Fórum [OT] Layout X Conforto ao usuário... #333600

23/11/2006

0

Salve Salve !

Olá Galera... eu abri este tópico para coletar opniões e experiencias quanto a questão de layout de interfaces.

Eu estou tendo grandes dores de cabeça exatamente neste ponto. Eu estou naquela fase onde o layout e o engine do sistema ja começa a se cruzar.

Gostaria de saber se algum de vocês conhece alguma fonte de consulta onde eu possa aprender mais sobre usabilidade do sistema, disposição de campos no form onde se tenta deixar a ferramenta o menos assustadora e complicada de ser utilizada, sem deixar o sistema com cara de desleixo ou ´feito nas coxas´.

Eu estou trabalhando em um cadastro de clientes e fornecedores onde verticalizei os itens endereços e telefones.

Resumindo, o operador do sistema poderá incluir quantos endereços e telefones ele necessitar; por exemplo:

- no caso de Endereço: - Endereço da Empresa, Endereço de faturamento, Endereço de almoxarifado, Endereço para correspondencia..... e por ai vai...

- no caso de Telefones: - Telefone da diretoria, da expedição, do contas a receber, do depto financeiro, dp pessoal... e por ai vai...

Já tenho tudo isso Mentalizado, Bases criadas, e como fazer ja solidificado... eu estou tomando uma surra exatamente na hora de dispor estes campos em tela.

Se alguem conhecer algum livro, algum site ou possua algum material relacionado a desenvolvimento de interfaces eu ficaria muito agradecido.

Eu acredito que este seja um espaço bacana para troca de experiencias tambem.

Ansioso e no aguardo de contatos,

Abraços !

Campsoft

Campsoft

Responder

24/11/2006

Titanius

Olá amigo,

Bem, o que você está querendo se chama interface humano-computador, procure livros sobre este assunto.

Posso lhe dar algumas dicas, que me lembro de cabeça agora,

1) O usuário dende a olhar do ponto esquerdo-acima para baixo, ou seja, pense no canto superior esquerdo do monitor, e vá ao canto direito-inferior do monitor, esta e a forma normal e padrão que todos nós vemos a tela (como eles chegaram a isso, nao me pergunte :wink: )

2) Utilizar Tab Order correto... Se você tem os seguintes campos, nesta ordem: Endreco, Bairro, Cidade, CEP - não seria elegante voce fazer este percurso: Endereco -> CEP -> Bairro -> Cidade.

3) Evite cores fortes, como vermelho, preto, amarelo escuro, isso causa um mal estar ao usuário, prefira cores mais leves (veja o windows por exemplo).

4) Sempre dê feedback ao usuário do que está acontecendo no sistema.

Bem, é isso que me lembro neste momento, para posições e cores, veja o Windows, muito reclamam dele, porém em matéria de interface humano-computador, a Microsoft está investindo muito dinheiro, então você pode levar em conta o que eles fazem..

Espero ter ajudado.

[]s

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Campsoft

Muito interessante mesmo titanius... vou pesquisar mais sobre o assunto. Muitos desenvolvedores nao dão muita importancia a esta questao.
Eu particularmente viso muito o bem estar do usuário. questões desse gênero deveriam ser mais abordadas por aqui.

eu achei um link muito interessante, [url]http://www.usabilidoido.com.br[/url]
o cara manda bem e tem uma visão fantastica sobre a usabilidade e tendências. tá ai pra quem quiser.

Espero que apareçam mais interessados no assunto.

Grande Abraço !

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Campsoft

Só complementando...

[url]http://www.espacoacademico.com.br/025/25amsf.htm[/url]
[url]http://www.und.ac.za/users/murrell/classrm/index.html[/url]

A quem interessar....

Responder

Gostei + 0

25/11/2006

Titanius

Olá campsoft,

Esta é uma área muito boa na informática, que muitos programadores não ligam na hora de fazer seus sistemas, o que acontece? Sistemas muito bons ficarem encalhados, porque o usuario não o aceitou.

Parece bobeira prestar atenção neste assunto, mas vimos atualmente que este assunto está muito forte, vide a Microsoft, está investindo milhoes e milhoes de dolares na usabilidade. E nao é a toa que o Windows é o mais usado no mundo. [b:50be2f5aeb]não é porque o windows é mlhor que outros SOs, e sim porque ele é mais fácil de mexer que os concorrentes[/b:50be2f5aeb]

[]s

Responder

Gostei + 0

27/11/2006

Campsoft

Realmente Titanius....

Pode parecer estupidez, mais um simples OLÁ MUNDO ! personalizado ja faz uma diferença espantosa.

E a parte mais complexa de tudo isso é conseguir aliar funcionalidade+estética+fidelização

Bom, nada mais a fazer a não ser ´estudiemos hermano !´.

Eu mesmo to no delphi a uns 4 anos, parei por 6 meses... cara, eu vejo que estou completamente enferrujado.

Mais tá valendo.

Responder

Gostei + 0

27/11/2006

Thiago Vidal

opa, esse assunto é bastante interessante...

tive essa mesma preocupação com um sistema e comecei a estudar o assunto, infelizmente não encontrei muito material na internet, mas posso te dar algumas dicas cruciais que eu aprendi:

1) Reduza as caixa de diálogo ao máximo, por ex: ´Mensagens de Sucesso´ ao dar o comando, o usuário espera que de tudo certo, caso alguma coisa de errado, exiba o erro, com uma sugestão de como poderia ser resolvido (como o windows costuam fazer), agora, caso nao haja erro nenhum evite mensagens do tipo ´Gravou´, ´Operacao efetuada com sucesso´, etc... que acabam tornando o sistema muito chato. Em operações longas, pode-se exibir uma mensagem ao final... mas evite exibir durante a operaçõa, pois caso o usuário tenha alterado para outro programa (Alt+Tab) o sistema ficará lá parado, aguradando o clique, e qdo ele voltar ao seu programa, achando que já está tudo pronto, ficará indignado ao ver que o programa mal começou sua tarefa, aguardando aquele OK desnecessário.

2) Defina um Layout padrão de cores, posicionamento e glyphs no seu sistema e use-o no sistema inteiro. Fica muito chato no sistema, alguns cadastros com os botoes ´Incluir, Alterar, etc...´ na parte de cima do form, e outros em baixo... o mesmo vale para os Glyphs, fontes cores dos grids, etc... Eu gosto de colocar negrito para os botoes, e de resto usar a fonte configurada no windows mesmo, mas é só uma sugestão.

3) Lembre-se do teclado. As tarefas do dia a dia podem ser muito agilizadas se os atalhos de teclados forem decorados... entao, de uma caprichada naquele form que vc sabe que será usado diariamente por alguém. Eu costumo colocar uma TActionList para centralizar os atalhos, e nas captions dos botoes, a tecla entre colchetes, ex: ´Salvar [F1]´, ´Agendar [F2]´, etc... nos page controls, gosto de colocar atalhos como ´Dados Principais [Alt+1]´, ´Endereços [Alt+2]´, ´Telefones [Alt+3]´ que agilizam muito a digitação, sem falar na troca de Enter por Tab que muitos clientes pedem.

no que vc estiver em dúvida, recomendo: não se acanhem abra o Ms Office sem dó e veja como a microsoft fez. Lá uma equipe de pessoas já ficou quebrando a cabeça para decidir a melhor forma de organizar as coisas na tela, vc não precisa quebrar denovo, não precisa copiar também, apenas ´tomar como base´

espero ter ajudado! e gostaria que todos dessem suas opiniões e experiências, afinal, este assunto é muito importante, e vive sendo deixado de lado pelos programadores!

Responder

Gostei + 0

27/11/2006

Thiago Vidal

em relação ao sistema com múltiplos endereços e telefones, uma sugestão seria:

base de dados:
Cliente:
ID, Nome, etc...

Endereços:
ClienteID, ID, Tipo (INTEGER), Logradouro, Bairro, Cep, etc...

Telefones:
ClienteID, ID, Tipo (INTEGER), DDD, Numero, Nome do Contato, etc...

Para desenvolver, basta fazer o relacionamento Master/Detail padrão do Delphi, utilizando MasterSource, bem simples, não tem segredo.

Em relação ao layout, eu colocaria um PageControl com 4 abas: Busca, Detalhes, Endereços, Telefones, sendo que inicialmente, apenas Busca está com TabVisible = True.

Na aba ´Busca [Alt+1]´, coloco um groupbox em cima com varios criterios de busca que podem ser combinados: Nome, Data de Cadastro, Cidade, etc... e abaixo, um Grid para exibir os dados. Assim que o usuario clicar em ´Localizar´ ele abre o DataSet padrão, e os ´details´.

Na 2a aba, os dados principais do cliente, etc, sem mto misterio.

na 3a e 4a aba, costumo fazer um Grid menor do lado esquerdo, com os tipos de Endereços/Telefone. E os campos do centro para a direita, que sao atualizados conforme o usuario seleciona o tipo. um botão de ´Novo´ fica abaixo do grid, para cadastrar um novo, para editar, nao precisa de botao, o Delphi tem o recurso de autoedit, basta começar a digitar em qualquer campo.

Fica meio complicado explicar por aqui, se vc realmente quiser, posso te mandar um exemplo por email, acho que ficou bem legal.

qualquer coisa, manda um email para thiago_vidal@uol.com.br.

boa sorte!

Responder

Gostei + 0

28/11/2006

Rodc

Um sistema (principalmente de cadastro ou emissão de notas) tem de ser rápido e usar muito pouco o mouse.

Como já foi dito, use atalhos e sempre permita ao usuário pressionar ESC para sair da tela (como era feito nos programas de DOS).

Para aqueles que não sabem, basta configurar a propriedade ´Cancel´ do TButton ou do TBitButton como ´True´ e quando o usuário pressionar ESC o código do botão será executado. Ou seja, apenas defina esta propriedade no seu botão de sair e você já ajudou (e muito) a vida do seu usuário.

Responder

Gostei + 0

28/11/2006

Rogerioluz

As dicas de todos são bem pertinentes. Trabalho a algum tempo com suporte a clientes e encontrei muuuuuuitos com pessoas que não têm facilidade de aprender ou seja usuários problemáticos em relação a mudanças. Para resolver, tente usar o máximo no teclado (formKeyDown, KeyPress) e teclas de função, pois a facilidade faz com que o usuário por exemplo lembre que salvar é F2 e cancelar ESC.

Um Abraço a todos...

Rogério Luz

Responder

Gostei + 0

29/11/2006

Thiago Vidal

opa, só para complementar a dica do amigo que recomendou que o ESC fechasse a janela, não custa colocar também no caption do botão, por ex: ´Sair [ESC]´, pois mtos usuarios nao usavam o DOS e nao sabiam deste recurso.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar