Fórum [OT] Porquê o Delphi é tão popular no Brasil? #295589

14/09/2005

0

Pois é pessoal.

Quando vc. participa de foruns, grupos de discusão, etc... no exterior (principalmente EUA e a maioria dos países da Europa) percebe que poucos (proporcionalmente) utilizam Delphi. A grande maioria está com C e suas variações, Java ou VB.

No Brasil, chega a surpreender a grande quantidade de entusiastas do SuperDelphi.

Na minha opinião, um dos motivos deste sucesso é o fato da linguagem Pascal ser muito utilizada no meio universitário (pelo menos na minha época hehehe).

Opinem aí amigos.

Beto_martini

Beto_martini

Responder

14/09/2005

Crash

Sinceramente... eu acho que eh por causa do marketing que essas empresas fazem.. e a Borland nao faz tanto. Imagina se uma liguagem igual VB teria todos os recursos e a adaptabilidade que o delphi tem. E outra a sintax do delphi (pascal) eh mais facil de interpretar e escrever. Mais igual eu falei... markting. E nos EUA e europa... a linguagem mais estudada nas universidades eh o C. por isso o pessoal de la prefere essas linguagens. Eles preferem nao se arriscar em aprender uma outra linguagem... porque tambem isso dependeria de tempo. Mais procura alguem que conhece VB e Delphi a fundo e procura saber qual ele prefere.

t+

Responder

Gostei + 0

14/09/2005

Vinicius2k

O que eu acho:

1. É uma excelente linguagem.

2. A IDE proporciona grande facilidade de desenvolvimento.

3. Boa parte da força do Delphi no Brasil deve-se à grande força do Clipper. A migração do Clipper para o Delphi é/foi quase natural. Eu poderia arriscar-me a dizer que +/- 80¬ dos desenvolvedores Clipper migraram ou migrarão para o Delphi.

4. Não há preparo de grande parte das instituições de ensino superior para ministrar cursos *descentes* de C, Java ou outras linguagens mais ´pesadas´.

5. No ´mundo desenvolvido´, as plataformas Microsoft não dominam servidores e estações de grandes corporações como no Brasil. Isto leva os desenvolvedores a trabalharem mais com linguagens cross-plataform.

T+

Responder

Gostei + 0

14/09/2005

Massuda

Embora Pascal seja muito fácil de aprender e seja ideal como ferramenta de ensino, tem o problema de não existirem bons compiladores Pascal gratuitos (Pascal tem quase a mesma idade do C, mas só recentemente apareceu um compilador gratuito aceitável). Por outro lado, C sempre teve compiladores que vinham de graça com o UNIX; hoje em dia, a lista de compiladores C/C++ gratuitos incluem até produtos da MS e da Borland. Se você é uma faculdade que precisa de compiladores, você prefereria comprar o compilador Pascal ou usar o compilador C gratuito?

Como o Wirth era professor na Europa, ele conseguiu popularizar Pascal entre seus colegas, de modo que ainda boa parte dos usuários do Pascal é da europa ocidental. Somente isso foi capaz de deter a tentação do compilador C gratuito.

Aqui no Brasil acho que tem dois fatores... a migração do Clipper que o Vinicius2K citou e a reserva de mercado de informática. A reserva de mercado fez a piratar... digo, cópia indiscriminada de programas popularizar o TurboPascal nas universidades, gerando toda uma geração de profissionais que sabiam Pascal. Hoje, com tudo legalizado, me parece que todo mundo está usando ferramentas MS (C/C++, C# ou VB) ou Java.

Curiosidade... esta semana tem uma pesquisa no site delphi.about.com que, até o momento, mostra que a maior parte dos visitantes do site são da europa ocidental. Quem quiser conferir, visite [url=http://delphi.about.com/library/poll/blpoll_wherefrom.htm]este link[/url].

Responder

Gostei + 0

15/09/2005

Fabiano Góes

Estou começando a trabalhar como programador agora, por isso não não sei da relação Delphi/Clipper nem do assunto compilador Pascal e C, mais o que tenho percebido quando entro em algum site pra perquisar vagas de programador é que a maioria das empresas procuram programadores VB.

Sou programador Delphi e já comecei aprender programação no Delphi, tenho encontrado dificuldade pra conseguir emprego, até tentei aprender VB pra conseguir uma esperiencia como programador, mais acho o VB tão inferior ao Delphi que não consegui motivação pra isso.

Me desculpe ai pessoal se eu estiver errado na minha maneira de pensar mais não consigo entender como uma mer... como VB pode ter masi mercado que o Delphi.

um abraço !!!!

Responder

Gostei + 0

15/09/2005

Rjun

Nunca usei VB, mas ouvi maravilhas sobre o VB.NET. Talvez o mercado para ferramentas MS seja maior devido a própria MS. Vocês ja visitaram o site MSDN? Já assistiram a algum WebCast da MS? O apoio que eles dão aos desenvolvedores é de impressionar. Talvez esse seja um dos motivos que os programadores em ferramentas MS sejam tão procurados no resto do mundo. Aqui no Brasil, percebe-se uma má vontade com produtos MS, dizendo que isso não presta, aquela é uma droga, sem nunca terem parado para analisar a ferramenta.

Responder

Gostei + 0

15/09/2005

Vinicius2k

[quote:f6769d24a4=´Fabiano Góes´]...acho o VB tão inferior ao Delphi que não consegui motivação pra isso.
...não consigo entender como uma mer... como VB pode ter masi mercado que o Delphi.[/quote:f6769d24a4]
Acho que não devemos levar a discussão para o lado de quem é melhor ou pior.
A questão de mercado pode não estar diretamente ligada a qualidade da ferramenta e sim a quantidade de profissionais no mercado.
A popularidade do Delphi, neste caso, é prejudicial na busca de uma vaga porque o mercado está abarrotado de desenvolvedores. Ao contrário de outras ferramentas ´menos populares´.

T+

Responder

Gostei + 0

15/09/2005

Titanius

[quote:8338bbbf4f=´Fabiano Góes´]...acho o VB tão inferior ao Delphi que não consegui motivação pra isso. ...não consigo entender como uma mer... como VB pode ter masi mercado que o Delphi.

A questão de mercado pode não estar diretamente ligada a qualidade da ferramenta e sim a quantidade de profissionais no mercado.
A popularidade do Delphi, neste caso, é prejudicial na busca de uma vaga porque o mercado está abarrotado de desenvolvedores. Ao contrário de outras ferramentas ´menos populares´.

T+[/quote:8338bbbf4f]

É isso aí Vinicius2K, não podemos ficar levando em conta qual ferramente é a melhor, e sim quem programa nela, pois na minha cidade a CEF usa um sistema feito em VB que é totalmente robusto e rápido, e também tem um sistema de confecção de tecidos feito em delphi da mesma forma, robusto e rápido, então acho que depende dos programadores e não da ferramente.

A minha história pode ser um pouco diferente, porque comecei a programar em VB, e depois passei para Delphi, por diversas razões, na época, lançamento do delphi 3, o VB era tudo pra mim, mas por questoes pessoais mudei para o delphi. Hoje vejo que o Delphi é muito utilizado por causa do Pascal puro, por exemplo na minha faculdade, só aprendemos pascal, nada de C, Java, VB e etc... só pascal.. então provavelmente quem sair formado de lá, irá para o delphi.

Bem, tá aí minha opinião... para mim não tem linguagem ruim, todas de alguma forma ajudaram, ajudam ou ajudarão a gente... :D

[]s

Responder

Gostei + 0

15/09/2005

Martins

[quote:4d951baf67=´Vinicius2K´][quote:4d951baf67=´Fabiano Góes´]...acho o VB tão inferior ao Delphi que não consegui motivação pra isso. ...não consigo entender como uma mer... como VB pode ter masi mercado que o Delphi.

T+[/quote:4d951baf67]

É isso aí Vinicius2K, não podemos ficar levando em conta qual ferramente é a melhor, e sim quem programa nela, pois na minha cidade a CEF usa um sistema feito em VB que é totalmente robusto e rápido, e também tem um sistema de confecção de tecidos feito em delphi da mesma forma, robusto e rápido, então acho que depende dos programadores e não da ferramente.

A minha história pode ser um pouco diferente, porque comecei a programar em VB, e depois passei para Delphi, por diversas razões, na época, lançamento do delphi 3, o VB era tudo pra mim, mas por questoes pessoais mudei para o delphi. Hoje vejo que o Delphi é muito utilizado por causa do Pascal puro, por exemplo na minha faculdade, só aprendemos pascal, nada de C, Java, VB e etc... só pascal.. então provavelmente quem sair formado de lá, irá para o delphi.

Bem, tá aí minha opinião... para mim não tem linguagem ruim, todas de alguma forma ajudaram, ajudam ou ajudarão a gente... :D

[]s[/quote:4d951baf67]

[b:4d951baf67]Titanius e Vinicius2K[/b:4d951baf67], concordo com o ponto de vista de vcs tb, o [b:4d951baf67]Rjun e o Massuda[/b:4d951baf67], tb lembraram coisas importantes, eu particularmente vim diretamente do Clipper, antes de vir me aventurar no ambiente Windows, onde iniciei com o Delphi 3, eu me divertia com C, Pascal e Summer´87, só q achar material bom em C é muito complicado, além do q já foi citado aqui, por isso, dizer q [b:4d951baf67]A[/b:4d951baf67] é melhor do q [b:4d951baf67]B[/b:4d951baf67], não procede, depende muito de quem utiliza a ferramenta, assim como utilizar vrs de uma ferramenta, ou optar em migrar para [b:4d951baf67]Java[/b:4d951baf67] ou [b:4d951baf67]C#[/b:4d951baf67], é uma decisão q deve ser tomada com base nas necessidades dos clientes, utilizar uma ferramenta por modismo, para dizer q a utiliza, é perda de tempo, deve-se levar em conta ainda a adaptabilidade do programador á ferramenta.

Esperemos q a discurção seja técnica, sem levar em conta AxB.

Valew!!!

Responder

Gostei + 0

16/09/2005

Elter.teodoro

Um brasileiro inventou o aviao.
um brasileiro inventou o vacina contra paralisia infantil.

citei esta coisas acima para mostrar que as vezes estamos a frente de resto mundo .

Sinto que a popularidade do delphi soa , como
uma coisa ruim.

Talvez seja o fato do delphi ser a melhor ferramenta de programaçao inventada ,e nos brasileiro aprendemos a recolher isto. Se Estados Unidos e Europa e parte da asia , nao recolhece isto , nao que dizer que estamos errados.

O norte americanos tambem tentaram inventar o avisao , mas que voa realmente foi santos dumont

Estou achando que e uma falta de auto estima nossa, pois tudo que faz sucesso aqui , tem que ser taxada de baixo nivel , dizem que fruto do gosto de um pais subdesenvolvido ,saiba voce nao e mais programado se fizer a mesma coisa que voce faz com delphi , em java e c++ , o bom programador e aquele que traz boas soluçoes para os clientes , o cliente nao que saber se foi feito em java, c++,c#,vb , ele que uma boa soluçao , o delphi nos possiblita dar boas soluçoes para os clientes,so que nos da uma otima produtividade no desenvolvimento .

nao fique com complexo de culpa por optar , pela praticidade , um programador delphi , nao mesmo programador que o de c++, c#, java ou vb.

Responder

Gostei + 0

16/09/2005

Adsilver

É isso mesmo. O Brasil é referência mundial de Delphi e devemos tirar vantagem disso e não ficar achando que, porque nos paises de primeiro mundo usam outras ferramentas/linguagens, nos tb deveriamos usar. Brasil e Índia são considerados mundialmente como grandes produtores de bons desenvolvedores. Lá eles tb usam muito Delphi.
Enquanto o Brasil estiver produzindo software de qualidade devemos mais é continuar valorizando o Delphi.

Ha, e concordo tb com a questao do Marketing.
Ja perceberam como programadores MS sao bitolados? Eles idolatram até o fim as ferramentas MS mesmo sem ter argumentos muitas vezes.
Ruim para eles que mantêm horizontes fechados.

Responder

Gostei + 0

16/09/2005

Rjun

Ja perceberam como programadores MS sao bitolados? Eles idolatram até o fim as ferramentas MS mesmo sem ter argumentos muitas vezes.

É esse tipo má vontade com a MS que falei em um post anterior.

Responder

Gostei + 0

17/09/2005

Martins

[quote:1cddb42c50=´adsilver´]Ja perceberam como programadores MS sao bitolados? Eles idolatram até o fim as ferramentas MS mesmo sem ter argumentos muitas vezes.

É esse tipo má vontade com a MS que falei em um post anterior.[/quote:1cddb42c50]

De acordo [b:1cddb42c50]RJun[/b:1cddb42c50]!!!!

Responder

Gostei + 0

19/09/2005

Isoft

Amigo Programadores,

Concordo com [b:91ac690869]adsilver[/b:91ac690869], quem usa ferramentas MS são ´bitolados´ e sempre dizendo que o Delphi vai morrer e que devemos migrar logo para VB. Com todo respeito: esses ´programadores´ não sabem se quer a cor do feijão que comeram no dia anterior...

Eu programava em Clipper 8 anos atrás e me diziam que VB era melhor linguagem para Windows. Fiz muitos cursos de VB aqui em Londrina-Pr
e como era dificil me adaptar ao VB!!!

Enquando estudava VB 8 anos atrás alguns amigos da faculdade diziam que Delphi e Clipper eram muito compativeis... ao estudar melhor esta poderosa linguagem concordei plenamente. Acreditem, queimei todos os livros e materiais sobre VB.
7 anos se passaram desde então. Estou plenamente satisfeito com DELPHI.

Responder

Gostei + 0

19/09/2005

Adriano Santos

Bom galera,

Participei ativamente do fórum Info, que falava sobre Delphi, durante 3 anos. Particularmente haviam muitos programadores VB lá e viviam enchendo o fórum de piadinhas em relação ao Delphi. Uso esta ferramente a 8 anos, não tenho nada a dizer contra o Delphi e nem contra o VB. Concordo com todos aquele que disseram que esta discussão não é pra dizer quem é melhor que quem.

Eu sempre digo o seguinte: Ferramenta/Linguagem boa, é aquela em que você domina. Ou seja, hoje eu posso dizer que domino o Delphi e é com ele que vou ficar.

O fato do resto do mundo usar ou não a ferramenta, não muda em nada a história do Delphi. Acho que o que está em jogo aqui é a qualidade que precisamos apresentar nossos trabalhos aos nossos clientes.

Responder

Gostei + 0

19/09/2005

Michelli88

[quote:1a93a436d9=´Adriano Santos´]Bom galera,

Participei ativamente do fórum Info, que falava sobre Delphi, durante 3 anos. Particularmente haviam muitos programadores VB lá e viviam enchendo o fórum de piadinhas em relação ao Delphi. Uso esta ferramente a 8 anos, não tenho nada a dizer contra o Delphi e nem contra o VB. Concordo com todos aquele que disseram que esta discussão não é pra dizer quem é melhor que quem.

Eu sempre digo o seguinte: Ferramenta/Linguagem boa, é aquela em que você domina. Ou seja, hoje eu posso dizer que domino o Delphi e é com ele que vou ficar.

O fato do resto do mundo usar ou não a ferramenta, não muda em nada a história do Delphi. Acho que o que está em jogo aqui é a qualidade que precisamos apresentar nossos trabalhos aos nossos clientes.[/quote:1a93a436d9]

[b:1a93a436d9]Concordo plenamente.[/b:1a93a436d9]

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar