[OT] Quanto custa a hora do programador ?

20/03/2006

0

Gostaria de saber de vocês qual o valor da hora de um programador hoje no mercado?

Estou perguntando pois não quero cobrar um valor muito alto e nem acabar por falta de conhecimento cobrar um valor muito baixo, pois além de me prejudicar acaba desvalorizando o trabalho do desenvolvedor perante o mercado.


Desde já agradeço a atenção de todos.


Lnunes

Lnunes

Responder

Post mais votado

21/03/2006

Acho que isso depende da Região do Mundo que vc vai atuar, aqui na cidade onde moro (Cabo de Santo Agostinho / PE) o pessoal não dá muito valor a programador, levando em contas que sempre conseguem um sistema compatível com sua necessidade por R$10,00 na pirataria, é [b:acf23c26f5]froid[/b:acf23c26f5] :( :( :(
para trabalhar em empresa, depende já prestei serviços para uma empresa por R$ 800,00 mensal para dar suporte em um sistema que compraram com código-fonte...
mais para programar para cliente final é diferente: Normalmente cobro pelo tipo de trabalho que vai ser feito, por exemplo, se vou fazer um sistema para locadora, ou para lan-house, vejo o valor do programa no mercado e faço o calculo base, aqui vai um texto que vai te ajudar um pouco quando a isso:

[b:acf23c26f5]Como cobrar por um serviço??[/b:acf23c26f5]

Por Humberto Lobo

Leia com atenção. ´Um homem vai pedir emprego. Quando o patrão pergunta, quais suas qualificações, o homem responde que tem uma mulher e seis filhos em casa, que a mulher é aleijada, as crianças não têm o que comer não o que vestir nem o que calçar a casa não têm camas, não há carvão no porão e o inverno se aproxima´.

[ Texto: O Amor é uma Falácia, Max Shulman ]

Uma lágrima pode descer por cada uma das faces do futuro patrão, mas ele não contratará o homem sem que sejam apresentadas qualificações, partindo da idéia que o patrão não acredita em falácias.
O nome desta falácia é a de Misericórdia, e gostaria que lembrassem deste exemplo na hora de cobrar pelo programa ou na hora de combinar salário: não se pede o quanto precisa, e sim o quanto vale.
O quanto vale não é o que vai render para a empresa nem o que vai render para quem o fez, mas sim o quanto ele vale de fato.

Calculando Hora
A primeira parte é obter o valor da HORA. Se por exemplo sua equipe é de dois programadores - e os dois trabalham juntos num projeto, sendo um projeto de cada vez - então você tem uma produção 320 horas por mês. Sendo seus custos mais sua margem de lucro calculadas em R$ 6.400,00 então divida este valor pelo número de horas, daria R$ 20,00 a hora de sua empresa.

Calculando Tempo
A segunda parte é obter o TEMPO. Faça o projeto, feito se saberá quanto tempo levará para fazer o sistema. Digamos que sejam 320 horas.
O custo de seu sistema será de R$ 6.400,00 e este é o valor que se cobra.

Vale a pena iniciar o Projeto?
O cliente pode comprar sua idéia mesmo sendo aparentemente cara se for passada confiança e um bom atendimento. Confiança pode começar por mostrar como será a situação posterior à implantação do sistema
Lembro que as citações acima são todas exemplos, e que estão citadas simplificada mente: cabe ao profissional empreendedor compreender as minúcias do que foi dito; as 320 horas de produção mensal variam se considerarmos as condições em que se trabalha e para isto é importante fazer o projeto, e claro, se vai precisar de um mês para terminar peça dois.

Além de ter tempo para alguma eventualidade que com certeza você vai ter, terá também cativado o cliente por ter terminado antes :)


A Fórmula

Eu havia dito numa mensagem anterior a seguinte fórmula:
> Multiplique o tempo que levou para fazer o sistema pelo valor de sua
> hora.
Horas x ValorHora = ValorTotal
320 x 20 = 6.400,00
> Diminua o valor que você cobrou pelo executável.
> Este é o valor de seu código-fonte.
ValorTotal - Executável = ValorFonte
6.400,00 - 2.000,00 = 4.400,00

Vender ou não o Fonte? Como Cobrar pelo Sistema?

Ética? Segurança para quem compra? Vender o segredo de meu sucesso?
É complicado afirmar a alguém que venda sua ´fonte´ de renda, mas em meu cálculo não cogito estas tão variadas opiniões, sou simplista e afirmo que estamos oferecendo um serviço, uma solução completa. Antes de decidir se devemos ou não dar o código ou vender, devemos lembrar de algumas coisas:
A primeira parte: Se alguém chegar a minha empresa de software e quiser comprar a divisória, a mesa ou o computador, sim eu vendo.

Vendo também meu código-fonte, dependendo do sistema que desenvolvo.
DEPENDE, ou seja, se estou prestando um serviço contínuo, se não é necessário para desenvolvimento local na empresa a qual presto serviço então não há porque vender o código-fonte é mais questão de cada caso do que de ética. Você não vai deixar de fazer um trabalho porque não vende o código; vende sim! Mas vende pelo preço que ele vale, que são todas as horas que você trabalhou para criá-lo, e suas horas compreendem todos os seus custos para criá-lo, e este custo não tem de ser compatível com as possibilidades de quem o compra, nem para mais nem para menos.
A segunda parte: Se trabalhei um período para criar uma aplicação para uma empresa, e cobrei meus custos e meu lucro, considero justo e ético entregar o código-fonte, isto se ele for de algum proveito para quem você fez o sistema. Digo mais uma vez que DEPENDE, alguns sistemas podem ser dados o código, e não se dá por exemplo o código do framework. Uma vez criadas as classes, o usuário vai utilizá-las como você criou, nelas não se mexe mais. O que estou dizendo é incremental, ou seja, lembre-se da primeira parte e que se alguém quer comprar até
seu framework você vende, há um preço para ele ou se faz um.
Coesão deve ser lembrada não só durante a codificação, mas sim na hora de decidir o que fazer ou não com o código, e na hora de cobrar.
O exemplo de lógica que passei logo assim é um de muitos, não podemos nos deixar enganar por uma coisa que parece outra.
-->Não devemos cobrar mais de uma empresa maior, devemos oferecer uma solução maior para ela. Mais senso em cima de uma idéia fica difícil.
Algumas pessoas simplesmente dizem que sua hora programada vale 60 reais, outras dizem para colocar 100¬ em cima, e assim vai, calculando valor do código-fonte em R$ 10.000,00 ou dez vezes o valor do executável, mas acho com todo o respeito isso antiético, nada lógico e anti-profissional, sem falar que não há base nenhuma nesses cálculos senão a base de ganhar dinheiro.

-->Calcule com os pés no chão, examine o mercado mas não o copie; vai cobrar x por um produto por quê? vai cobrar x-1 para fazer promoção e conquistar clientes? Acho que podemos ter mais criatividade que isto, e que PODEMOS CRESCER se calcularmos simplesmente nossos custos e lucro programado e dividirmos isto pelo número de horas trabalhadas no mês.
Lucro programado? É.! Ou você calcula seu lucro pensando em por exemplo poder comprar um carro ou uma casa? Calcular lucro sem saber no que investir é calcular o que você vai gastar, aí sim vai sempre precisar cobrar alto por seus produtos, não faz idéia de o que fazer com o dinheiro.

Calcule em um ano seus objetivos, o que precisará e a que vai atender e verá que meu exemplo de 20 reais a hora programada pode ser mais real do que os 150 que vejo de vez em quando alguém citando.
Espero ter sido esclarecedor, informativo e lembro que as opiniões dos colegas eu respeito, estudo e incorporo às minhas. Peço que respeitem a minha, e claro, sempre estou ao aguardo de teorias melhores.


espero ter ajudado! :wink: :wink: :wink:


Paullsoftware

Paullsoftware
Responder

Mais Posts

20/03/2006

Edilcimar

depende do conhecimento e rendimento, eu cobro 70,00/h


Responder

21/03/2006

Lnunes

Valeu muito obrigado a todos pela ajuda.


Responder

21/03/2006

Marco Salles

edicilmar respondeu:
depende do conhecimento e rendimento, eu cobro 70,00/h


então cê me deve uns 280 paus , pq outro dia eu fiquei umas quatro horas com voce ´naquele´ topico


Responder

21/03/2006

Edilcimar

marcos, não há problema algum, eu pago, mas não se esqueça que vc não sabia matriz dinâmica e aprendeu, portanto abata do preço!


Responder

21/03/2006

Marco Salles

mas não se esqueça que vc não sabia matriz dinâmica e aprendeu,


Melhor então deixar quieto....


Responder

21/03/2006

Paullsoftware

edicilmar respondeu: Citação: depende do conhecimento e rendimento, eu cobro 70,00/h então cê me deve uns 280 paus , pq outro dia eu fiquei umas quatro horas com voce ´naquele´ topico

marcos, não há problema algum, eu pago, mas não se esqueça que vc não sabia matriz dinâmica e aprendeu, portanto abata do preço!


Melhor então deixar quieto...

é verdade... :twisted:
kkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:
então acho que vou ter que vender minha casa pra pagar a galera aqui do fórum... 8) 8) 8) 8) 8)
um abraço a todos! :wink:


Responder

21/03/2006

Marco Salles

é verdade... kkkkkkkkkkkkkkk então acho que vou ter que vender minha casa pra pagar a galera aqui do fórum


e eu esperto do jeito que sou , pensei que ia ganhar uma grana mole cai na historia do Rui Barbosa....

Para quem não conhece a historia do lendário Rui , dizem que certa vez ele voi abordado por um vizinho , que o parou e o indagou: ´ Sr Rui , se uma galinha ou um grupo desses animais , transpor os limites de separação , invadir outra propriedade e provocar danos materiais , o dono desse animal pode ser responsabilizado na form a da lei a arcar os onus desse prejuizo´ Rui Barbosa , advogadabilissimo Repomdeu : Sim , o senhor esta correto O Vizinho Retrucou : ´Então senhor Rui o senhor me deve 2 contos de reis´ O Rui (Edicilmar) não deixou por menos : ´Então voce me deve 28 , Porque a minha nalise clinica e juridica do Fato eu cobro 30 ´



Responder

21/03/2006

Alexandre_torres

Amigo, paullsoftware.

Teria um enorme prazer de perguntar o que o autor Humberto Lobo acharia de um médico cobrar por uma consulta de 20min. 150,00.
É antiético?, se for ninguém fala nada nem reclama, simplesmente os otários que não estudou medicina como eu pagam sorrindo... :lol:

T+


Responder

22/03/2006

Paullsoftware

Amigo, paullsoftware. Teria um enorme prazer de perguntar o que o autor Humberto Lobo acharia de um médico cobrar por uma consulta de 20min. 150,00. É antiético?, se for ninguém fala nada nem reclama, simplesmente os otários que não estudou medicina como eu pagam sorrindo... :lol: T+


Assim como os médicos que cobram por consulta e não por hora/minuto... eu e muitos outros programadores também cobram por tipo de trabalho, não importando quanto tempo isso vai levar, e, isso é geral por exemplo:
Você precisa fazer uma reforma na sua casa e vc ver que o trabalho vai levar mais/menos uma semana, contrata um pedreiro e ele diz: São R$ 35,00 o dia...
e vc diz blz, ele passa duas semanas trabalhando e ainda não fez nem a metade. Outra ocasião: Ele diz R$ 35,00 o dia, vc diz: Vamos fazer uma Impeleitada: _ Ele diz: Certo, faço a obra por R$100,00 e em três dias termina o trabalho, e ai... entendeu o que quero dizer???
Dependendo do tipo de trabalho não importa a área, sempre haverá as duas impóteses (Cobrar por hora/dia ou Serviço Completo) ou até mesmo alguma outra... :!: :wink: :wink: :wink:


Responder

22/03/2006

Martins

[quote:7d437bd1ad=´Marco Salles´]
mas não se esqueça que vc não sabia matriz dinâmica e aprendeu,


Melhor então deixar quieto....[/quote:7d437bd1ad]

vcs dois são umas figuras, hehehe :D :D

de qual tópico vcs estão falando :?:

Não vale me cobrar hein :!:

valew :wink:


Responder

22/03/2006

Alexandre_torres

Amigo paullsoftware,

Entendi perfeitamente as forma que vc demonstrou ai e acho todas elas eficientes, :wink: Mas, prefiro a que eu criei e é filé... até agora tá funcionando primeirinha... Vê só:

1: Primeiro pego todas informações que o cliente tem para mim em ralação ao sistema a ser desenvolvido;

2: Calculo na cachola quanto tempo aproximadamente eu irei levar para desenvolvêlo;

3: Acrescento ao tempo calculado 30¬ das dores de cabeça que irei ter para desenvolver o sistema;

4: Se eu notar que o Cliente é desses Chatonildos, acrescento 10¬, a mais do valor do sistema;

5: Se eu notar também que o cliente é perfeccionista metido a sabe tudo, acrescento + 20 pelas dores de cadeça e inchessão de saco futuros;

6: Há e se for ruim de paga, tenho um enorme prazer de acrescentar + 40¬ do valor do sistema, que é para a minha Birita(servejinha) nos finais de semana para relaxar, até o término do desenvolvimento;

Sendo assim se eu cobrar R$ 2.000,00 por um sistema relativamente simples, com os acrescimos acima ficaria com um valor global de R$ 4.000,00 é ou não é mais eficiente.

Se o Cliente achar um pouco caro, sem dúvida darei um desconto ai de uns 10¬ para desencargo de conciencia.

if ele quiser then
begin
botemos o dinheiro no bolso e comecemos o desenvolvimento;
end
else if ele não quiser then
begin
faça com outro;
end;

F9;

T+


Responder

22/03/2006

Alexandre_torres

Olá amigo Martins,

o tópico é: [OT] Quanto custa a hora do programador ?

há e fique trankilo, de programador para programador, eu não uso esta fórmula... :lol:

srsrs

T+


Responder

22/03/2006

Edilcimar

Martins, o tópico em questão é este http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=73483


Responder

22/03/2006

Martins

Martins, o tópico em questão é este http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=73483
Valew [b:08caa0b813]Edilcimar[/b:08caa0b813], acompanhei esse tópico nos bastidores, hehe, vc, [b:08caa0b813]Marco Salles[/b:08caa0b813] e [b:08caa0b813]Emerson.en[/b:08caa0b813], muito bom esse tópcio.

Valew :wink:

Olá amigo Martins, o tópico é: [OT] Quanto custa a hora do programador ? há e fique trankilo, de programador para programador, eu não uso esta fórmula... srsrs


Blz [b:08caa0b813]Alexandre_Torres[/b:08caa0b813], mas o link é esse q o [b:08caa0b813]Edilcimar[/b:08caa0b813] passou, mas tá tranquilo.

Abraço galera.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar