GARANTIR DESCONTO

Fórum [OT] Faculdade, quem aqui faz? #130515

28/08/2007

0

Eu tenho 34 anos. Estou tentando pela 3ª vez terminar essa bendita graduação em análise de sistemas. Mas tá dificil, principalmente pelo conteúdo ministrado nas aulas. Tem uma disciplina, chamada Análise e Projeto de Sistemas. Quando eu fiz 2º grau técnico, ja faz mais de 15 anos eu já via esse conteúdo, e olha que naquela época isso já era velho. Modelo Ambiental, Diagrama de Contexto, Lista de eventos, Diagrama de Fluxo de Dados. Parece que o ensino em informática não evolui. Tem uma outra disciplina, chamada Projeto Interdisciplinar, que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo. Não consigo imaginar um diagrama de contexto para um jogo de celular. Acho isso ridiculo. Alguem que esta fazendo faculdade ve esse tipo de coisa? Qual a opinião de vocês sobre o ensino em TI no Brasil?


Rjun

Rjun

Responder

Posts

28/08/2007

Leox

Fiz Sistemas de Informação e é assim mesmo, são disciplinas clássicas, passamos por todas elas para no fim escolhermos uma que vamos trabalhar de verdade e estudar mais a fundo.


Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Nerdex

[quote:ccde701462=´Espontâneo RJun´]que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo[/quote:ccde701462]

Sim! Concordo que para um jogo fica um pouco incabível, mas para outros projetos, grandes torna-se essencial, tanto para a visualização de classes OO, banco de dados, documentação, especificação e a perfeita harmonia e transparência com o que o cliente realmente quer! Vejo no entanto, que deves ter maior aptidão técnica (eu tmb gosto de ser técnico!), mas note que em certas empresas, de maior envergadura moral, existem cargos específicos para esse tipo de trabalho citado acima. E saibas que ... os gerentes sempre ganham ´mais ... por menos´ : :roll:


Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Adriano Santos

Eu tenho 34 anos. Estou tentando pela 3ª vez terminar essa bendita graduação em análise de sistemas. Mas tá dificil, principalmente pelo conteúdo ministrado nas aulas. Tem uma disciplina, chamada Análise e Projeto de Sistemas. Quando eu fiz 2º grau técnico, ja faz mais de 15 anos eu já via esse conteúdo, e olha que naquela época isso já era velho. Modelo Ambiental, Diagrama de Contexto, Lista de eventos, Diagrama de Fluxo de Dados. Parece que o ensino em informática não evolui. Tem uma outra disciplina, chamada Projeto Interdisciplinar, que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo. Não consigo imaginar um diagrama de contexto para um jogo de celular. Acho isso ridiculo. Alguem que esta fazendo faculdade ve esse tipo de coisa? Qual a opinião de vocês sobre o ensino em TI no Brasil?


É por isso que não fiz nada na área de informática. Ia ficar maluco de raiva de certas coisas. Por incrível que pareça sou formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Quando der quero fazer um curso, mas será provavelmente Matemática.


Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Jubrovolski

Olha, tenho 32 anos e sou formado em Técnico em Contabilidade. Atualmente estou cursando Administração de Empresas. Programo desde 94 ( comecei em clipper ), hoje desenvolvo aplicativos com o Delphi. Toda a bagagem adquirida foi graças a muita dedicação. Sempre me questionam sobre porque não fazer uma faculdade na área de informática. Acho que nosso amigo RJun, já disse como tb me sinto.
Optei por Adminstração para facilitar o entendimento das empresas como um todo. Isso facilita e muito o desenvolvimento de aplicativos. Depois de formado, vou procurar algum curso mais específico na área de programação, porém fazer faculdade na área de TI, acho que vai ser difícil. É muitas vezes, chover no molhado.

Reuber


Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Adriano Santos

Olha, tenho 32 anos e sou formado em Técnico em Contabilidade. Atualmente estou cursando Administração de Empresas. Programo desde 94 ( comecei em clipper ), hoje desenvolvo aplicativos com o Delphi. Toda a bagagem adquirida foi graças a muita dedicação. Sempre me questionam sobre porque não fazer uma faculdade na área de informática. Acho que nosso amigo RJun, já disse como tb me sinto. Optei por Adminstração para facilitar o entendimento das empresas como um todo. Isso facilita e muito o desenvolvimento de aplicativos. Depois de formado, vou procurar algum curso mais específico na área de programação, porém fazer faculdade na área de TI, acho que vai ser difícil. É muitas vezes, chover no molhado. Reuber

Concordo plenamente. No meu caso, faço 30 anos mês que vem, toda minha bagagem foi adquirida no braço mesmo. Trampando muito, lendo muito, fazendo cursos e etc. Optei por Comunicação Social porque me daria uma formação diferente. Hoje tenho conhecimentos de filosofia, psicologia, política, economia enfim. Isso tem me ajudado a liderança de equipes, já que sou coordenador onde trabalho e também com a parte didática. Tiro muito proveito da minha formação pra escrever os artigos da revista, palestras e contato em geral com o público.

Confesso que estou com um pouco de medo do mercado de software. Vejo a molecada aqui na empresa aprendendo coisas como ECO, CaliberRM, ferramentas case em geral, orientação a objetos em bancos de dados e etc. Mas é uma questão de não parar de estudar.


Responder

Gostei + 0

19/09/2007

Mahdak

27 anos, 7 anos estudando delphi, estou me formando em Engenharia Ambiental, meu TCC será um sistema para área ambiental.

nao fiz nada na area da informática pelos mesmos motivos que os colegas e ainda tambem por que me identifico mais com a engenharia, e por que o mercado na informatica ta saturado, muita demanda para pouca oferta.


Responder

Gostei + 0

04/10/2007

Lucas_spohr

Amanhã, começarei a fazer minha faculdade:

Administração à Distância... é aquela coisa né, uma vez por semana, livro pra estudar em casa... tirar dúvidas com o tutor, este, formado, mestre, doutor, sei lá... Faculdade, da UCB - Universidade Castelo Branco...

Ao meu ver, acho que é uma boa esses cursos a distância... o cara não se quebra pra pagar a faculdade, não tem aquela obrigação diária de ter que ir na aula... ou seja: acho que o proveito, é melhor...

Peço à vcs:
Tem alguém que faz faculdade à distância? E o que que vcs pensam desta forma de estudo?

Tenho 19 anos... Sei que não será a mesma coisa essa facul, pq aulas presenciais, o cara tem os amigos da mesma idade, gazeia às vezes pra tomar uma gelada, jogar sinuca, etc... hehe

vlw...


Responder

Gostei + 0

30/10/2007

Schneider

23 anos meeee tempo passa
to cursando sistemas de informacao
tem muita materia que nao tem nada a ver com o ramo mais que eu to gostando
eu tenho psicologia, administracao, matematica, portugues e direito mais sao todas voltadas a area de informatica
em direito tamos estudando todos os tipos de leis autorais, portugues como documentas nossos sistemas e assim vai
to amando o curso
:lol: :lol:


Responder

Gostei + 0

21/11/2007

Daniel Martins

21 Anos, Programação desde os 16 ou seja 5 anos, já desenvolvi vários sistemas, para vários ramos diferentes. acredito que nessa area são 75¬ pratica e 25¬ teoria, primeiro aprende como faz, pra poder fazer depois vai em busca dos 25¬ pra poder explicar.

Sempre programei, atualmente estou lendo bastante materias sobre Gestão de TI (Documentação de Processos formais, gerenciamento de equipe, gerenciamento de conhecimento e etc.), e engenharia de software(UML), para me tornar 100¬.

No mercado é preciso que você saiba fazer, o problema da facul é que ela da um apanhado geral sobre as coisas, qudo você se forma,ainda tem que escolher onde vai se especializar e isso leva tempo.
por exemplo, na Unisinos em POA tem uns cursos rapidos que direcionam a pessoa para onde ela deseja ir, se o cara quer ser programador vai direto e faz uma Formação(java,delphi, asp etc..), leva bem menos tempo que 4 anos...


Responder

Gostei + 0

30/01/2008

Lucas Silva

Tenho 23 anos, e estou no Quinto período do curso ciência da computação.

No curso tem muita matéria não relacionada diretamente a informática, mas que te dão uma base boa de raciocínio.

Apesar de ser muito dificil, eu gosto.


Responder

Gostei + 0

05/03/2008

Schneider

Passei para o 3º semestre de sistemas caraca a coisa pegou agora


matematica pura
temos duas mateiras de matematica pra no ficar assim dividiram em nomes diferentes
Calculo I
e Probabilidade e estatiscas
agora é a fase q a maioria desiste troca de curso e assim vai
hehehehehe
ta pesado mas ta bom de estudar
tem tbm estrutura de dados


Responder

Gostei + 0

05/03/2008

Pestana_

acho muito importante concluir uma falculdade, porque agente acaba desenvolvendo um raciocínio a nível superior o que geralmente não se encontra em cursos até mesmo sendo técnicos.

acredito que existe duas maneiras de se fazer acontecer:

A primeira é fazer de qualquer jeito e a Segunda é fazer o certo! Muitas das vezes (não generalizando) tem cursinhos que faz acontecer de qualquer jeito ou por causa de máteriais de baixa qualidade ou por causa de professores que não estão altamente qualificados.

flw.


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar