Fórum [OT] Orçamento de projeto #318899

11/04/2006

0

Caros amigos do fórum gostaria de uma sugestão, conselho ou indicação de material para elaboração de orçamento de projeto de sistemas.
Tenho um cliente que é uma empresa e precisa desenvolver um sistema ERP por exemplo:COMPRAS, CONTAS A PAGAR, ESTOQUE, VENDAS, FATURAMENTO, CONTAS A RECEBER, CENTENAS DE RELATÓRIOS E IMPORTAÇÃO DE DADOS DE OUTRA FILIAL.

Vai começar do zero. Preciso saber coisas como:
Servidor, Banco de Dados, Computadores, versão SO, Como cobrar (modo mais adequado), e a dúvida cruel PRAZO DE ENTREGA.

Observação: A empresa tem um sistema muito antigo talvez feito em clipper. A Base de Dados está em dbf (certeza porque eu mesmo analisei). Eles utilizam este sistema, porém muitas rotinas que não existem no sistema são feitas manualmente.
Sou programador Delphi 7, nunca trabalhei em um projeto deste porte. Mas já trabalhei como analista em outras empresas em projetos pequenos como programador.
Devo começar do zero? Poderia criar módulos separados conectando a base de dados dbf do sistema principal e desenvolver apenas o que eles precisam?

Informação importante: Duas outras empresas de desenvolvimento fizeram um orçamento avaliado em R$ 60.000. Fui procurado por um amigo para ver se melhoro esta oferta.

Minha preocupação é de passar um orçamento com um valor que não cubra os gastos e eu não possa cumprir com o prazo.

Por favor me ajudem.

Grato.

mazeu

Mazeu

Mazeu

Responder

11/04/2006

Wonderwall

tipo ...

use o delphi 5 ou 7 com Firebird .... vc irá ser feliz

começe do zero e vá convertendo os modulos do dbf a medida q eles forem precisando ... faça um contrato de locação e nao venda pq eh melhor pra ambas as partes ...

no firebird vc contará com um BD gratuito, com tables, views, store procedures, triggers, etc .... e facil manipulação com delphi 5 ou 7.

tipo ... a partir da data de implantação, comece a cobrar sei la ... 500 reais mensais ... como eh muito relatorio, sempre vai demorar um pouco entao todo mes vc tem dinheiro garantido ai vc nao fica preso ao lance do prazo .... vc pode ir fazendo e entregando aos poucos :)

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Em se tratando de um ERP, deve-se tomar muito cuidado ao fazer uma proposta. Não é questão de linhas de código e sim de adequação ao negócio e a legislação, entre outros.

Antes de pensar em elaborar uma proposta, é extremamente importante efetuar um levantamento de requisitos. Como eles já possuem um sistema em produção, vai ajudar identificar GAPs e rotinas úteis, porém, cuidado com os vícios existentes.

Após o levantamento de requisitos funcionais, apresente os requisitos arquiteturais, eis que, provavelmente, serão necessários investimentos em infraestrutura para o novo sistema.

Neste caso, recomendo juntar forças com algum parceiro em sua região, se possível com experiência em ERPs (mesmo que de terceiros).

Obviamente que uma empresa que está pechinchando para um valor abaixo de R$ 60 Mil para um ERP não tem idéia do que seja um (vide: SAP. EMS, etc). Dependendo da quantidade de módulo e números de usuários, a manutenção de um software de classe mundial gira em torno de R$ 30 Mil/Mês. É isso mesmo, manutenção mensal em torno de R$ 30 Mil mensais.

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Mazeu

Em Primeiro lugar obrigado por estar me ajudando.

Continuando nossa conversa. Entendi o que você quis dizer. Mas quanto eu poderia estar cobrando por mês durante o desenvolvimento dos módulos.

Ah, tem outros detalhes. Vou precisar passar um tempo na empresa e conversar com os funcionários para compreender suas rotinas de trabalho que atualmente são manuais e incluí-las no software.

Como cobrar isso? Por hora?

Também preciso apresentar o orçamento. Como faço isso? Faço uma descrição do software? Um DER?
Faço um orçamento individual por cada módulo?

Grato, pela sua atenção

mazeu

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Mazeu

Talvez eu não tenha me expressado explicitamente.

A Empresa possui 11 pessoas na Administração 8 Computadores. Sendo que os 8 utilizam o sistema implantado. São 60 funcionários ao todo, sendo 52 da produção.

O sistema deve atender as necessidades desta empresa. Mais um módulo de cadastro de Cliente que fica em uma filial para enviar os dados para a matriz.

Não deve se tratar de um ERP. Mas um sistema Administrativo de médio porte.

Se alguém puder opnar, agradeço.

Mazeu

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Edilcimar

Coloque um preço por hora para todo o tempo gasto, isto é o tempo que estiver conversando com o pessoal, o tempo para desenvolver, o tempo para ensinar a utilizar o produto e mais o tempo gasto com ´problemas extras´

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Ricieri

Olá.
1- Como o Aroldo disse, você deve levantar os requisitos, porque não tem como você fazer um orçamento sem saber o que deve ser feito realmente.
2- Mude de banco de dados, não continue utilizando o mesmo, mude para Firebird. Faça um ´De > Para´ das tabelas.
3- Normalmente, as empresas de ERP´s cobram a licença do software + manutenção mensal + horas de implantação. Seria interessante você fazer da seguinte forma: Vamos supor que você iria cobrar $ 1.000,00 de manutenção mensal. Cobre R$ 600,00 de manutenção mensal + R$ 50,00 por usuário que irá utilizar o sistema (geralmente a quantidade de usuários é ref. à usuários simultaneos).
4- Faça um cronograma dividido em 2 partes: Desenvolvimento e Implantação, e não esqueça de colocar no contrato que sempre que você precisar de algo da empresa (cliente), eles devem estar a disposição, porque se eles enrolarem, seu cronograma vai estourar e dependendo do contrato você tá na bala! rs.
5- Cobre em torno de R$ 70,00 por hora + Km!
6- Defina o tempo que você irá levar para fazer tudo. Sempre coloque uns 10¬ de tolerancia.
7- Se precisar de uma ajuda, estou aqui. Conheço bem a área de negócios (Estoque, Compras, Vendas, Contas à Pagar e etc).

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Aroldo Zanela

Talvez eu não tenha me expressado explicitamente. A Empresa possui 11 pessoas na Administração 8 Computadores. Sendo que os 8 utilizam o sistema implantado. São 60 funcionários ao todo, sendo 52 da produção. O sistema deve atender as necessidades desta empresa. Mais um módulo de cadastro de Cliente que fica em uma filial para enviar os dados para a matriz. Não deve se tratar de um ERP. Mas um sistema Administrativo de médio porte. Se alguém puder opnar, agradeço. Mazeu

Colega,

No âmbito de usuários, dificilmente alguém irá entender um MER/DER ou qualquer outro diagrama do gênero. Entretanto, é imprescindível uma WBS (EAP - Estrutura Analítica do Projeto), OBS (Organograma) e casos de uso bem especificados para não ficar dúvidas sobre o que faz parte do projeto.

Estabeleça um valor como foi sugerido e utilize sua experiência e métricas para estabelecer os prazos, bem como, os custos. Se julgar que não tem experiência suficiente para isso, consiga uma parceria neste sentido também, mesmo que temporária.

Um levantamento de dados bem feito, vai lhe ajudar a demonstrar o valor necessário do investimento e o gerenciamento efetivo do projeto vai aumentar suas chances de sucesso.

Sou da seguinte opinião: - Prefiro perder o negócio que fazer um preço e me tornar escravo do projeto. (não que isto nunca tenha me acontecido)

Boa sorte.

Responder

Gostei + 0

11/04/2006

Daniel Martins

ola!
tambem sou iniciante nessa parte de negociação, porem, existem uma duvida q eu tenho relacionado aos projetos e que aconteceu comigo.

´[color=brown:b65243c5ce][u:b65243c5ce]e se eles mudarem tudo durante o desenvolvimento?[/u:b65243c5ce][/color:b65243c5ce]´

Combinamos uma coisa e dpois tudo muda, o que fazer???

Responder

Gostei + 0

12/04/2006

Aroldo Zanela

[quote:4ca665ff59=´DAniel S Martins´]ola!
tambem sou iniciante nessa parte de negociação, porem, existem uma duvida q eu tenho relacionado aos projetos e que aconteceu comigo.

´[color=brown:4ca665ff59][u:4ca665ff59]e se eles mudarem tudo durante o desenvolvimento?[/u:4ca665ff59][/color:4ca665ff59]´

Combinamos uma coisa e dpois tudo muda, o que fazer???[/quote:4ca665ff59]
Colega,

Se mudarem tudo durante o desenvolvimento, ao meu ver, houve uma falha muito grande no levantamento de requisitos. Mesmo assim, se eles tomaram conhecimento prévio do que seria desenvolvido e aceitaram, também são responsáveis pela anomalia. Desta forma, o responsável pelo gerenciamento do escopo (gerente do projeto) deve (deveria) reavaliar o projeto, cobrar os custos das mudanças, avançar ou abortar o projeto.
É por isso que o desenvolvimento deve possuir um processo de software que permita iterações com o usuário, visando detectar falhas análogas a qualquer momento (desde o início).

Responder

Gostei + 0

12/04/2006

Aasn

Caro mazeu,

É muito importante que detalhes do tipo preço/pagamento e prazo sejam bem definidos. Tenha sempre em mente que um prazo definido erradamente é o primeiro passo para o fracasso do projeto, pois ao estourar esse prazo começam os aborrecimentos e não se tem mais tranquilidade para ´tocar´ o projeto.

Estabeleça um custo inincial para fazer o levantamento das necessidades do projeto, para que vc possa se dedicar sem ter que se preocupar em garantir o ´pão de cada dia´. Por exemplo: 30 dias para fazer o levantamento preliminar das reais necessidades do cliente R$ 1.500,00 (tenha em mente que um bom projeto, partindo do zero, não levará menos de 6 meses), estou falando de um sistema no porte que vc falou, não de um ´programinha´.

Na fase de levantamento atenha-se as informações passadas pelos diretores/gerentes/administradores, já os funcionários, esses poderão dar informações úteis com relação a funcionalidade e praticidade de certas rotinas do sistema.

Avalie a estrutura do cliente, seus equipamentos, suas instalações. Será de fundamental importância para um bom início.

Esqueça esse negócio de DBFs e parta para Firebird, que é muito mais rápido, poderoso e seguro.

Com relação ao preço do projeto, isso depende de região para região, aqui no nordeste por exemplo, cobrei por um sistema semelhante aproximadamente R$ 15.000,00 com manutenção mensal de R$ 1.000,00

E por fim, vale a máxima ´É bem melhor dividir mel com os amigos do que comer giló sozinho´, busque sempre parcerias em seus projetos, vc verá que valerá a pena. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, e nos momentos de ´pressão´, é sempre bom ter parceiros por perto.

[]´s
AASN

Responder

Gostei + 0

14/04/2006

Aasn

sobe.

Responder

Gostei + 0

06/06/2006

Emrinfo

Concordo com o AASN, voce tendo bons parceiros para tocar o projeto voce acaba ganhando e nao perdendo, como o cliente ja tem o sistema funcionando fica até mais facil, so tem que fazer um cronograma que de para cumprir, eu normalmente coloco na implantacao realmente o custo do cliente, mas sempre penso na manutencao (Seria o lucro), e de preferencia que nao dê manutencao. E acaba que o sistema atrai outros clientes.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar