Outras linguagens

15/05/2012

0

Olá, pessoal!

Boa tarde a todos!

Minha dúvida parte com base na minha inexperiência na área de programação. Se alguém puder me ajudar, fico agradecido!

Tenho estudado PHP, princialmente a orientação a objetos e boas práticas, Java Script (jQuery) e logo Ajax, também. Mas, quando vejo vagas para programadores, percebo que as empresas bem conhecimentos em diversas linguagens de programação, Java, PHP, C++ e outras.

Minha pergunta é essa: Qual seria a melhor hora para que eu possa me aventurar numa outra linguagem de programação, como Java, Delphi, Ruby ou outras, para ser profissional nelas, também? Existe algum momento próprio para isso? Ou o negócio é abraça a guerra e venha o que vier?

Valeu!


Abração a todos!!!
Abraão Marques

Abraão Marques

Responder

Posts

15/05/2012

Joel Rodrigues

Rapaz, você precisa ter um foco. Vai continuar programando pra web ou vai partir pro Desktop se precisar? Existem sim vagas para programadores PHP (que, por sua vez, necessitam de HTML/CSS/JavaScript), sugiro que você continue estudando intensamente essas tecnologias. Um ponto positivo do PHP é a não necessidade de muitas ferramentas para desenvolver, facilitando o trabalho de freelancers.
Porém, se na sua área você observou que a maioria das oportunidades são para programadores em outras linguagens, vale a pena estudar o caso. Java é muito procurado pra web, Ruby já tem bem menos mercado, ASP.NET também tem uma boa parcela das aplicações atuais e vem crescendo.
No momento em que você dominar uma linguagem, terá menos diferenças em estudar outra, mas minha sugestão é que você estude para atingir um bom nível no PHP. Vez por outra você dá uma olhada em artigos sobre outras tecnologias, dessa forma irá pegando aos poucos.
Responder

16/05/2012

Abraão Marques

Pow, muito obrigado pela sua orientação, Joel Rodrigues! É de grande valia! Na verdade, eu estava mesmo com esse pensamento, de primeiro me especializar em PHP e depois correr para outras tecnologias juntamente. Sendo honesto, não tenho o interesse na programação desktop. O que me chama a atenção é a web, mobile e android. Assim que eu estiver mais seguros na web, pelo menos com PHP, Java Script, HTML, CSS e outros, eu percorrerei esse outro caminho, também!

Valeu!

Obrigado pela ajuda!



Abração!!!
Responder

16/05/2012

Abraão Marques

Mas, mesmo assim, você acha que seria interessante ter o conhecimento de uma linguagem desktop por uma questão de mercado de trabalho?
Responder

16/05/2012

Joel Rodrigues

O ideal seria saber os dois (web e dsktop). Por exemplo: quem estuda C# para desktop não terá tanta dificuldade para partir pro ASP.NET, precisa apenas ententer a lógica da programação web que é um tanto diferente da para desktop. Ah, falando em mobile, a moda agora são as chamadas web apps (que se tornam multiplataforma), logo, HTML/CSS/JavaScript e mais uma linguagem do lado servidor (PHP está ótimo).
Se você tiver disponibilidade para estudar uma linguagem para desktop, sugiro que estude o .NET framework (eu uso C#, mas você pode preferir VB.NET, sei lá, mas eu indico C#).
Em termos de mercado existem sim muitas vagas para programadores desktop, mas perceba que tudo agora é voltado pra web, a palavra da vez é compartilhar. Ao invés de você desenvolver um sistema desktop e ter que instalar em cada máquina cliente, por que não ter uma aplicação web que todos podem acessar e o trabalho de manutenção e atualização é um só? Claro, existem pontos positivos e negativos dos dois lados.

Enfim, essa é minha opinião. Boa sorte em seus estudos e projetos.
Responder

16/05/2012

Abraão Marques

É justamente o que penso, também. Apesar de trabalhar pouquíssimo tempo com programação e desde 2009 com serviços voltados para HOST, tenho observado essa tendência de ir tudo para a web, principalmente com a cada vez maior utilização do CLOUD COMPUTING.

Muitíssimo obrigado pelas dicas, sim! Ficarei atento ao web apps que mencionou e me especializarei ainda mais nas linguagens que já tenho estudado! E, depois, claro, partir para um android e/ou iOS.


Abração, fera!!!
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar