[OT] - Onde estão os programadores Delphi

06/06/2008

0

Os programadores profissionais em Delphi estão sumindo? Pergunto isso pois na empresa em que trabalho está a procura de algum programador Delphi há um bom tempo e não encontra ninguém. Quando encontra é aquele tipo de programador que só sabe arrastar compontes pro Form e acha que OOP é uma complicação sem necessidade.

O que vocês acham disso?


Rjun

Rjun

Responder

Posts

06/06/2008

Biscalquini

Pagando bem que mal tem???

Programadores Delphi estão em falta pelo fato de:
- Delphi não é mais tão usado como antigamente, hoje para iniciar um novo projeto as empresas brasileiras preferem Java, .Net, PhP, Ruby ou Genexus.
- Os projetos que eram em Delphi foram muitos descontinuados e migrados para .Net principalmente.
- Os salários dos programadores Delphi são ridículos, pagam muito mal, e o profissional acaba mudando de linguagem.

Eu mesmo sou um exemplo, se procurar meus posts no fórum tem coisa bem antiga, mas quando fui trabalhar em uma grade empresa, o Delphi não era utilizado e acabei migrando. Atualmente consultei várias grandes empresas e quais os melhores salários em várias plataformas, e descobri que estou no caminho certo: - Eu migrei para COBOL.

É incrível, mas COBOL tem um número escasso de programadores, quem tem não migra pelo fato da quantidade de códigos fonte ser imensa, e também não há linguagem que faça processamentos em BAT como COBOL faz.

Eu uso o Delphi somente para programas mais simples, como Hobby mesmo. Apesar do meu conhecimento ser amplo nesta plataforma, não consigo sobreviver com ela, não aqui em São Paulo.

Se puder me responder essas 2 perguntas eu agradeço:
1) Mas a sua empresa, gira em torno de quanto o salário??
2) O salário que ela paga é compatível com o que o profissional receberia trabalhando com COBOL, Java ou .Net ???


Responder

06/06/2008

Paulo

Acho que salário é muito relativo. Na minha empresa acho bom o salário, consigo um bom padrão de vida com ele. Agora, quanto ao futuro, estou aprendendo C# e Java(É isso mesmo, os dois). Não sei até vai o Delphi, mas não esperar para ver o que vai acontecer(tenho filhos, mulher, cachorro e etc...). Adoro Delphi, mas não vivo de amores com ele. Estou mudando de empresa, não pelo salário, mas pela família e não deixo Sampa por nada(Não sou paulista, mas já andei em 5 estados brasileiros) e nada é igual aqui em termos de oportunidades e salários. Aqui é a casa do desenvolvedor, pana! Quanto a plataforma de trabalho, aí depende da empresa e etc... Ainda há vagas para Delphi sim. Agora quanto ao salário, aí varia muito e não acho que depende de plataforma, até porque já vagas para .NET pagando em torno de 2.500,00 a 2.800,0 para Seniores e com curso Superior(Acho um abuso). Não é só delphi que paga mal. Minha opinião.


Responder

06/06/2008

Ffabiop

Olha, o Delphi paga o preço por não ter forçado os programadores a trabalhar orientado a objeto e com isso tem a produtividade minada, não aproveitando o potencial da ferramenta. Nossas referências para aprender o delphi nos passavam na maioria das vezes apenas dicas, e não nos chamavam a atenção para o paradigma da OO.
O delphi nasceu e aceitou nossos vícios de outras linguagem procedurais, trazendo a facilidade dos data acess componets, para acessar tiretamente uma base de dados. Os programadores java acham isso um absurdo, e dessistimulam o uso dessa técnica com severidade. as IDEs para java (Eclipse e NetBeans) que conheço tem a cara voltada para OO e o delphi? O Delphi a primeira coisa que você vê quando inicia são belos componentes (que muita gente chama de objetos) nos tentando a clicar arrastar e apertar o F9. Aí na hora de fazer um sistema com 40 telas para cadastro a coisa se torna insuportável.
Ah, também estamos procurando um programador em Delphi.


Responder

06/06/2008

Marcosalex

Por aqui também está procurando programador em Delphi. O salário está em torno de 4 a 5 mil e não acha gente.

Eu mesmo deixei o Delphi de lado pra partir pro Java, que é bem mais remunerado na região, apesar de preferir programar em Delphi. Pra não abandonar a Borland, uso o JBuilder.


Responder

06/06/2008

Mazzi

concordo com o Biscalquini....

e concordo com todo mundo tbm... o negocio é q tem muita gente que acha q só arrastando e blz... Mas é o seguinte.. o mercado é q move as coisas.. e pelo q vejo hj é C(desde de sempre), C#, .NET, Java, JSP, ...etc.. e todas as outras jah comentadas aqui...

e o quesito salario depende de cada um... Mas digo uma coisa... pelo que se tem proposto por ai... qq um prefere aprender outra linguagem pra pelo menos estar mais atual e mais cotado em entrevistas e tudo mais...


Responder

06/06/2008

Paullsoftware

Concordo com todos em partes!!!

Delphi é um sistema de clicar e arrastar, isso depende de quem está programando.

Hoje possuo um sistema que considero ´simples´ (WebService SOAP) mas poderoso no que faz, o lado do servidor foi praticamente todo criado em OO e apenas e estou migrando o que falta para concretizar o servidor, o cliente tb está todo sendo concluido em Camadas, com poucos componentes, a realidade de muita gente as vezes é diferente, pois, meu patrão por exemplo quando quer algo ele diz: ´Paulo, quero que seja implementado uma opção de pesquisa por código e sai da sala´, 3 minutos depois ele volta e diz: ´Já ta pronto?´, ou seja, as vezes o mercado exige velocidade com qualidade e por muitas vezes entra o lado prático da programação... aqui em Pernanbuco eu conheço alguns programadores em Java que possuem mais de uma certificação e ganham em média 2mil enquanto outros programadores em Delphi sem certificação alguma, mais com experiência de vida e mercado ganham quase o dobro...

Opnião, quem faz a programação é o programador, não a ferramente em que o mesmo trabalha.

Eu mesmo no inicio das minhas curiosidades já trabalhei com JavaScript, Php e por muitas vezes usava ferramentas de geração de scripts automaticos e nem por isso deixei de colocar a mão no código!

Amigos não adianta querer tacar o pau no Delphi, pois, ele não vai morrer nunca!!!!! um fulaninho qualquer diz pra mim: O delphi pode ser descontinuado, eu ví um sistema em Clipper rodando no vista e vc´s ficam reclamando de barriga cheia, é f***!
um abraço :wink:


Responder

06/06/2008

Eselvati

Legal, delphi arrasta e solta...mas Netbeans 6, VS 2005 e CIA seguem a mesma linha de raciocinio do consagrado delphi...A questão de arrastar e soltar nao quer dizer q tem que ser porco...a questão é a produtividade...quem quer ficar com ´LER´ digitando código? Quem tem tempo de entregar todos os códigos em dia? O Delphi e suas IDE´s nos facilita e muito o trabalho que um programador JAVA,VB ou C# teriam no desenvolvimento de uma aplicação...


Ederson Selvato


Responder

07/06/2008

Intecna

É o meu primeiro post.

Sou programador desde 1989 quando conclui meu curso.
Inicialmente programei usando COBOL, para micros (COBOL-MB, COBOL-MS), supermicros (antigos Edisa e Digirede com Edix e Digix, clones muito piorados do Unix) e muito pouco com mainframes usando um tal de COGEN (COBOL Generator), ainda tenho sistemas em COBOL rodando perfeitamente em tudo que é sistema operacional que é lançado, sempre ouvi que COBOL ia acabar, parei de usá-lo porque não encontrava emprego, não havia mercado, sonho em voltar a trabalhar com ele.
O salário era uma loucura de bom, excelente e o trabalho prá desenvolver era um sacrifício imenso.
Depois com o crescimento do uso de micros migrei para Clipper, ainda tenho um montão de software em Clipper rodando em tudo que é SO microsoft.
Aí fui para Delphi onde consegui converter muitos de meus softwares (os que valiam a pena) tanto os em COBOL quanto aqueles em Clipper, sem problemas.
Sempre acreditei que o C seria o caminho único prá tudo e continuo achando.
Me surpreendi com o colega que largou Delphi prá trabalhar com COBOL e creio sim que ele deve estar ganhando mais (se souber de alguma oportunidade também tenho interesse em voltar).
É verdade sim, na medida em que as ferramentas foram ficando mais fáceis, tipo arrastar componentes, evidentemente as empresas perceberam que podiam encontram programadores a salários mais baixos, é um abusrdo, mas principalmente porque existe muita gente muito mal preparada prá trabalhar, sem formação ou profissionalismo.
Esta era e continua sendo a diferença de COBOL, ainda existem muitas empresas grandes que rodam seus sistemas nele.
Mas, em resumo, qualquer linguagem ou ferramenta dentre estas mais famosas será boa na medida em que o profissional conhecê-la a fundo e souber encaixar na aplicação correta.
Este papo de ferramenta melhor ou pior na minha opinião é besteira.


Responder

10/06/2008

Titanius

Vixi.. após uma hibernação longa, estou de volta ao fórum, não consegui resistir à escrever sobre este tema.

Amigos, profissional em delphi, são poucos, pois o que mais vejo são ´muleques´ que se dizem programadores, vendendo softwares a ´100 reau´ por aí.

Mas o pior ainda, não são esses pseudo-programadores, que fazem a fama ´boa´ do delphi (de que qualquer um pode programar), pior são as empresas que preferem pegar estagiários do que profissionais. Junta tudo isso, e estamos no que está aí hoje.

Dizer que Java, é melhor que Delphi; que C# é melhor; que Sistema com mais de 40 forms em Delphi não tem como mexer, simples absurdo. Até hoje nunca vi nenhum tipo de sistema que não pode ou possa ser desenvolvido em delphi. Conheço muitos ERPs gigantescos desenvolvidos em Delphi.

Acredito que muitos profissionais delphi, estão saindo dele,por causa da remuneração absurdamente baixa que as empresas estão oferendo. Se alguem souber de alguma empresa que pague mais de 2.000,00 me avise que estarei enviando meu curriculum agora! :roll: Vou dizer uma coisa aqui, que é capaz de muitos me apedrejarem: Estamos vivendo hoje em dia, a banalização de softwares e desenvolvedores (principalmente em delphi) e isso é culpa [b:4c09224433]somente[/b:4c09224433] das próprias empresas, que aceitam trabalhos sujos por ´100 reau´ e/ou contratam estagiário e/ou pagam miséria ao programador. Se não fosse por elas, o mercado estaria melhor em qualidade e consequentemente em quantidade.

Ah.. e não venha falar que em Java as coisas são diferentes.. eram há um tempo atrás, agora é igual ou pior... grandes empresas só querem estagiários, pra pagar miséria e ganhar os louros... assim, muitos programadores estão migrando para outras áreas, e o que veremos a seguir será o inverso, muitas empresas pagando absurdos para ter de volta os programadores, porém estes profissionais estarão defasados quanto a tecnologia, pois não estarão mais no meio.

Bom, é isso aí, desculpe o desabafo, mais se pensarem bem, verão que tenho razão :wink:

[]s


Responder

10/06/2008

Mazzi

Ta certo pessoal!.... é isso mesmo... acho q todo mundo ta certo... uns desabafam... outros se abalam.. é assim mesmo.. e sempre vai ser assim,...

Uns acha melhor uma linguagem outro , outra...

Blz...

Vamos trabalhar... estudar ... procurar saber um pouco de tudo tbm..., olhar o mercado (isso é importante)... e a cada momento ... escolher o que for mais adequado para aquela ou outra missão (tarefa).

Abracos++


Responder

10/06/2008

Luiz Henrique

Bom dia, a todos os colegas programadores, independente da opcao.

Nao posso dizer muito sobre outras linguagens. Mesmo porque nunca vi na pratica, aplicacoes na minha area em java...
Mas tudo tem haver com o foco das aplicacoes.. O meu é Comercial(Padrao Clientes/Fornecedor/Financeiro/Producao, enfim um ERP)/Banco de dados/O que preciso mais que RAD Studio hoje em dia:
Tecnologias que uma empresa precisa hoje em dia e que uso atualmente:
1)Win32(Delphi)
2)Web Application.(VCL´s/.NET)
3)Acesso Externos(PDA´s/SmartPhones/PalmTop)
4)O mais importante, visando Integraçoes entre plataformas.

Minha base é Delphi, mas uso tambem java/vb script/.net/pocket studio...

Acho que em media, hoje em dia, nao existe mais programador de uma linguagem so, salvo exceçoes que por contrato devem trabalhar em projetos especificos, mas Empresa que usa so Delphi, so Java...so isto, so aquilo, esta precisando revisar os conceitos.


Um Abraço a todos.


Responder

10/06/2008

Brunodsr

Bom dia!

Acredito que um sistema so mude de plataforma quando algumas funcionalidades desejadas nao sao suportadas pela platarforma atual ou o ganho de produtividade compense a migração.

Eu hoje trabalho na WPD Tecnologia e estamos em processo de migração para a plataforma .NET. Isso por que o .NET oferece muitas coisas que o delphi já não tá atendendo com tanta eficiência, principalmente a produtividade.

Não vejo disparidade de salários entre os programados delphi e .NET aqui dentro. Na minha opiniao, a linguagem nao quer dizer muita coisa.

Um abraco a todos


Responder

10/06/2008

Rjun

Bruno, você diz que estão migrando para .NET devido a produtividade. Em que ponto .NET é mais produtivo que Delphi?


Responder

10/06/2008

Luiz Henrique

Boa Tarde...

Nao estamos defedendo o Delphi, mas me corrijan se eu estiver errado...Temos uma Fabrica por exemplo(pra chutar o pau da barraca) onde o sistema deve ser coerente(Processamento/Resposta): Cadastros em Geral/Vendas/Compras/Inventario/Financeiro/Producao/Relatorios em Geral/Administracao e etc...enfim um ERP, de Acesso Local, e instalado em todos os setores, iniciando pela recepcao ate o despacho, com trabalhadores de todos os niveis acessando, seja, Gerente/Almoxarifado e etc....: Aplicacao Win32, nao tem o por que ser outra coisa...sem falar que ainda pode ser um NTIER(BSS) bem planejado. É gratificante ao programador o ver funcionar: Delphi Win32/Firebird 2.0 (ou outro banco, ja que praticamente existe todos os conectores...)
Acesso a mesma base de dados via WebApplication, .NET/PHP
Quer ainda complementar com uma IntraNet/ou estender com ´Forca de Venda´ externa(palms e afins), sussegado.... e o mais importante, tudo via RAD STUDIO...

Salve galera Delphiniana, um forte abraço...e bons codigos a todos


Responder

10/06/2008

Luiz Henrique

...ah...salario....que tal vereador...é so comprar uma komb e sair carregando todo mundo....5 paus...e nao precisa amanhecer, tentando entender o que esta de errado naquela meia duzia de linhas...

Valeu galera....seja a linguagem que for, abraço a todos e susesso nos seu sistemas, seja la pra que objetivo for...e como dizia o professor raimundo ´e o salario ohohohohohohohohohoo...´


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar