ganhando será ele.
Eu ja passei por situacoes de um projeto atrasar mais de 6 meses justamente por coisas assim. Na hora ficou uma conversa de boca do que o sistema teria ´mais ou menos´ e beleza..conforme o sistema foi caminhando a complexidade foi dobrando ou ate triplicando e nos, como ja haviamos concordado em fazer o sistema por aquele valor nao podiamos voltar atras, ou seja..o tempo para desenvolvimento de recursos foi subestimado e quem tomou na cabeca fomos nos mesmos.
Na verdade o correto seria o seguinte, o cliente tem um problema e precisa de uma solucao, ai voce presta consultoria e cobra por isso, na consultoria voce faz essa proposta e apresenta ao cara, se ele concordar voce inicia o sistema..nesse caso voce ganhara prestando a consultoria, porque vai receber por isso e depois obviamente pelo sistema também, mas isso é muito dificil de acontecer, porem é o ideal.
Eu aconselho a voce buscar sempre esse caminho, em todo o caso, na pior das hipoteses, é preferivel perder seila, um mes fazendo uma proposta grande por exemplo do que atrasar o projeto final em 3 ou 4 meses..
Porque ai alem do seu prejuizo, a pressao do cliente em cima de voce é grande pra caramba e isso so prejudica..
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)