GARANTIR DESCONTO

Fórum [OT] Excelente Expert para o IDE do Delphi #297103

26/09/2005

0

Olá colegas!

Muitos aqui conhecem o [url=http://www.gexperts.org]GExperts[/url] não? Bom, eu descobri há um tempo atrás outro excelente Expert para o IDE do Delphi: [url=http://www.cnpack.org/]CnPack[/url]. É impressionanente o [b:0162c1b4d5]OTA [/b:0162c1b4d5]e [b:0162c1b4d5]NTA [/b:0162c1b4d5]podem fazer. E a prova disso é este pacote.

Ele muda radicalmente as coisas no Delphi 7. Para melhor, é claro! No Delphi 2005, as mudanças no Form Designer não são tantas, mas mesmo assim vale a pena. Com o tempo eu vou listando algumas das funcionalidades neste post. A primeira é:

[b:0162c1b4d5]Nomeação automática de componentes:[/b:0162c1b4d5] qdo vc coloca um componente em um Form ou DataModule, ele abre uma janela pedindo um nome para o componente, já colocando um prefixo de acordo com a classe. Por exemplo, se vc colocar um TButton no form, ele vai sugerir ´btn1´. Muito bom! :-D

Até em breve.

[]´s

Michael

Michael

Responder

27/09/2005

Michael

Os próximos recursos que quero apresentar do CnPack são muito interessantes e, é claro, úteis. Confiram:

[b:3b13f5b05c]Indicador visual da ordem de tabulação:[/b:3b13f5b05c] O CnPack exibe sobre todos os componentes que possuem ordem de tabulação (TabOrder) um número, indicando a ´posição´ do componente dentra array de tabulações. Assim, visualmente pode-se saber q TabOrder dos controles do form. Sensacional!

[b:3b13f5b05c]Geração automática da ordem de tabulação:[/b:3b13f5b05c] A ordem de tabulação com o CnPack é definida automaticamente pela posição dos controles no form, da esquerda para a direta, de cima para baixo. Ou seja, basta posicionar os componentes e suas respectivas TabOrders serão configuradas em real-time. Isso sim é extremente útil, e facilita muito nossa vida de programador, pois elimina o tempo necessário para a configuração manual da ordem de tabulação, principalmente em forms com muitos controles. O conhecido TabOrder editor do Delphi acaba de ser exterminado! ;-)

Até o próximo post. :-D

[]´s

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Bruno Belchior

[b:c107a35c5a]Michael[/b:c107a35c5a], excelente seu post... não o instalei ainda, porém pode adiantar se ele tem alguma coisa relativa a edentação de begin e end :?: Como aquele [b:c107a35c5a]+[/b:c107a35c5a] para aumentar e diminuir o código entre os blocos, a exemplo do 2005 :?:

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Steve_narancic

[quote:62c40959a3=´Bruno Belchior´][b:62c40959a3]Michael[/b:62c40959a3], excelente seu post... não o instalei ainda, porém pode adiantar se ele tem alguma coisa relativa a edentação de begin e end :?: Como aquele [b:62c40959a3]+[/b:62c40959a3] para aumentar e diminuir o código entre os blocos, a exemplo do 2005 :?:[/quote:62c40959a3]

Fiz o download e instalei na minha máquina, achei bem legal, mas não encontrei esta opção que vc quer, mas existem varias outras funcionalidades que me fizeram optar pelo uso de expert

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Daniel_mc

Desculpem a minha ignorância, mas instalei o cnPack e ele instalou umas quatro abas com componentes, mas não consegui ver as opções que o Michael falou. Como faço?

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Michael

Olá colegas!

[b:9fd253f9e7]Bruno[/b:9fd253f9e7], infelizmente os features que vc mencionou não estão presentes nesta versão do CnPack. Talvez no futuro, quem sabe.

[b:9fd253f9e7]Steve[/b:9fd253f9e7], legal vc ter gostado! ;-)

[b:9fd253f9e7]Daniel[/b:9fd253f9e7], o CnPack é um expert, não uma suite de componentes. Para ver as funcionalidades que eu indiquei, faça assim: para a primeira, apenas coloque um botão no form e veja. Depois de colocar o botão, veja um pequeno número sobre ele. É a ordem de tabulação.

[]´s

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Daniel_mc

Desculpe Michael, mas entao devo ter feto o download errado. Cliquei no link indicado por você. Devo procurar por qual download especificamente?

Responder

Gostei + 0

27/09/2005

Daniel_mc

Desculpe Michael, agora instalei o componente correto. Você esta correto ele tras mudanças radicais. Excelente, muito bom mesmo. Estou desbravando ele agora

Responder

Gostei + 0

29/09/2005

Michael

Vou falar agora das novas barras de ferramentas que o CnPack adiciona ao IDE do Delphi:

[b:0030f15011]Barra de ferramentas no Code Editor:[/b:0030f15011] Muitos programadores usam o Code Editor no modo de tela cheia (Full Screen). Neste esquema de visualização, as barras de ferramentas padrões do Delphi ficam ocultas, tornando difícil o acesso a certas opções usadas com frequência, como incluir um novo form, visualizar o arquivo DPR do projeto, executar a aplicação, etc. O CnPack resolver este problema incluindo uma barra de ferramentas dentro do CodeEditor, com a maioria das opções presentes no Delphi. Assim, compilar um programa fica fácil, sem precisar restaurar a janela para re-exibir a barra padrão do Delphi. E o melhor: esta nova barra segue o estilo do Office, ou seja, vc pode personalizá-la com novas opções. Este feature está disponível no momento apenas nas versões do Delphi inferiores à 2005 (tirando a 8, é claro).

[b:0030f15011]Barra de ferramentas no Form Designer:[/b:0030f15011] o CnPack adiciona duas barras de ferramentas que ficam acopladas ao FormDesigner. Uma fica no lado esquerdo e a outra na parte inferior. Elas contêm várias opções que nós, desenvolvedores, muitas vezes precisamos acessar e temos q recorrer a menus. Por exemplo, enviar um controle para trás dos demais, ou trazê-lo para frente, etc. Muito útil mesmo! ;-)

Até mais!

[]´s

Responder

Gostei + 0

29/09/2005

Titanius

Eu instalei, achei muito interessante, mas no meu caso irei usar pouca coisa que ele oferece, assim vou desabilitar, melhor que fica mais leve... a unica coisa que nao gostei foi da lista de Form do projeto, a do Delphi pra mim, eh ideal, limpa e rapida... :d

Responder

Gostei + 0

29/09/2005

Michael

Olá colega!

Todos os features do CnPack podem ser ativados/desativados individualmente. Vc pode, por exemplo, desativar apenas esta listagem aperfeiçoada dos forms do projeto. Para isso, basta ir no menu [b:6d083eb72a]CnPack->Options[/b:6d083eb72a].

[]´s

Responder

Gostei + 0

20/10/2005

Sistemald

Este tópico deveria ser fixado por uns tempos. muito bom.

Responder

Gostei + 0

20/10/2005

Martins

eh!!!!

O pessoal gostou mesmo dos Expert´s, blz pessoal, eles são muito interessantes e podem agilizar um pouco o processo de desenvolvimento grafico do projeto, e isso ajuda muito.

Blz Michael!!!

Um Abraço!

Responder

Gostei + 0

20/10/2005

Titanius

eh!!!! O pessoal gostou mesmo dos Expert´s, blz pessoal, eles são muito interessantes e podem agilizar um pouco o processo de desenvolvimento grafico do projeto, e isso ajuda muito. Blz Michael!!! Um Abraço!

só não gostei de uma coisa, depois que eu instalei, ele demora d+ pra compilar... tem como desabilitar algo pra melhorar isso?

Responder

Gostei + 0

20/10/2005

Michael

Olá Titanius!

Estranho, eu não notei acréscimo de tempo na compilação de meus projetos.

De qualquer modo, em umas três mensagens acima eu disse que todos os features do CnPack podem ser desativados individualmente. Tente desabilitar aqueles que vc tem certeza de que não irá utilizar e veja se as coisas ficam mais rápidas.

Sobre a publicação dos recursos do pacote aqui, que eu iniciei qdo criei esta thread, em breve volto a atualizar as notícias. Semana passada troquei de empresa e as coisas são mais rígidas aqui do que na anterior. Não posso, portanto, ficar muito tempo na Web. Na verdade, não é nem questão de poder, e sim de sobrar tempo. hehehehe

[]´s

Responder

Gostei + 0

20/10/2005

Demetrius

Baixei o CNPack 20050831 e descompactei, existem dois pacotes, tentei instalar o CNPACK_D7 e deu o seguinte erro:

DIVISION BY ZERO

PACKAGE C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\BORLAND\DELPHI 7\PROJECTS\BPL\CNPACK_D7.BPL CAN´T BE INSTALLED BECAUSE IT IS NOT A DESIGN TIME PACKAGE.

O outro pacote instala 4 abas.

O q devo baixar? O CNPack 20050831 ou o CNWIZARDS V0.7.8.143.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar